Questões de Concurso
Comentadas para ifal
Foram encontradas 140 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Segundo Munns e Bjeirmi (1996), projetos podem ser definidos como a realização de um objetivo específico que envolve uma série de atividades e tarefas que consomem recursos. Nesse sentido, o gerenciamento de projetos envolve uma série de competências para que eles sejam exitosos. A identificação, a mensuração e a avaliação das eventualidades no projeto e o estabelecimento de respostas imediatas, são atividades da
Muitas são as iniciativas para que os cidadãos exerçam efetivamente o controle social sobre as ações do poder público nas suas diversas esferas de atuação. Assinale a alternativa correta quanto ao controle social.
Para Kotler (2000), o planejamento estratégico pode ser entendido como um processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre os objetivos, as habilidades e os recursos de uma organização diante das oportunidades de mercado. Dadas as afirmativas quanto às características e classificações do planejamento estratégico,
I. O Planejamento Estratégico é aquele de curto prazo, de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa, que procura antecipar fatores exógenos e internos à empresa.
II. O Planejamento Tático tem a finalidade de otimizar parte do que foi planejado estrategicamente, tendo um alcance temporal mais curto e de responsabilidade dos níveis intermediários da empresa.
III. O Planejamento Operacional é um planejamento de longo prazo, nível de responsabilidade alto, envolve grande volume de recursos da empresa visando ao futuro da organização.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Considerando uma matriz SWOT, que é uma ferramenta do planejamento estratégico, e dadas as situações que podem afetar o ambiente de uma Instituição Federal de Ensino Superior,
I. Contingenciamento de recursos pelo MEC devido à queda de arrecadação.
II. Alto percentual de mestres e doutores pertencentes ao seu quadro de docentes.
III. Infraestrutura incompleta de laboratórios de ensino.
IV. Atuação da bancada federal na busca de recursos para educação superior.
assinale a alternativa correta que associa as situações diagnosticadas em relação ao conceito da matriz SWOT.
Uma das etapas mais importantes para o planejamento do sistema de gestão arquivística de documentos digitais e convencionais é o Levantamento da Produção Documental da Instituição, que é uma etapa muito inicial que subsidia todo o planejamento da gestão arquivística de documentos. Dadas as afirmativas sobre essa etapa,
I. A partir dessa etapa será possível monitorar as falhas de implantação da gestão arquivística de documentos.
II. Ela possibilita identificar quais documentos são produzidos ou recebidos como resultado das atividades desenvolvidas pelo órgão.
III. Nessa etapa já é possível estabelecer os espaços de armazenamento definitivos dos documentos.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A preservação digital objetiva garantir o acesso de longo tempo a documentos arquivísticos digitais autênticos. Isso implica a adoção de alguns princípios e procedimentos. Dadas as afirmativas,
I. Os metadados garantem a preservação dos documentos arquivísticos digitais, mas não necessariamente apoiam o acesso e a recuperação dos documentos.
II. Na preservação digital, não há distinção entre a autenticidade e autenticação dos documentos.
III. O foco deve ser nos documentos arquivísticos digitais autênticos e a preservação digital é um processo contínuo.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A maioria dos autores considera o “Manual dos Holandeses”, escrito em 1898 pelos arquivistas holandeses S. Muller, J. A. Feith e R. Fruin, um marco fundamental para a Arquivologia porque ele
Dadas as afirmativas a respeito da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, e o decreto 4.073, de 3 de janeiro de 2002, que regulamenta a referida lei,
I. A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.
II. O acesso aos documentos de arquivos privados identificados como de interesse público e social poderá ser franqueado mediante autorização de seu proprietário ou possuidor.
III. São automaticamente considerados documentos privados de interesse público e social os arquivos e documentos privados tombados pelo Poder Público, os arquivos presidenciais e os registros policiais de arquivos da ditadura.
IV. Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis, com exceção das possibilidades de doação a instituições consideradas de utilidade pública de caráter arquivístico previsto em lei.
verifica-se que estão corretas apenas
De acordo com a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, que instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, qual instituição é a Autoridade Certificadora Raiz do ICP-Brasil?
Dadas as afirmativas sobre as atividades dos protocolos,
I. Registro é a reprodução dos dados do documento, feito em sistema próprio, destinado a controlar a movimentação da correspondência e do processo e fornecer dados de suas caraterísticas fundamentais aos interessados.
II. Desapensação é a decisão proferida pela autoridade administrativa em caso que lhe é submetido à apreciação que pode ser favorável ou desfavorável à pretensão pelo administrador.
III. Distribuição é a remessa do processo às unidades que decidirão sobre a matéria nela tratada.
IV. Tramitação é a movimentação do processo de uma unidade à outra, interna ou externa, através de sistema próprio.
verifica-se que está(ão) correta(s)
No Brasil, a NOBRADE é a norma que estabelece diretivas para a descrição de documentos arquivísticos. Para tal, ela apresenta vinte e oito elementos de descrição distribuídos em oito áreas. Qual a área onde se registra informação sobre como, quando e por quem a descrição foi elaborada?
Atualmente, as organizações utilizam sistemas informatizados nos serviços de Protocolo. Esse recurso pode melhorar o controle do trâmite e consequentemente diminuir o tempo de localização dos documentos. Entretanto, uma falha de registro na movimentação dos documentos aumenta muito o risco de não o localizar. Quais procedimentos o Arquivista responsável pelo Protocolo deve adotar para garantir o perfeito registro dos movimentos dos documentos no sistema informatizado?
Dadas as afirmativas quanto às normas internacionais de descrição arquivística,
I. ISAD-G é a norma geral internacional de descrição arquivística.
II. A ISO:9000 é a norma de descrição arquivística canadense.
III. ISDF é a norma internacional para descrição de funções.
verifica-se que está(ão) correta(s)
O Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos é conhecido pela sigla
As Instituições de Ensino Superior (IES), na maioria dos casos, possuem diversos campi distribuídos em várias unidades ou cidades. Uma alegação de um arquivista responsável por um Arquivo Central de uma IES para que um determinado acervo de outra cidade não seja recolhido ao Arquivo Central encontra justificativa no princípio que reside no fato de que: “para que os arquivos permaneçam vivos e sejam utilizados e melhor entendidos, eles devem, o mais possível, ser conservados nos meios donde emanam ou que influenciam a sua produção.”
ROUSSEAU, Jean-Yves ; COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1994.
O princípio arquivístico a que o texto se refere é o da
A avaliação de documentos arquivísticos deve estabelecer os valores imediatos e mediatos dos documentos, com o objetivo de estabelecer seus prazos de guarda e eliminação. Dadas as afirmativas sobre essa atividade,
I. É uma atividade multidisciplinar e os prazos definidos nas legislações podem ser usados como parâmetro de guarda mínima.
II. Deve ser executada em acervos de caráter permanente e os produtores não devem participar dessa atividade.
III. É de responsabilidade da alta direção e o produtor é soberano para eliminar sem autorização prévia.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas sobre as recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo,
I. Em caso de acervos danificados pela água, congelar imediatamente os encadernados em freezers, verticais ou horizontais, de preferência do tipo industrial, com temperatura mínima de -20° C.
II. Evitar o armazenamento de acervos em subsolos e porões, em razão do grande risco de inundações, dando preferência a terrenos mais elevados, distanciados do lençol freático.
III. Os desenhos arquitetônicos e materiais de grandes dimensões devem ser enrolados cuidadosamente em tubos alcalinos, em formatos cilíndricos que se acomodem ao tamanho da gaveta ou da caixa.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A enorme quantidade de documentos que caracterizam o arquivo permanente público e a necessidade de divulgação e da pesquisa impõem a conveniência das Instituições de Ensino Superior (IES) pensarem numa política de descrição para seus arquivos permanentes. A massa de informações contidas em um arquivo somente tem utilidade quando existirem instrumentos de pesquisa que permitam o acesso aos usuários. Considerando que a descrição tem como objetivo identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo a fim de promover o acesso a eles, o arquivista de uma IES, ao pensar na descrição multinível, do geral para o específico, elabora o guia do arquivo com base na NOBRADE. Nesse caso, quais níveis ele deve priorizar?
Dadas as afirmativas quanto à análise das tipologias documentais,
I. Os cartões de crédito e os testamentos são documentos diplomáticos.
II. Os relatórios e as notas ficais são documentos de guarda permanente.
III. Os atestados são documentos diplomáticos; entretanto, os atestados médicos podem ser ou não diplomáticos.
IV. Os cheques e as teses de doutoramento são documentos de caráter informativo e não diplomático.
verifica-se que está(ão) correta(s) apenas
A Resolução nº 43, de 04 de setembro de 2015, alterou a redação da Resolução do CONARQ nº 39, de 29 de abril de 2014, que estabelece diretrizes para a implementação de repositórios digitais confiáveis para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais para instituições arquivísticas dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos – SINAR.
Coluna 1 |
Coluna 2 |
(1) Autenticidade |
( ) Dados estruturados que descrevem e permitem encontrar, gerenciar, compreender e/ou preservar documentos arquivísticos ao longo do tempo. |
(2) Confiabilidade |
( ) Conjunto de ações gerenciais e técnicas exigidas para superar as mudanças tecnológicas e a fragilidade dos suportes, garantindo acesso e interpretação dos documentos digitais pelo tempo que for necessário. |
(3) Metadados |
( ) Credibilidade de um documento enquanto documento, isto é, a qualidade de um documento ser o que diz ser e de que está livre de adulteração ou qualquer outro tipo de corrupção. |
(4) Preservação digital |
( ) Propriedade de certos dados ou informações que não podem ser disponibilizadas ou divulgadas sem autorização para pessoas, entidades ou processos. |
(5) Confidencialidade |
( ) Credibilidade de um documento arquivístico enquanto afirmação de um fato. Existe quando um documento arquivístico pode sustentar o fato ao qual se refere, e é estabelecida pelo exame da completeza, da forma do documento e do grau de controle exercido no seu processo de criação. |
Considerando as definições importantes no contexto daquele documento, se relacionarmos as colunas do quadro, obteremos, de cima para baixo, a sequência