Questões de Concurso
Comentadas para médico mastologista
Foram encontradas 183 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Leia com atenção e analise o texto sobre o tratamento quimioterápico para o câncer de mama.
“A quimioterapia e a hormonioterapia adjuvantes exercem um papel fundamental em aumentar a perspectiva de cura no câncer de mama localizado, assim como radioterapia e terapia alvo __________. A quimioterapia adjuvante vem sendo utilizada para pacientes com fatores de risco clássicos tais como linfonodos positivos, idade ________, ausência de expressão de receptores hormonais e presença de invasão ________. A terapia adjuvante agressiva é fundamental para tumores de ________ prognóstico. A quimioterapia _________ tradicional vêm sendo empiricamente utilizada no tratamento de câncer de mama”.
Marque a opção que preencha CORRETA e respectivamente as lacunas.
Analise as assertivas a seguir sobre o câncer de mama.
I. A alta densidade mamográfica, a menarca precoce, a nuliparidade, a idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos e a menopausa tardia após os 50 anos de idade são fatores de risco conhecidos para o câncer de mama.
II. O câncer de mama é a forma de câncer mais comum em mulheres, perfazendo, aproximadamente, 50% de todos os tumores femininos. É raro antes dos 50 anos, mas a incidência tende a crescer progressivamente e representa a causa mais frequente de morte em mulheres com idades entre 35 e 55 anos. É 100 vezes mais incidente em mulheres do que em homens.
III. O câncer de mama corresponde a 24% das mortes por câncer no mundo e representa um problema de saúde pública.
IV. O câncer de mama de caráter familiar representa aproximadamente 10% de todos os casos.
Marque a opção que indica a(s) assertiva(s) CORRETA(S).
I. O osso é o local mais frequente de doença metastática. II. Podem ser consequências clínicas da metástase óssea: as fraturas patológicas, hipercalcemia e invasão da medula óssea. III. É muito rara a incidência de metástase do sistema nervoso central.
Está correto o que se afirma em: