Questões de Concurso
Comentadas para técnico 1 – farmácia hospitalar
Foram encontradas 29 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Estão regulamentados por essa RDC todos os serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, incluindo os serviços de assistência domiciliar e de trabalhos de campo, laboratórios analíticos de produtos para saúde, necrotérios, funerárias, serviços de medicina legal, drogarias e farmácias, estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde, serviços de acupuntura, serviços de tatuagem, entre outros.
Cloranfenicol suspensão 250 mg/5 mL significa que cada 5 mL dessa suspensão contém 250 mg de cloranfenicol.
As soluções ácidas devem ser neutralizadas antes de serem armazenadas em recipientes para o descarte e os recipientes coletores devem ser identificados com símbolos de periculosidade.
Para verificar a ocorrência de contaminação microbiológica na produção de medicamentos, alguns ensaios microbiológicosdevem ser realizados, tais como os métodos gerais de contagem em placas de microrganismos aeróbios e fungos e a pesquisa dos microrganismos patogênicos Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Salmonella spp e Staphylococcus aureus.
Nas áreas da manipulação limpas, os detergentes e os desinfetantes usados devem ser controlados e deve ser usado mais de um tipo, para evitar resistência e seleção microbiana. Nessas áreas, deve ser ainda controle microbiológico em intervalos regulares.
Na área de preparo de medicamentos, deve existir uma área de identificação do medicamento pronto (dose, lote, prazo de validade) que esteja protegida dos agentes ambientais e garanta que esse medicamento possa ser utilizado com segurança, rapidez e comodidade.
As chamadas áreas limpas possuem as superfícies lisas e impermeáveis, o que facilita a limpeza. Essas superfícies não possuem cantos, o que minimiza o acúmulo de partículas ou microrganismos e permite a aplicação repetida de agentes de limpeza.
No preparo do taxol, não se devem utilizar embalagens de PVC, devido à interação entre essa molécula e o recipiente.
Para se manipularem citostáticos, deve-se estar atento para o tipo e volume adequado dos diluentes adequados para cada medicamento.
Manipular medicamentos como citostáticos e colírios e preparar nutrição parenteral demandam locais apropriados e esterilidade.
Xarope simples é uma solução concentrada de sacarose em água e é usado como base para adicionar alguns fármacos.
Lisinopril, captopril, enalapril e hidroclorotiazida são exemplos de medicamentos utilizados no tratamento da hipertensão arterial.
Medicamentos antimicrobianos são classificados em: antibacterianos, antifúngicos, antiprotozoários, anti- helmínticos e antivirais. São exemplos desses medicamentos, respectivamente, as penicilinas, fluconazol, primaquina, tiabendazol e aciclovir.
Os estoques de medicamentos controlados, segundo essa portaria, não podem ser superiores às quantidades previstas para atender à necessidade de 3 meses de consumo do estabelecimento.
As substâncias e os medicamentos constantes das listas da referida portaria, existentes nos estabelecimentos, devem ser obrigatoriamente guardados sob chave ou outro dispositivo que ofereça segurança, em local exclusivo para esse fim, sob a responsabilidade do farmacêutico ou químico responsável, quando se tratar de indústria farmoquímica.
O documento padronizado destinado à notificação da prescrição do medicamento diazepam é a Notificação de Receita A, de cor amarela.
O sistema de distribuição individualizado caracteriza-se pelo fato de o medicamento ser dispensado por paciente. Uma das vantagens desse sistema é a redução de estoques nas unidades.
A precipitação de fosfato de cálcio é uma das incompatibilidades físicas que podem ocorrer no preparo da nutrição parenteral quando se adicionam gluconato de cálcio e fosfato ácido de potássio em uma mesma preparação.
A farmácia hospitalar deve estar localizada em área de difícil acesso, isolada das outras unidades hospitalares, para preservação dos estoques de medicamentos.
O principal objetivo da farmácia hospitalar, segundo a SBRAFH, é contribuir no processo de cuidado à saúde, visando melhorar a qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos e produtos para a saúde.