Questões de Concurso Comentadas para enfermeiro obstetra

Foram encontradas 712 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3140420 Enfermagem
O puerpério é o período que sucede o parto e, do ponto de vista fisiológico, é caracterizado por uma série de processos involutivos e de recuperação do organismo materno. Sobre as alterações anatômicas e fisiológicas do sistema reprodutor feminino durante o puerpério, assinale a resposta correta.
Alternativas
Q3140419 Enfermagem
O aleitamento materno deve ser suspenso em situações que podem causar danos à saúde materna e/ou neonatal. É considerada contraindicação temporária para amamentação: 
Alternativas
Q3140418 Enfermagem
São considerados fatores de risco para gravidez ectópica, exceto: 
Alternativas
Q3140417 Enfermagem
São cuidados específicos durante o parto vaginal em gestantes vivendo com HIV/AIDS, exceto:
Alternativas
Q3140415 Enfermagem
Diversas modificações anatomofuncionais ocorrem no organismo materno durante a gestação em resposta à presença do feto e da placenta. Com relação às alterações anatomofuncionais do organismo materno durante a gestação, assinale a resposta incorreta: 
Alternativas
Q3140414 Enfermagem
Durante consulta de pré-natal, realizada pelo enfermeiro da UBSF, no dia 15/03/2024, a gestante deseja saber sobre a idade gestacional (IG) e sobre a data provável do parto (DPP). A mesma, o informa sobre a data da última menstruação (DUM), ocorrida dia 25/01/2024. Diante desta informação, assinale a resposta que indique a IG e DPP corretas:
Alternativas
Q3140413 Enfermagem
Analise as afirmações abaixo e assinale a que indicar sinais de probabilidade de gravidez.
Alternativas
Q3140412 Enfermagem
O acompanhamento da gestação na atenção primária à saúde (APS) deve seguir princípios básicos do cuidado ao pré-natal e ao puerpério. Enquanto enfermeiro obstetra, analise as afirmativas abaixo e assinale a que não compreende a estes princípios.
Alternativas
Q3140411 Enfermagem
O pré-natal é a assistência à saúde da gestante para a prevenção e/ou detecção precoce de agravos tanto maternos como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. Sobre o pré-natal, assinale a resposta incorreta.
Alternativas
Q3140410 Enfermagem
São atribuições do enfermeiro obstetra durante o 1º período do trabalho de parto, exceto: 
Alternativas
Q3140408 Enfermagem
As consultas pré-concepcionais podem ser a oportunidade para atualização da caderneta de vacinação da pessoa que deseja gestar e do parceiro(a). Enquanto enfermeiro obstetra, a respeito da imunização prévia à pessoa que deseja gestar e ao parceiro(a), você faria as seguintes recomendações, assinale V para as respostas Verdadeiras e F, para as Falsas.

(  ) As vacinas Tríplice Viral, Varicela, Febre Amarela e HPV são contraindicadas na gestação.
(  ) É recomendado adiar a gestação por um período de 30 dias, no caso de administração de vacina de vírus vivos atenuados.
(  ) Atualizar as vacinas conforme o Calendário Nacional de Vacinação da Gestante.
(  ) A vacina Febre Amarela (VFA – atenuada) deverá ser administrada em dose única, caso não tenha recebido nenhuma dose até os 5 anos e terá reforço a cada 10 anos.

Assinale a resposta correta:
Alternativas
Q3102648 Enfermagem
Em acompanhamento de primípara no puerpério imediato, a enfermeira avalia o processo de consecução do papel maternal segundo Mercer. Durante observação da amamentação, a puérpera demonstra insegurança no posicionamento do RN, verbaliza dúvidas sobre a pega correta e relata: "não sei se estou fazendo direito, minha mãe disse que o bebê está chorando porque meu leite é fraco". Considerando os microssistemas que influenciam a consecução do papel maternal, esta situação indica:
Alternativas
Q3102647 Enfermagem
Em sala de parto, RN a termo apresenta ao nascimento: frequência cardíaca de 92 bpm, respiração irregular com fraca amplitude, alguma flexão de extremidades, resposta discreta ao cateter nasal e acrocianose. Após 5 minutos, apresenta: frequência cardíaca de 136 bpm, choro forte, movimentação ativa, reação vigorosa à aspiração e corpo rosado com extremidades cianóticas. Os valores do Índice de Apgar no 1º e 5º minuto são, respectivamente:
Alternativas
Q3102646 Enfermagem
Durante consulta de planejamento reprodutivo, mulher de 35 anos, G2P2, solicita inserção de DIU hormonal (levonorgestrel 52mg). A ultrassonografia transvaginal evidencia útero em retroversão, com 84mm de comprimento. Na avaliação do colo uterino, observase que: 
Alternativas
Q3102645 Enfermagem
Paciente de 42 anos apresenta à colposcopia após resultado de citologia ASC-US, uma lesão aceto-branca  densa na junção escamo-colunar (JEC), com margens regulares, sem vascularização atípica e iodo-negativa parcial. O teste do ácido acético a 5% mostrou positividade lenta e fugaz. Esta apresentação colposcópica sugere:
Alternativas
Q3102644 Enfermagem
Gestante com 38 semanas e 4 dias, durante avaliação obstétrica, apresenta altura uterina de 36 cm, circunferência abdominal de 98 cm e painéis longitudinais esbranquiçados e deprimidos em região infraumbilical bilateral. À palpação profunda do hipogástrio, identifica-se:
Alternativas
Q3102643 Enfermagem
Durante exame físico de uma gestante com 24 semanas, identificou-se frequência cardíaca fetal de 148 bpm, apresentação cefálica e dorso fetal à direita através das manobras de Leopold. À palpação do fundo uterino, percebeu-se consistência endurecida intermitente, indolor, com duração de 20 segundos. Este achado caracteriza:
Alternativas
Q3102642 Enfermagem
Na ultrassonografia transvaginal realizada com 13 semanas e 2 dias, o feto apresenta comprimento cabeça-nádega (CCN) de 74mm e translucência nucal (TN) de 3,2mm. Considerando estes parâmetros biométricos, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3102641 Enfermagem
Em uma gestante com dosagem quantitativa de βHCG sérico de 15.840 mUI/mL na 6ª semana de gestação, observou-se um aumento para 25.344 mUI/mL após 48 horas. Esta evolução dos títulos hormonais:
Alternativas
Q3102640 Enfermagem
Na avaliação do desenvolvimento fetal, identificou-se através da ultrassonografia morfológica de segundo trimestre que o processo de mielinização do sistema nervoso central apresenta-se em fase ativa. Este processo neurofisiológico:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: A
5: A
6: B
7: B
8: B
9: C
10: C
11: A
12: E
13: D
14: E
15: B
16: C
17: B
18: A
19: E
20: D