Questões de Concurso
Comentadas para técnico 1 – anatomia patológica
Foram encontradas 17 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A CID-O é uma classificação dupla, incluindo sistemas de códigos para topografia e morfologia. O código topográfico registra o local de origem do tumor; no caso do tumor em questão, o código que indica tratar-se de mama é o C50.
A coloração Ziehl-Neelsen cora as micobactérias em vermelho e o fundo, em preto.
O equipamento que será utilizado para realização dos cortes congelados é chamado de criostato.
Fraturas cranianas são causadas por traumatismos e a necropsia deve investigar causa externa no instituto médico legal, mesmo se o evento ocorreu durante internação hospitalar.
Neoplasias malignas provocam lesões tumorais mal delimitadas.
O coração hipertrófico pesará mais que 350 g em paciente com peso corporal de 70 kg.
Material semelhante a queijo é encontrado na necrose caseosa.
Alterações celulares irreversíveis são encontradas na necrose.
Parte do líquido presente no espaço intersticial do tecido conjuntivo é drenado de volta para o sangue por meio do sistema linfático.
Os rins exercem papel dominante na manutenção a longo prazo da pressão arterial, regulando alterações que persistem por muitas horas ou dias, sendo que apenas um dos órgãos já é capaz de executar tal controle.
O ventrículo esquerdo do coração bombeia sangue para ser oxigenado nos pulmões.
As mesmas doenças da tireoide podem acometer tecido ectópico localizado na base da língua.
No hipertireoidismo, há excesso na produção de hormônios pelas células foliculares da tireoide.
Espécime cirúrgico de tireoidectomia total é constituído por dois lobos maiores, direito e esquerdo, conectados por uma porção fina de tecido chamada de istmo.
A Rede Câncer é uma ferramenta de integração dos diversos atores - seja da iniciativa pública, seja da privada - para o controle do câncer.
Definir critérios técnicos adequados para o funcionamento e a avaliação dos serviços públicos e privados que atuam nos diversos níveis da atenção oncológica é preocupação da Política Nacional de Atenção Oncológica.
A Política Nacional de Atenção Oncológica permite qualificar a assistência e promover a educação permanente dos profissionais de saúde envolvidos com a implantação e a implementação dessa política, em acordo com os princípios da integralidade e da humanização.