Questões de Concurso
Comentadas para analista pericial
Foram encontradas 118 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Na perspectiva de Marshall Sahlins, julgue os itens a seguir acerca das relações entre estrutura e evento e a lógica da mudança cultural.
Ao destacar a relevância da dimensão do tempo na disposição dos significados culturais, Sahlins colabora para diminuir a tensão estabelecida pelo estruturalismo com a história.
( ) No sistema de projeção Universal Transversal de Mercator (UTM), os meridianos são paralelos entre si e perpendiculares aos paralelos. Os paralelos, por sua vez, são paralelos entre si e perpendiculares aos meridianos.
( ) As zonas UTM são numeradas de 1 até 360, com início no meridiano de Greenwich.
( ) O sistema de projeção UTM corresponde a um sistema de coordenadas retangulares planas, com dois eixos ortogonais entre si.
( ) Dentro de uma zona UTM, a origem das coordenadas Leste-oeste e norte-sul situa-se no cruzamento do meridiano mais próximo de Greenwich com o Equador.
( ) A utilização de radiação com comprimento de onda inferior a 3000 angstron é limitada a estudos de laboratório ou a aplicações em que a atmosfera não se interponha de forma significativa entre o objeto observado e a fonte de radiação.
( ) Para comprimentos de onda entre 4000 e 25000 angstron, a energia utilizada para o sensoriamento remoto é o fluxo solar refletido e, para comprimentos de onda maiores que 60000 angstron, a energia utilizada é o fluxo termal emitido pela superfície terrestre.
( ) As características de transmissão atmosférica fazem com que se utilizem preferencialmente sensores que operam em faixas de comprimentos de onda inferiores a 300 angstron.
( ) As regiões do espectro eletromagnético em que a atmosfera é transparente à radiação eletromagnética proveniente do Sol são conhecidas como "bandas de absorção da atmosfera".
( ) Nos trabalhos com métodos eletromagnéticos, procura-se identificar variações na intensidade do campo magnético terrestre, causadas pela presença de materiais ferrosos em subsuperfície.
( ) A propriedade física associada ao método gravimétrico é a densidade.
( ) A condutividade elétrica dos solos e rochas normalmente é condicionada pelo volume e composição da água subsuperficial. Sabe-se que quanto maior o volume de água e quanto maior o volume de material em solução na água, maior a condutividade do meio.
( ) Denomina-se cargabilidade a capacidade que a superfície terrestre tem de absorver radiação solar.
( ) Solos escuros, com muita matéria orgânica, absorvem muita radiação e têm, portanto, maior cargabilidade.
Normas, regras ou padrões de comportamento adequado dos membros do grupo podem causar um impacto significativo nos processos e resultados da equipe.
O sucesso dos relacionamentos interpessoais depende do grau de compreensão entre os indivíduos.
( ) O mercúrio pode contaminar o solo e a água ao ser misturado com o material sedimentar ou pode contaminar a atmosfera durante o aquecimento da amálgama.
( ) A amálgama é separada do rejeito por moagem e posteriormente aquecida até a evaporação do mercúrio, recuperando-se deste modo o ouro.
( ) O mercúrio dissolve o ouro, formando o que se denomina amálgama. Esse mecanismo é baseado na aderência preferencial do ouro com o mercúrio.
( ) As chuvas removem o mercúrio da atmosfera e depositam-no nos ambientes terrestres e aquáticos, onde pode ser assimilado por diferentes espécies de animais.
( ) As lavras a céu aberto permitem, normalmente, maior aproveitamento da jazida, produzem maior quantidade de rejeito, além de poeira, ruído, vibrações e poluição das águas.
( ) As lavras subterrâneas, se forem bem-orientadas, produzirão menor impacto ambiental e menos poluição, pois o rejeito geralmente é depositado nas galerias e existe um maior controle sobre a poeira, o ruído e as vibrações.
( ) A dragagem e o desbarrancamento são atividades potencialmente poluidoras, no que se refere às conseqüências do material que fica em suspensão (turbidez e posterior assoreamento do rio).
( ) Um outro tipo de impacto ambiental causado pela mineração é o que se refere aos aspectos visuais e paisagísticos, e é conseqüência das escavações, dos depósitos de rejeito, da abertura de estradas de acesso, e das alterações do relevo.