Questões de Concurso Comentadas para analista treinee - ciências da computação

Foram encontradas 20 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q52679 Arquitetura de Software
Enterprise Service Bus ? ESB:
Alternativas
Q52678 Arquitetura de Software
Sobre a SOA ? Service-oriented architecture, considere:

I. A SOA fornece, essencialmente, uma estrutura na qual a lógica do aplicativo pode ser decomposta em pedaços ou serviços que podem ser reutilizados e modificados e aplicados em diferentes áreas dentro e fora da empresa sem ajustar a tecnologia subjacente, otimizando, dessa forma, o compartilhamento e reutilização dos componentes de TI.
II. Ao contrário das Web Services, na SOA, duas áreas diferentes, com aplicativos e dados diferentes, e possivelmente sistemas operacionais ainda mais diferentes, podem compartilhar o serviço sem uma grande quantidade de codificações customizadas para fazê-lo funcionar.
III. Utilizando a SOA, uma empresa pode construir sistemas de TI flexíveis, com serviços fortemente acoplados que podem ser compartilhados, modificados e permutados sem enfrentar dificuldades com a customização de tecnologias subjacentes, mesmo levando em conta a existência de grande quantidade de linhas de códigos da linguagem WSDL.
IV. Na SOA, um serviço pode ser definido como uma função independente que aceita uma ou mais requisições e devolve uma ou mais respostas através de uma interface padronizada e bem definida. Serviços podem também realizar partes discretas de um processo, tal como editar ou processar uma transação, e não devem depender do estado de outras funções ou processos.

É correto o que consta APENAS em
Alternativas
Q52677 Engenharia de Software
Em relação à componentização e reuso, considere:

I. Se o componente sendo projetado é muito complicado, então, não é usável, por ser muito complexo ou apenas uma pequena porção desse componente é usada. Ao projetar um componente reusável, deve-se estar atento para que ele seja tão simples quanto possível.
II. Quando é projetada uma solução baseada em componentes, é possível obter um comportamento comum de modo que vários usuários possam utilizar. Uma outra forma para reuso de interfaces genéricas é o reuso da especificação. Uma vez que os componentes podem possuir múltiplas interfaces, é possível ter diferentes componentes.
III. No que concerne ao reuso dos componentes existentes, as interfaces podem ser projetadas para usar outras interfaces em tempo de design (desde que todas as implementações de componentes no sistema especificado suportem as interfaces) ou em tempo de implementação (usa os serviços de outras interfaces).

É correto o que consta em
Alternativas
Q52675 Engenharia de Software
Representar a arquitetura de software em várias visões, utilizando vários modelos, produz um resultado mais consistente uma vez que há muita informação dissociada para retratar em um único modelo. Nesse sentido considere os itens abaixo, relativos aos principais esquemas de visões:

I. Um esquema que ressalta, em separado, os detalhes estático, dinâmico e funcional dos objetos identificados no sistema, ou seja, cada objeto possui sua estrutura e sua descrição definidas do ponto de vista estático, dinâmico e funcional.
II. As visões determinam uma seqüência de atividades que ocorrem no tempo, ou seja, uma evolução incremental dos conceitos do negócio e suas representações. Primeiro devem ser pensados os detalhes da visão lógica para, em seguida, se pensar nos detalhes da visão física. As semânticas determinam as representações estática e dinâmica de ambas as visões.
III. Um esquema onde as visões são coordenadas com o objetivo de representar a arquitetura como um modelo de abstração que possui o foco na estrutura nos elementos essenciais, sugerindo a notação UML [Booch98] como principal mecanismo de representação dos propósitos das visões. IV. Um esquema onde vários propósitos são atendidos pelas visões, tais como, abordar a organização lógica do sistema, organizar suas funcionalidades, abordar os aspectos de concorrência e descrever a distribuição física do software na plataforma utilizada. As visões se dividem em lógica, de processo, de desenvolvimento, de implementação e de casos de uso.

Os itens acima referem-se, respectivamente, às visões
Alternativas
Q52674 Arquitetura de Software
Em Arquitetura de Software, um estilo de arquitetura é a descrição de tipos de componentes, dos padrões que guiam a interação entre eles e de suas restrições. Nesse sentido, considere:

Ele oferece decomposição controlada das tarefas em subtarefas cooperativas. Antes de projetar um sistema, coleta-se os requisitos, transformando-os em especificações, considerando-se que os requisitos estão bem definidos e estáveis. Inclui os padrões Camada (Layers), Canos e Filtros (Pipes and Filters) e Blackboard.

Trata-se do estilo de arquitetura:
Alternativas
Q52671 Sistemas Operacionais
A responsabilidade do kernel consiste, tradicionalmente, em abstrair a interface do hardware, permitindo que processos utilizem este recurso concorrentemente, de forma segura e padronizada. Assim, um kernel ou núcleo pode ser considerado o próprio sistema operacional, quando este é definido como um gerenciador de recursos de hardware, que é o caso do sistema operacional aberto Linux. O Linux é um
Alternativas
Q52670 Redes de Computadores
Nos sistemas multimídia,
Alternativas
Q52669 Noções de Informática
Em relação a sistemas distribuídos, considere:

I. Visando a otimização do maior número possível de máquinas e tipos de computadores, o protocolo ou canal de comunicação pode ser dotado de um interpretador para compatibilizar a informação que possa não ser entendida por certas máquinas.
II. O Middleware é composto por um conjunto de processos ou objetos num grupo de computadores, que interagem entre si de forma a implementar comunicação e oferecer suporte para partilha de recursos a aplicações distribuídas.
III. Um sistema distribuído pode ser definido pela capacidade que um único processador tem para distribuir várias tarefas simultaneamente.
IV. Um sistema distribuído pode ser definido como uma coleção de processadores fracamente acoplados, que não compartilham memória nem relógio, interconectados por uma rede de comunicação.

É correto o que consta APENAS em
Alternativas
Q52666 Programação
No âmbito das linguagens formais, no processo de compilação, a fase de análise é composta pelas subfases: Análise Léxica, Análise Sintática e Análise Semântica. Assim, considere:

I. Durante a análise léxica, as palavras ou lexemas são guardados na tabela de símbolos e classificados de acordo com a linguagem, em palavras reservadas, comandos, variáveis e tipos básicos.
II. A Análise Sintática é responsável pela verificação da boa formação dos comandos da linguagem, de acordo com as regras especificadas pela gramática da linguagem, pois sentenças mal formadas, geralmente, interrompem o processo de compilação e são apresentadas como mensagens de erro.
III. No fim da análise sintática, temos a representação do programa original de forma hierárquica, onde o programa é representado por uma árvore sintática.
IV. A análise semântica mais comum consiste na verificação da consistência de tipos dos operandos envolvidos em operações aritméticas ou dos parâmetros passados a procedimentos.

É correto o que consta em
Alternativas
Q52665 Programação
Em linguagem formal, os sufixos da palavra aaba são identificados por
Alternativas
Q52664 Banco de Dados
Em termos de banco de dados, é correto afirmar:
Alternativas
Q52662 Programação
No que concerne às linguagens de programação, analise:

I. A linguagem de programação C++ não oferece herança múltipla, somente herança simples. Java suporta herança simples, mas a partir de uma classe virtual chamada interface, constitui uma versão da herança múltipla.
II. Existem várias versões de PHP, sendo que o suporte para acesso a banco de dados com o uso de cláusulas SQL está disponível apenas nas versões posteriores à PHP 3.
III. Métodos de passagem de parâmetros permitem que parâmetros sejam transmitidos entre o programa principal e os subprogramas. Nesse sentido, o método de passagem de parâmetros por valor é a técnica na qual são passadas cópias dos parâmetros envolvidos, isto é, ao passar uma variável como parâmetro de um método, sempre será efetuada a cópia dos bits desta variável.
IV. ASP e PHP foram projetadas para serem embutidas em páginas HTML, não podendo ser usadas independentemente para a geração de programas executáveis autônomos.

É correto o que consta em
Alternativas
Q52661 Algoritmos e Estrutura de Dados
Em relação à programação de computadores, considere:

I. No interior de uma estrutura de decisão podem ser executadas outras estruturas de decisão.
II. Uma árvore binária pode ser definida com uma árvore vazia ou um nó raiz, tendo duas sub-árvores, identificadas como sub-árvore direita e sub-árvore esquerda.
III. No interior de uma estrutura de repetição é adequado, do ponto de vista da boa formatação funcional, iniciar uma outra estrutura de repetição que termina fora da anterior.
IV. Uma árvore binária não pode ser vazia, tendo, no mínimo, dois nós com duas sub-árvores e cada uma de suas sub-árvores não podem ter raízes.

É correto o que consta APENAS em
Alternativas
Q52659 Programação
Os paradigmas das linguagens de programação, interpretados como "meios" onde problemas são resolvidos, apresentam diferentes significados para "programa" e para a "máquina que executa o programa". Nesse sentido, no meio funcional,
Alternativas
Q52658 Programação
Programar o computador significa "dar ordens a ele," as quais são executadas seqüencialmente. Em tal paradigma, "representar" a solução de um problema para ser resolvido pelo computador envolve escrever uma série de ações que, se executadas seqüencialmente, levam à solução. Trata-se do paradigma:
Alternativas
Q52657 Engenharia de Software
O objetivo da Engenharia de Software é estabelecer uma sistemática abordagem de desenvolvimento, através de ferramentas e técnicas apropriadas, dependendo do problema a ser abordado, considerando restrições e recursos disponíveis. A Engenharia de Software

I. não se confunde com a Ciência da Computação, pois enquanto esta visa o desenvolvimento de teorias e fundamentações, a Engenharia de Software se preocupa com as práticas de desenvolvimento de software.
II. tem como foco único o tratamento dos aspectos de desenvolvimento de software, o que a diferencia da Engenharia de Sistemas, que trata dos sistemas baseados em computadores, incluindo hardware e software.
III. tem como métodos as abordagens estruturadas para o desenvolvimento de software que incluem os modelos de software, notações, regras e maneiras de desenvolvimento.
IV. segue princípios, tais como, o da Abstração, que identifica os aspectos importantes sem ignorar os detalhes e o da Composição, que agrupa as atividades em um único processo para distribuição aos especialistas.

É correto o que consta em
Alternativas
Q52656 Noções de Informática
As projeções mais consideradas em Computação Gráfica são as que projetam um sistema de coordenadas 3D em um 2D, realizam a projeção em um plano ao invés de uma superfície curva, como também utilizam raios projetores lineares ao invés de curvos. Esta classe de projeções é conhecida como "projeções geométricas planares" e podem ser classificadas como Projeções Planares
Alternativas
Q52654 Arquitetura de Computadores
Dentre os tipos de compiladores, aqueles que efetuam a compilação e a execução do programa fonte e aqueles que efetuam a compilação numa única leitura do programa fonte, são denominados, respectivamente,
Alternativas
Q52653 Arquitetura de Computadores
Em relação à arquitetura dos computadores modernos, é muito comum a existência de máquinas de seis níveis, onde o nível 0 representa a essência do hardware com seus elementos primários de circuitos lógicos mais complexos. O nível 1 é que inicia o conceito de programa como uma seqüência de instruções a serem executadas diretamente pelos circuitos eletrônicos. Assim, analise:

I. No nível 1, a microprogramação é utilizada especialmente nas máquinas classificadas de CISC - Complex Instruction Set Computer, que implementam instruções complexas correspondentes ao nível 2.
II. O nível 2 corresponde à linguagem de máquina ou o código binário executado pelo hardware. As máquinas RISC - Reduced Instruction Set Computer o utilizam para interpretar os códigos para o nível de microprogramação e, em seguida, para o nível 0.
III. O nível 3, onde, geralmente as instruções são desenvolvidas de forma híbrida, é o nível dos sistemas operacionais e destina-se a fornecer serviços básicos para os níveis superiores, tais como, interface com o usuário, gerenciamento de memória, escalonamento de processos e acionamento de dispositivos de entrada e saída de dados.
IV. Uma das diferenças existentes entre os níveis 1, 2 e 3, de um lado e os níveis superiores, de outro, é a natureza da linguagem provida. Enquanto as linguagens de máquina dos primeiros são freqüentemente numéricas (código binário, hexadecimal ou octal), as linguagens do nível 4 e superiores utilizam mnemônicos, que são ótimos para o entendimento lógico das pessoas.

É correto o que consta em
Alternativas
Q52652 Programação
No que concerne às linguagens de montagem, considere:

I. A linguagem de montagem é definida com base na linguagem de máquina, onde cada instrução da máquina é representada por um comando mnemônico em caractere alfanumérico.
II. Os programas escritos nas linguagens de montagem são específicos para cada família de microprocessadores, cujas instruções costumam ser definidas pelo próprio fabricante do microprocessador.
III. Meta-assembler monta, exclusivamente, programas para um mesmo tipo de arquitetura de processadores e tem como característica varrer o programa-fonte apenas uma vez, para gerar o código.
IV. Os programas montadores ou Assemblers são ferramentas que permitem a tradução de programasfonte escritos em linguagem de montagem para programas-objeto.

É correto o que consta APENAS em
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: B
5: A
6: A
7: B
8: C
9: E
10: E
11: C
12: D
13: A
14: E
15: D
16: C
17: B
18: A
19: C
20: D