Questões de Concurso
Comentadas para enfermeiro obstetra
Foram encontradas 619 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
As síndromes hemorrágicas da segunda metade da gestação são frequentes causas de internação de gestantes no período anteparto e durante trabalho de parto.
São síndromes hemorrágicas da segunda metade da gestação, exceto:
A assistência de enfermagem no puerpério deve ser realizada com uma avaliação clínica rigorosa, a mulher nesse período tem necessidades de atenção física e psíquica.
Sobre esse assunto, avalie as seguintes assertivas:
I - De acordo com Rezende (1995), o puerpério pode ser dividido em 3 períodos distintos: puerpério imediato, puerpério tardio, e puerpério remoto.
II - Os lóquios constituem-se em secreções resultantes da produção de exsudatos e transudatos misturados com elementos celulares descamados e sangue, que procedem da ferida placentária, do colo uterino e da vaginal.
III - São fenômenos puerperais importantes: a crise e recuperação genital.
IV - O anticoncepcional hormonal oral combinado e o injetável mensal podem ser utilizados em lactantes, pois não interferem na qualidade e quantidade do leite materno, nem afetam adversamente a saúde do bebê.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
O(a) enfermeiro(a) está em sala de parto, e precisará iniciar ventilação por pressão positiva no recém-nascido se, ao término da avaliação inicial feita aos 60 segundos de vida (“minuto de ouro”), a frequência cardíaca estiver___________________________, e/ou se a ______________ estiver ___________ , e/ou, ainda, se houver ____________.
O uso de métodos não farmacológicos pode reduzir a percepção dolorosa, quando aplicados de forma isolada ou combinada, pois proporcionam o alívio da dor no trabalho de parto.
São métodos não farmacológicos de ação direta e atitude ativa, exceto:
As fases clínicas do parto são divididas em quatro períodos. O primeiro período compreende:
O descolamento prematuro da placenta (DPP) é a separação da placenta, normalmente implantada no período da 20ª semana até antes do parto. O principal fator associado ao DPP é:
A hemorragia pós-parto é a principal causa de mortes maternas diretas no mundo.
Analise os itens, considerando fatores predisponentes para a hemorragia pós-parto:
I - nuliparidade e trabalho de parto rápido;
II - cesariana prévia e atual e corioamnionite;
III - episiotomia e embolia amniótica;
IV - placenta retida e pré-eclâmpsia.
Estão corretos:
Clinicamente o estudo do parto analisa quatro fases: dilatação, expulsão, secundamento e quarto período. Sobre a evolução clínica do parto, assinale a alternativa correta:
A infra-estrutura física é aspecto relevante dos serviços de saúde. A Resolução RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002, aprova o Regulamento Técnico destinado ao planejamento, programação, elaboração, avaliação e aprovação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Assinale a alternativa correta sobre área física para atendimento obstétrico.
O Acolhimento com Classificação de Risco (ACR) em Obstetrícia deve ser iniciado com a chegada da mulher no serviço de saúde, com a identificação da situação, queixa ou evento apresentado por ela. Assinale a alternativa correta sobre o ACR.
Anticoncepção corresponde ao uso de método e técnicas com a finalidade de impedir que o relacionamento sexual resulte em gravidez. Sobre os métodos anticoncepcionais é correto afirmar:
O cuidado de enfermagem durante o parto e nascimento se concentra no apoio à mulher e acompanhante, visando garantir o melhor resultado possível. Assinale a alternativa correta quanto às ações da enfermeira, considerando a dilatação cervical:
Câncer ginecológico é uma importante causa de morbimortalidade da população feminina mundial. Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Os subtipos de HPV 16 e 18 são de alto risco para neoplasias e são encontrados na maior parte dos carcinomas do colo do útero.
II. Atualmente, o câncer da mama é a principal causa de morte por câncer em mulheres brasileiras.
III. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a mamografia deve ser realizada bianualmente em mulheres entre os 50 e 69 anos.
IV. O método de rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil é o exame citopatológico, que deve ser oferecido a mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual.
O sangramento na pós menopausa sempre deve ser considerado relevante e investigado de maneira apropriada. A paciente do sexo feminino M. D. C., 62 anos, menarca aos 14 anos e menopausa aos 53 anos, Índice de Massa Corporal (IMC) = 33, busca atendimento com queixa de sangramento vaginal leve há dois dias. Devem ser investigados:
O índice de Apgar é usado para avaliar o recém-nascido no primeiro e quinto minutos após o nascimento, fornecendo informações sobre a adaptação inicial à vida extrauterina e o estado geral do sistema nervoso central do neonato. No primeiro minuto de vida o neonato F. A. A. apresenta freqüência cardíaca de 120 batimentos por minuto, cianose em extremidades, incursões respiratórias irregulares e superficiais, rápido retorno à posição flexionada após extensão dos membros e careta quando estimulado. Assinale a alternativa correta sobre seu índice de Apgar no primeiro minuto:
O Conselho Nacional de Educação e a Câmara de Educação Superior, a partir da Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001, instituíram as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem. Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. É obrigatória a inclusão no currículo do estágio supervisionado, a ser desenvolvido nos dois últimos semestres do curso.
II. As maternidades podem ser campo para desenvolvimento do estágio curricular supervisionado.
III. A carga horária mínima do estágio curricular supervisionado deverá totalizar 20% (vinte por cento) da carga horária total do Curso de Graduação em Enfermagem proposto.
IV. Com a inclusão do estágio curricular supervisionado, os Cursos de Graduação em Enfermagem se desobrigam de oferecer conteúdos práticos ao longo do Curso.
As estratégias para alívio da dor no trabalho de parto incluem o uso de intervenções farmacológicas. Leia as afirmações sobre métodos farmacológicos de alívio da dor e assinale a alternativa correta.
I. A petidina (meperidina) tem sido o opioide mais usado por via intramuscular para alívio da dor no período de dilatação.
II. Comparada a petidina (meperidina), a analgesia com técnica de bloqueio (epidural), proporciona maior alívio da dor.
III. A analgesia epidural tem sido associada ao aumento na duração do trabalho de parto e a incidência de parto fórceps.
IV. O controle da dose de anestésico na epidural lombar contínua pela paciente, mostrou-se superior às demais técnicas, pela menor necessidade de intervenção anestésica complementar.
A dor que as mulheres sentem no momento do parto é afetada por múltiplos fatores fisiológicos e psicológicos. Assinale a alternativa correta da Revisão Cochrane sobre medidas não farmacológicas para alívio da dor:
O uso rotineiro de ultrassonografia após 24 semanas de gestação foi analisado em revisão sistemática Cochrane. Assinale a alternativa correta sobre o resultado desta revisão:
A mecânica do nascimento exige alterações para sobrevida do recém-nascido fora do útero. Sobre a regulação da temperatura corporal do recém-nascido é correto afirmar: