Questões de Concurso Comentadas para prefeitura de apiacá - es

Foram encontradas 254 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2814023 Português

Nossos velhos


Pais heróis e mães rainhas do lar.

Passamos boa parte da nossa existência cultivando estes estereótipos. Até que um dia o pai herói começa a passar o tempo todo sentado, resmunga baixinho e puxa uns assuntos sem pé nem cabeça. A rainha do lar começa a ter dificuldade de concluir as frases e dá pra implicar com a empregada. O que papai e mamãe fizeram para caducar de uma hora para ou…tra? Fizeram 80 anos. Nossos pais envelhecem. Ninguém havia nos preparado pra isso. Um belo dia eles perdem o garbo, ficam mais vulneráveis e adquirem umas manias bobas.

Estão cansados de cuidar dos outros e de servir de exemplo: agora chegou a vez de eles serem cuidados e mimados por nós, nem que pra isso recorram a uma chantagenzinha emocional. Têm muita quilometragem rodada e sabem tudo, e o que não sabem eles inventam. Não fazem mais planos a longo prazo, agora dedicam-se a pequenas aventuras, como comer escondido tudo o que o médico proibiu. Estão com manchas na pele. Ficam tristes de repente. Mas não estão caducos: caducos ficam os filhos, que relutam em aceitar o ciclo da vida. É complicado aceitar que nossos heróis e rainhas já não estão no controle da situação.

Estão frágeis e um pouco esquecidos, têm este direito, mas seguimos exigindo deles a energia de uma usina. Não admitimos suas fraquezas, seu desânimo. Ficamos irritados se eles se atrapalham com o celular e ainda temos a cara-de-pau de corrigi-los quando usam expressões em desuso: calça de brim? frege? auto de praça? Em vez de aceitarmos com serenidade o fato de que as pessoas adotam um ritmo mais lento com o passar dos anos, simplesmente ficamos irritados por eles terem traído nossa confiança, a confiança de que seriam indestrutíveis como os super-heróis. Provocamos discussões inúteis e os enervamos com nossa insistência para que tudo siga como sempre foi. Essa nossa intolerância só pode ser medo. Medo de perdê-los, e medo de perdermos a nós mesmos, medo de também deixarmos de ser lúcidos e joviais. É uma enrascada essa tal de passagem do tempo.

Nos ensinam a tirar proveito de cada etapa da vida, mas é difícil aceitar as etapas dos outros, ainda mais quando os outros são papai e mamãe, nossos alicerces, aqueles para quem sempre podíamos voltar, e que agora estão dando sinais de que um dia irão partir sem nós.


(Martha Medeiros. Disponível em: http://www.viva50.com.br/nossos-velhos-cronica-de-martha-medeiros/. Acesso em: 24/06/2016. Adaptado.)

Assinale, entre as palavras transcritas do texto, a única que se encontra no diminutivo.

Alternativas
Q2811866 Enfermagem

O colo é a parte do útero que se encontra no fundo do canal vaginal e pela sua localização torna-se mais exposto ao risco de desenvolver doenças. Para a detecção precoce de fatores predisponentes do câncer de colo do útero é feito o exame:

Alternativas
Q2811864 Enfermagem

O corrimento vaginal, chamado leucorreia, é representado pela saída de secreção de coloração e abundância variável. A leucorreia fisiológica é uma secreção normalmente produzida pelas mucosas vulvares, endocervical, ectocervical e, sobretudo, vaginal. Considera-se como vulvovaginites todas as manifestações inflamatórias e/ou infecciosas, de caráter agudo ou crônico que podem acometer a vulva, a vagina ou o colo uterino. São os órgãos que podem ser acometidos pelas vulvovaginites, EXCETO:

Alternativas
Q2811862 Enfermagem

O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) brasileiro é o mais democrático do mundo, todos têm o mesmo nível de acesso, e quase 100% dos transplantes são realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS). O “doador vivo” é considerado uma pessoa em boas condições de saúde – de acordo com avaliação médica – capaz juridicamente e que concorda com a doação. Por lei, pais, irmãos, filhos, avós, tios e primos podem ser doadores. Não parentes podem ser doadores somente com autorização judicial. São órgãos e tecidos que podem ser obtidos de um doador vivo, EXCETO:

Alternativas
Q2811860 Enfermagem

Material cirúrgico é todo o conjunto de objetos, instrumentos e equipamentos que entram em contato direto ou indireto com a região operatória, utilizados para a execução de determinado procedimento cirúrgico. Sua classificação é de acordo com a sua função ou uso principal, visto que muitos equipamentos têm mais de uma utilidade. Basicamente, um procedimento cirúrgico segue três etapas principais: corte, bisturi e tesoura que fazem parte da etapa:

Alternativas
Q2811854 Enfermagem

A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, pois outras situações como o excesso de estresse, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína ou de bebidas alcoólicas podem levar ao atraso da menstruação. O atraso na menstruação pode ser causado pelas seguintes situações, EXCETO:

Alternativas
Q2811852 Enfermagem

“Marcos, 56 anos, chega ao posto de saúde queixando de dormência no braço esquerdo, dor nas costas, apresenta palidez, suor frio e pressão alta. Viciado em cigarro por mais de dez anos, no último exame apresentou colesterol alto.” Os sintomas mencionados estão relacionados com:

Alternativas
Q2811851 Enfermagem

A crise convulsiva é a forma mais conhecida pelas pessoas e é identificada como “ataque epiléptico”. Nesse tipo de crise, a pessoa pode cair ao chão, apresentar contrações musculares em todo o corpo, mordedura da língua, salivação intensa, respiração ofegante e, às vezes, até urinar. São procedimentos corretos durante a crise convulsiva, EXCETO:

Alternativas
Q2811848 Enfermagem

Em situação de atenção à urgência e emergência, o acolhimento deve estar associado a uma classificação de risco. Existem no mundo vários modelos de classificação de risco ou triagem na urgência. No Brasil, os modelos adotados foram o canadense (CTAS), o norte-americano (ESI) e o do Sistema Manchester (MTS). São os resultados esperados com a implantação da classificação de risco com acolhimento, EXCETO:

Alternativas
Q2811846 Enfermagem

A hipertensão arterial (pressão alta) é uma das doenças de maior prevalência na população. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) estima que haja 30 milhões de hipertensos, cerca de 30% da população adulta. A pressão alta caracteriza-se pela presença de níveis de pressão arterial elevados associados a alterações no metabolismo do organismo, nos hormônios e nas musculaturas cardíaca e vascular. De acordo com a classificação da pressão arterial, relacione adequadamente as colunas a seguir.


1. Normal.

2. Limítrofe.

3. Hipertensão sistólica isolada.


( ) PA diastólica (mmHg) 85-89.

( ) PA sistólica (mmHg) >140.

( ) PA sistólica (mmHg) <130.


A sequência está correta em

Alternativas
Q2811845 Enfermagem

O curativo é um procedimento utilizado para a limpeza, proteção e tratamento das lesões; além disso, consiste no cuidado dispensado a uma região do corpo com presença de uma ruptura da integridade de um tecido corpóreo. São tipos de curativos que resgatarão ou estimularão a liberação de substâncias ativas durante o processo de cura, como alginato de cálcio, polissacarídeos, hidrogéis, hidrocoloides.

Alternativas
Q2801594 Geografia

O ser humano sempre utilizou as fontes naturais de energia para realizar suas atividades. Atualmente, as fontes de energia são, em grande parte, provenientes da exploração de combustíveis fósseis. NÃO é considerada uma fonte de combustível fóssil:

Alternativas
Q2801562 Português

Parentes ainda resistem em autorizar doação de órgãos


Poucas pessoas sabem, mas o Brasil é destaque no contexto mundial de doação de órgãos e tecidos, principalmente por ter o maior sistema público de transplantes do mundo. Porém, a alta taxa de recusa familiar para doação de órgãos é um problema grave no país. Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 40% da população brasileira não aceita doar órgãos de parentes falecidos com diagnóstico de morte cerebral, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país.

Na opinião do médico Leonardo Borges de Barros e Silva, coordenador da Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), os motivos para a recusa familiar são diversos: desde crenças religiosas até o desconhecimento e não aceitação da morte encefálica, que faz com que muitos familiares acreditem que o fato de o ente querido manter o corpo quente e o coração batendo seja um indicativo de que ele sobreviverá.

Realmente, para a grande maioria das pessoas, é muito difícil diferenciar um corpo em morte cerebral de um corpo em sono profundo na cama de um hospital: em ambos, o abdômen se move normalmente na respiração, os batimentos cardíacos aparecem no monitor e há urina no recipiente plástico. A temperatura também permanece normal.

“O diagnóstico de morte encefálica – conhecida também como morte cerebral – é irreversível, ou seja, o paciente perde todas as funções vitais, como a consciência e capacidade de respirar. O coração permanece batendo e os demais órgãos, funcionando. Com exceção das córneas, pele, ossos, vasos e valvas do coração, é somente nessa situação que os órgãos podem ser utilizados para transplante”, observa o especialista.

O que acontece é que enquanto o coração tem oxigênio, ele pode continuar a bater. O ventilador providencia esse suporte por várias horas. Sem o socorro artificial, o coração deixaria de bater.

O consentimento informado é a forma oficial de manifestação à doação. A retirada de tecidos, órgãos e partes do corpo de pessoas falecidas para transplantes ou outra finalidade terapêutica depende da autorização do cônjuge ou parente maior de idade, obedecida a linha sucessória, firmada em documento subscrito por duas testemunhas presentes à verificação da morte.

“Evidentemente, a manifestação em vida da pessoa a favor ou contra a doação de seus órgãos e tecidos para transplante pode ou não favorecer o consentimento após a morte, mas, de acordo com a lei, é a vontade da família que deve prevalecer”, explica o médico Leonardo Borges de Barros e Silva.

De acordo com números do Ministério da Saúde, em 2015, mais de 23 mil transplantes foram realizados no Brasil, sendo a córnea o tecido mais transplantado. No ano passado, o transplante de rins foi o mais realizado, seguido pelos de fígado, coração e pulmão. Mas, enquanto algumas famílias ainda têm receio de autorizar a doação dos órgãos de parentes falecidos, cerca de 40 mil pessoas, entre crianças e adultos, estão na fila de espera por um transplante no Brasil.


(CONTE, Juliana. Informações da Agência Ex Libris Comunicação Integrada e Ministério da Saúde. Publicado em: 21/06/2016. Adaptado.)

Assinale, entre as palavras seguintes, a que se encontra no aumentativo.

Alternativas
Q2799687 Biologia

As gimnospermas são plantas que, além de possuírem folhas destinadas à fotossíntese, apresentam também folhas reprodutoras, chamadas esporófilas. Em geral, elas estão reunidas em estruturas chamadas estróbilos, que possuem esporângios. No estróbilo masculino encontram-se as microsporófilas contendo os microsporângios, que em seu interior tem

Alternativas
Q2799686 Biologia

A sequência inteira pelas quais células germinativas primitivas se transformam em espermatozoides é conhecida por espermatogênese. Ao contrário do que ocorre na ovogênese, que começa a maturação no período fetal e termina logo após a puberdade, este é um processo de que tem início de sua maturação na puberdade e continua até a velhice. Portanto, de acordo com o processo de gametogênese, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2799685 Biologia

Para a avaliação do crescimento infantil, devem-se considerar algumas medidas antropométricas e a evolução de certas estruturas físicas conhecidas como indicadores do crescimento, sendo os mais comuns o fechamento das fontanelas e suturas, a erupção dentária, o peso, a estatura, os Perímetros Cefálicos (PC) torácico e braquial e, eventualmente, a idade óssea da criança. Porém, dentre elas, o Ministério da Saúde considera como medidas antropométricas básicas para avaliar o crescimento infantil:

Alternativas
Q2799684 Biologia

Em geral, os invertebrados digerem o alimento através da quebra das moléculas orgânicas complexas, em moléculas menores, com o auxílio da água e enzimas digestivas. Por isso se diz que a digestão desses animais é conhecida como hidrólise enzimática dos alimentos. A respeito do processo de nutrição desses animais, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2799683 Biologia

Nos sistemas biológicos, a permeabilidade à água é inseparável da permeabilidade aos gases, e os anfíbios dependem da respiração cutânea para uma parcela significativa de suas trocas gasosas. Embora o tegumento permita o movimento passivo da água e dos gases, ele controla também o movimento de outros compostos como:

Alternativas
Q2791689 Educação Física

Coll et al (2000) definem conteúdo como uma seleção de formas ou saberes culturais, conceitos, explicações, raciocínios, habilidades, linguagens, valores, crenças, sentimentos, atitudes, interesses, modelos de conduta etc., cuja assimilação é considerada essencial para que se produzam desenvolvimento e socialização adequados no aluno. É preciso lembrar que, ao longo da história da educação física, determinados tipos de conteúdos, sobretudo aqueles ligados ao “saber fazer”, propiciaram uma visão bastante prática e mecânica para as aulas deste componente curricular nas escolas brasileiras. Tal fato pode ser considerado como um dos principais argumentos para justificar o absenteísmo discente nas aulas de educação física. Segundo as dimensões de conteúdos propostas pela teoria em questão, assinale a alternativa que apresenta uma prática pedagógica baseada na dimensão atitudinal para uma aula sobre o tema “atividade física, saúde e bem-estar”.

Alternativas
Q2791688 Educação Física

A partir da promulgação da Lei nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), o status da educação física mudou, passando a ser considerada um componente curricular como os demais (português, matemática, ciências etc.). Segundo Darido (2015), tornar a educação física aos olhos da lei componente curricular obrigatório é reconhecer que o seu ensino tem objeto de ensino e conhecimentos próprios presentes nos jogos, esportes, ginásticas, lutas, danças, capoeira e conhecimento sobre o corpo, constituindo, então, a base que mantém a escola. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno, EXCETO:

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: C
5: A
6: B
7: B
8: B
9: B
10: C
11: B
12: D
13: D
14: A
15: B
16: A
17: C
18: A
19: D
20: C