Questões de Concurso
Comentadas para agente de vigilância sanitária
Foram encontradas 230 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Nos procedimentos de diagnóstico nutricional de adultos, a Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), utiliza a classificação do Índice de Massa Corporal (IMC), recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O IMC é calculado pela fórmula:
O sistema de informação cujo objetivo é conferir a necessária racionalidade como base de decisões nas ações de alimentação e nutrição e promoção da saúde em qualquer das três esferas de Governo – municipal, estadual e federal é o:
As doenças que são associadas à descoberta de agentes até então desconhecidos, ou as que se expandem ou ameaçam expandir-se para áreas consideradas indenes, como a AIDS e as Hantaviroses, exemplos de doenças novas e que são classificadas como doenças transmissíveis:
O conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos, é conceituada pela Lei 8.080 como:
Analise a figura abaixo:
Figura 01
A logomarca da figura 01 refere-se ao navegador
Falta ainda ao Brasil uma legislação clara para o uso da inteligência artificial, que leve em conta a atual mudança tecnológica. Apesar de a criação de montagens pornográficas – principalmente envolvendo menores de idade – ser crime, a autoria do produto final está em uma zona cinzenta das leis brasileiras. Para tentar coibir tais abusos, é preciso que existam regulamentações mais rigorosas e mecanismos claros de responsabilização pelo uso da IA para a produção de conteúdo criminoso.
A solução não reside em condenar a inteligência artificial – que é meramente uma ferramenta –, mas em estabelecer limites éticos e legais para sua aplicação. É preciso compreender que o perigo não está na IA em si, mas na ausência de diretrizes éticas. Como toda nova tecnologia, ela demanda técnicas, direitos e deveres totalmente novos, para que seja bem aplicada. Os alertas recentes já são mais do que suficientes para que esse debate se inicie, tanto nas empresas quanto no Congresso.
Disponível em: https://www.em.com.br/ 2023/11/6654195-novos-perigos-da-inteligencia-artificial.html. [Adaptado]
Considere o trecho a seguir.
As palavras [1], [2] e [3], em destaque, devem ser classificadas, respectivamente, como