Questões de Concurso Comentadas para câmara de belo horizonte - mg

Foram encontradas 661 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2476913 Serviço Social
       Seara de atuação do assistente social e, também, campo de disputas sociais, atualmente, o campo da saúde mental tem como espaços mais comuns de atuação desses profissionais os Centros de Atenção Psicossocial-CAPS.

        De acordo com o Ministério da Saúde, os CAPS podem ser divididos conforme o atendimento e grau de complexidade, podendo ser: CAPSI, CAPSII, CAPSIII, CAPSi e CAPSad.

       Sabe-se que a pandemia agravou alguns quadros de saúde mental e aumentou o uso e abuso de substâncias, afetando trabalhadores e trabalhadoras de todas as áreas, inclusive do serviço público.

      Com a intenção de acolher, encaminhar, sensibilizar e prevenir, Tertuliana e Domitila, Psicóloga e Assistente Social, respectivamente, da Câmara Municipal de Belo Horizonte,têm realizado ações junto aos setores internos da casa legislativa.

       Em reunião de equipe, os indicadores apontam a necessidade de ampliação dessas ações, contando com parcerias na área de saúde mental.

      Pensando em um programa para criação e fortalecimento de redes de apoio, Tertuliana e Domitila buscam contato com colegas dos CAPS, a fim de conseguir um trabalho mais humanizado e eficiente para a comunidade legislativa e seus familiares.

         O programa proposto tem o nome de “Com-partilhar” e usará da arte e cultura como instrumento para as intervenções multiprofissionais na área da saúde mental para os servidores da Câmara Municipal de Belo Horizonte.


(Texto hipotético baseado nas atribuições do cargo do certame e documentos profissionais – Diretrizes Curriculares da ABEPSS, Lei da Profissão e Código
de Ética Profissional de 1993 e Parâmetros de atuação profissional do CFESS.)
Lendo o caso hipotético e considerando a atuação do assistente social na área da saúde mental, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2476911 Serviço Social
De acordo com Parâmetros Atuação Assistente Social na Saúde, a ação profissional do serviço social é respaldada pelo Projeto de Reforma Sanitária e pelo Projeto Ético-Político Profissional do Serviço Social e possui como pressupostos: liberdade na perspectiva emancipadora; democratização do acesso; universalidade das ações; descentralização com controle social. Nesse sentido, a atuação do Assistente Social na saúde se caracteriza por atribuições e competências, a partir de quatro eixos de ação. São eixos de ação presentes nos “Parâmetros – Atuação assistente social na saúde”, EXCETO:
Alternativas
Q2476909 Serviço Social
       Mara é assistente social da Câmara Municipal de Belo Horizonte e pretende se aposentar em 2024. Pensando em sua vida funcional e particular bem como nas atribuições do seu cargo (...)

     Atribuições – Lei nº 8.665, de 17/10/2003 (Art. 26): Colaborar no planejamento, orientação, implantação, execução e avaliação das atividades de assistência social, em atendimento às necessidades da Câmara Municipal; realizar trabalhos de assistência a Vereadores, servidores e dependentes que apresentem problemas de ordem social, educacional, econômica, de saúde e outros; realizar atendimento social individual e de grupo e atendimentos emergenciais; colaborar no desenvolvimento, acompanhamento e avaliação dos processos de readaptação de servidores ao trabalho, decorrentes de afastamento por doenças ou afastamento prolongado; colaborar no planejamento, orientação, implantação, coordenação, execução e avaliação de programas especiais de saúde, educativos e preventivos, em atendimento às necessidades da Câmara; coordenar e elaborar seminários, encontros, congressos e treinamentos sobre assuntos relativos à sua área; efetuar levantamentos, emitir laudos e pareceres, desenvolver estudos, análises e relatórios para atender às necessidades existentes na área; fornecer apoio consultivo às comissões em assuntos relacionados à sua função; desempenhar atividades correlatas, em apoio ao desenvolvimento dos trabalhos.

     (...), ela planeja executar o projeto “Aposentado e Feliz” para os servidores legislativos.

      O projeto pretende desenvolver ações integrativas com o setor de Psicologia e Recursos Humanos para preparação de aposentadoria. Sabe-se que o trabalho é parte integrante da identidade do sujeito e que, ao se aposentar repentinamente, os servidores podem desenvolver questões de adoecimento mental e problemas financeiros.

      Como identidade e trabalho são interfaces de produtividade, nessa fase da vida, o servidor aposentado deve compreender que fez sua contribuição social, política e cultural e pode continuar a fazê-lo através de outros meios, como voluntariado, participação em grupos de apoio, sindicatos, etc.

       Outra temática a ser desenvolvida é o desafio de conciliar as responsabilidades financeiras e o orçamento familiar mais enxuto. Isso decorre de uma redução salarial, por vezes significativa, pois alguns benefícios são perdidos na aposentadoria, como é o caso do vale transporte e alimentação. 



(Texto hipotético baseado nas atribuições do cargo do certame e documentos profissionais – Diretrizes Curriculares da ABEPSS, Lei da Profissão e Código
de Ética Profissional de 1993 e Parâmetros de atuação profissional do CFESS.)
Sobre o caso hipotético, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2476901 Serviço Social
Situações de estresse; pressão por resultados impossíveis de se atingir; falta de funcionários; chefes autoritários; e, acúmulo de horas extras são alguns dos fatores responsáveis pelos riscos psicossociais. Para mitigar tais condições, o Serviço Social da Câmara Municipal de Belo Horizonte realiza estudos sobre os indicadores para riscos psicossociais junto aos setores de ouvidoria, recursos humanos e saúde, analisando índices de afastamentos e reclamações. Considerando a situação hipotética narrada, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2476898 Serviço Social
Muitos estudiosos do Serviço Social, dentre eles a professora Dra. Yolanda Guerra, tem como área de interesse a instrumentalidade e os instrumentos da profissão. Utilizando-se das bases dessa autora, o Prof. Dr. Charles Toniolo Souza, em seu artigo “A prática do assistente social: conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional” destaca que o Assistente Social não é um profissional “neutro”. Sua prática se realiza no marco das relações de poder e de forças sociais da sociedade capitalista – relações essas que são contraditórias. Assim, é fundamental que o profissional tenha um posicionamento político frente às questões que aparecem na realidade social, para que possa ter clareza de qual é a direção social da sua prática. Isso implica em assumir valores ético-morais que sustentam a sua prática – valores esses que estão expressos no Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais (Resolução CFAS nº 273/1993), e que assumem claramente uma postura profissional de articular sua intervenção aos interesses dos setores majoritários da sociedade. Ciente disso, Antunes como assistente social da Câmara Municipal de Belo Horizonte estabeleceu uma metodologia de trabalho para facilitar a abordagem das questões sociais trazidas pelos usuários e comunidade legislativa. Sobre o caso hipotético, à luz da metodologia de atuação do Serviço Social, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: C
5: D