Questões de Concurso
Comentadas para crp - 10ª região (ap e pa)
Foram encontradas 197 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
No processo de comunicação, a decodificação corresponde à confirmação, pelo receptor, do êxito na transmissão da mensagem, conforme pretendido originalmente pelo emissor.
A percepção seletiva constitui uma barreira à comunicação cuja interferência na decodificação da mensagem afeta tanto o emissor quanto o receptor.
No âmbito organizacional, a comunicação apresenta algumas funções básicas, entre elas, a de controle do comportamento dos grupos e das pessoas, que abarca tanto a comunicação formal quanto a informal.
Sobrecarga de informações, ruídos ambientais e abertura ao diálogo são barreiras à comunicação, ou seja, elementos que interferem negativamente no processo de transmissão de uma mensagem conforme originalmente pretendido pelo emissor.
Os sistemas de classificação ABC e XYZ são importantes métodos para a adequada gestão de estoques, cabendo ao administrador, considerando-se a especificidade dos materiais a serem geridos, a análise e a seleção do sistema de classificação mais indicado, uma vez que ambos são mutuamente excludentes.
No que se refere à classificação de materiais quanto à importância operacional (XYZ), a classificação X abrange materiais de elevada criticidade para o processo produtivo; já os materiais cuja falta não implica a interrupção da produção na organização compõem a classe Z.
Na classificação de materiais quanto ao estado de apresentação, consideram-se como inservíveis os materiais que não possuem condições de uso, visto que sua recuperação é inviável.
Na classificação ABC de materiais, a classe C, embora abarque uma grande quantidade de itens, não representa a maior parte do valor monetário dos estoques.
A conferência qualitativa corresponde à etapa de recebimento de materiais em um almoxarifado na qual é realizada a verificação da adequação do material recebido à finalidade a que ele se destina.
Na hierarquia das necessidades proposta por Maslow, as necessidades secundárias compõem a base da pirâmide, pois são as consideradas como menos sofisticadas e intelectualizadas.
Em sua teoria dos dois fatores, Herzberg concluiu que os fatores responsáveis pela satisfação profissional são distintos e não possuem qualquer relação com os fatores responsáveis pela insatisfação profissional.
O BPMN (Business Process Modeling Notation) é um padrão de notação utilizado para a modelagem de processos que conta com quatro categorias básicas de elementos: objetos de fluxo; conexões; piscinas/raias; e artefatos.
Na fase de verificação, terceira etapa do ciclo PDCA, é realizada a checagem do desempenho relativo ao trabalho executado na segunda fase do ciclo.
O ciclo PDCA é uma metodologia orientada à melhoria contínua de processos e composta por quatro etapas, as quais devem ser rigidamente seguidas, em uma sequência linear e independente.
A digitalização de documentos, para ter validade legal, deverá seguir algumas regras gerais no que se refere às tecnologias e aos procedimentos utilizados. Nesse sentido, é correto afirmar que uma dessas regras considera que deverá ser garantida a qualidade da imagem mais que a interoperabilidade entres sistemas informatizados.
Para a digitalização de conjuntos documentais compostos por plantas e mapas, os padrões técnicos mínimos que asseguram a qualidade da imagem são: 300 dpi de resolução; cor preto e branco; e formato de arquivo PNG.
O documento digitalizado pode ser entendido como o representante nato-digital da atividade de digitalização.
Após a digitalização, conforme os requisitos legais, a documentação em suporte físico deverá ser arquivada até que sejam finalizados os prazos de prescrição ou decadência estabelecidos na tabela de temporalidade e destinação final.
Os documentos digitalizados, no que se refere à sua gestão, manutenção e preservação, deverão estar submetidos a regramento semelhante ao que rege os documentos arquivísticos originais.
O armazenamento de documentos digitais, a fim de prevenir danos e garantir a autenticidade e o acesso pelo tempo determinado na tabela de temporalidade, deverá ocorrer em dispositivos de memória não voláteis, os quais devem ser monitorados constantemente. Nesse sentido, uma importante técnica utilizada é o refreshing, que corresponde à troca periódica de suporte.