Questões de Concurso
Comentadas para câmara de porecatu - pr
Foram encontradas 13 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Em relação às noções de Prevenção de Acidentes e Incidentes (FIOCRUZ, 2017), relacione a coluna da esquerda com a da direita.
(I) Riscos de acidentes
(II) Riscos ergonômicos
(III) Riscos físicos
(IV) Riscos biológicos
(V) Riscos químicos
(A) Substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, gases, neblinas, névoas ou vapores, ou que, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.
(B) Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. Exemplos: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc.
(C) Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e que possa afetar sua integridade e seu bem-estar físico e psíquico. Exemplos: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.
(D) Bactérias, vírus, fungos, parasitos, entre outros.
(E) As diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não ionizantes, vibração, etc.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Os inúmeros riscos a que os empregados estão expostos caracterizam o ambiente como insalubre, o que pode provocar agravos à saúde, que podem se manifestar de forma rápida ou progressiva. Para evitar tais agravos, é obrigatória a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).
Quanto aos EPIs e EPCs, assinale a alternativa correta
Em relação à charge, considere as afirmativas a seguir.
I. Para a compreensão da charge e da ideia que ela pretende veicular, é preciso perceber os múltiplos sentidos do vocábulo “nota”.
II. O emprego da linguagem não verbal auxilia a compreensão do sentido do texto.
III. A escassez de recursos verbais prejudica a compreensão da imagem, não sendo possível inferir corretamente a mensagem.
IV. A charge enaltece a escola brasileira e reconhece o trabalho docente.
Assinale a alternativa correta.
Emagrecimento e estilo de vida moderno
Cerveja, chocolate, sedentarismo e genética podem aparecer como os culpados dos quilos a mais, mas, para a última, o consenso científico não dá tanto respaldo. Por mais que os genes tenham papel importante, não dá para desconsiderar o peso do estilo de vida moderno na jornada rumo ao peso ideal.
Ao se olhar a questão com os óculos da evolução, é possível encontrar uma explicação: no passado, nossos ancestrais sofreram pressão para que seus organismos se tornassem verdadeiras máquinas de acumular energia, ou seja, gordura. “Não havia certeza de quando seria a próxima refeição”, lembra Bruno Geloneze, endocrinologista e professor da Unicamp.
Quase sempre a obesidade pode ser considerada uma doença dependente de vários genes do organismo, ou seja, é uma doença poligênica e multifatorial, dependendo também do estilo de vida. Desse modo, naturalmente algumas pessoas são mais propensas a serem mais obesas do que outras. “É importante saber identificar a origem e os fatores que desencadearam a obesidade. É raro ter uma pessoa que só engorda porque come demais. Ela pode comer demais e ter fatores como ansiedade, depressão e diabetes”, diz a educadora física e professora da Unifesp, Ana Dâmaso.
(Adaptado de ALVES, G. Emagrecimento e estilo de vida moderno. Folha de Londrina. Londrina, 21 de ago 2017, p. 10.)
Acerca dos recursos de pontuação presentes no texto, considere as afirmativas a seguir.
I. Em “Cerveja, chocolate, sedentarismo e genética”, as vírgulas são empregadas para marcar uma enumeração de elementos.
II. As aspas utilizadas ao longo do texto marcam o discurso direto.
III. Em “acumular energia, ou seja, gordura”, as vírgulas isolam uma circunstância de tempo.
IV. Em “a educadora física e professora da Unifesp, Ana Dâmaso”, a vírgula separa o vocativo.
Assinale a alternativa correta.
( ) As expressões “novas regras” e “norma vigente” são exemplos de sinonímia.
( ) A expressão “vetada” pode ser substituída por “proibida” sem prejuízo do sentido original.
( ) A expressão “alvo de rusgas” remete à ideia de “objeto de desentendimentos”.
( ) Na palavra “descontentes”, o prefixo des- indica “separação”.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Sobre a gestão de documentos nas organizações públicas, considere as afirmativas a seguir.
I. É dividida em três fases básicas de gestão: Produção, Utilização e Destinação.
II. É dividida em três princípios arquivisticos: Organização, Controle e Economicidade.
III. É dividida em quatro níveis de aplicação: Mínimo, Mínimo Ampliado, Intermediário e Máximo.
IV. É dividida em dois níveis de grau de sigilo: Ostensivos e Sigilosos.
Assinale a alternativa correta.
I. “Ctrl + N”, aplica ou retira o negrito do texto selecionado. II. “Ctrl + S”, salva o documento aberto. III. “Ctrl + T”, seleciona todo o texto. IV. “Ctrl + A”, abre um documento.
Assinale a alternativa correta.
( ) Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla Firefox são exemplos de navegadores de Internet. ( ) Gmail, Hotmail e Bing são exemplos de serviços de correio eletrônico. ( ) Pesquisar, no buscador Google, uma frase colocada entre aspas, retornará somente as ocorrências nas quais essa frase apareça exatamente da forma como foi escrita. ( ) A combinação de teclas de atalho “Ctrl + F” é uma função típica da maioria dos navegadores de Internet que permite fechar a guia (aba) em foco do navegador. ( ) O envio de mensagens com cópia oculta é um recurso comum nos serviços de correio eletrônico que permite que um remetente, ao enviar uma mensagem, fique oculto para os destinatários que a recebem.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
I. Considere duas pastas, Pasta X e Pasta Y, na mesma unidade, a seguinte sequência de ações: selecionar um arquivo da Pasta X; executar a combinação de teclas de atalho “Ctrl + X”; abrir a Pasta Y e executar a combinação de teclas de atalho “Ctrl + V”, irá copiar o arquivo da Pasta X para a Pasta Y. II. Considere duas pastas, Pasta X e Pasta Y, na mesma unidade, a seguinte sequência de ações: selecionar um arquivo da Pasta X; arrastar o arquivo para a Pasta Y e soltar o arquivo arrastado na Pasta Y, irá mover o arquivo da Pasta X para a Pasta Y. III. Estando com determinada Pasta X aberta, executar a combinação de teclas de atalho “Ctrl + A” resulta na seleção de todos os arquivos e pastas presentes na Pasta X. IV. A combinação de teclas de atalho “Alt + tab” permite alternar entre as janelas abertas.
Assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Ligações perigosas
A distração dos motoristas aumentou muito com a popularização dos smartphones. Infelizmente, esse comportamento coloca a vida das pessoas em perigo, contra o bom senso que deveria haver no trânsito. Segundo o Detran, em 2016 foram registradas 8.330 infrações de motoristas dirigindo e usando o celular em Londrina. É como se a cada dia, em seis meses, 39 motoristas no trânsito londrinense saíssem deliberadamente na rua com o objetivo de ferir alguém. Deliberadamente porque o artigo 252 descreve o uso de celular no trânsito como infração gravíssima. Dessas infrações, 4.763 foram registadas pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), ou seja, na área urbana – excetuando as rodovias federais.
O taxista Mário Proença relata que já viu muita gente fazendo uso do celular enquanto dirige e algumas dessas situações quase resultaram em acidente. “O celular distrai a pessoa completamente. O carro faz ziguezague, o motorista não tem atenção”. Ele afirma que a pessoa que age assim é como se estivesse com uma arma na mão. “Todo motorista deveria saber que não pode, mas muitos não estão nem aí”, reclama.
A conduta de todos deve ser impecável no trânsito, mas é cobrada sobretudo de quem trabalha profissionalmente. O motorista de uma empresa de ônibus rodoviário, Adriano Conduta, informa que a empresa realiza cursos mensais. E do alto da cabine do veículo ele observa muitos motoristas utilizando telefone enquanto dirigem. “O povo só se conscientiza quando mexem no bolso dele, mas eu acho que essas pessoas deveriam perder o direito de dirigir”, reivindica.
(Adaptado de OGAWA, V. Ligações perigosas. Folha de Londrina. Londrina, 23 de ago. 2017, Caderno Cidades, p. 1.)
Em relação aos recursos linguístico-semânticos presentes no texto, considere as afirmativas a seguir.
I. As aspas utilizadas ao longo do texto indicam a presença do discurso direto.
II. Em “Todo motorista deveria saber que não pode, mas muitos não estão nem aí”, o conectivo “mas” é utilizado com o sentido de oposição.
III. Em “Ele afirma que a pessoa que age assim”, as partículas grifadas exercem a mesma função.
IV. Em “saíssem deliberadamente na rua com o objetivo de ferir alguém”, o termo sublinhado pode ser substituído por “repentinamente”.
Assinale a alternativa correta.