Questões de Concurso
Comentadas para comunicação social (bacharelado)
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Um Sistema de Informação (S.I) baseado em computador (genericamente chamado de sistema da informação) é um método que utiliza tecnologia de computação para executar algumas de todas as tarefas desejadas. Pode ser composto de apenas um computador pessoal e software, ou incluir milhares de computadores de diversos tamanhos com centenas de impressoras e outros equipamentos, bem como redes de comunicação e banco de dados.
(...)
(TURBAN, Efraim, McLEAN, Ephraim , WETHERBE, James. Tecnologia da informação para gestão.)
Na visão de James O'Brien, os SI são relacionados em: hardware; software; pessoas; banco de dados; redes e procedimentos.
Analise as informações seguintes:
I. Computadores e periféricos como: impressora, processadores, monitores, teclados, dispositivos de leitura externo, etc. Juntos, eles aceitam dados e informação, processam-nos e permitem sua visualização.
II. Define-se como um sistema de ligação que permite o compartilhamento de recursos entre diversos computadores.
III. Trabalham com o sistema ou utilizam sua saída . São usuários e operadores de hardware e software.
IV. Conjunto de programas que permite que o hardware processe dados.
V. Conjunto de programas que realizam as funções necessárias para dar suporte às atividades empresariais, como gerar folha de pagamento, emitir nota fiscal, etc.
Marque a seqüência que identifica correta e respectivamente as informações enunciadas.
Em uma arquitetura cliente-servidor, os clientes compartilham dos recursos gerenciados pelos servidores, os quais também podem, por sua vez, ser clientes de outros servidores.
Uma rede Fast Ethernet é compatível com as versões anteriores da tecnologia Ethernet e, nessa rede, é possível a transmissão de dados a uma taxa de 100 Mbps.
Switch é um dispositivo que pode ser usado para interconectar duas redes que usam modelos diferentes, tal que uma rede desenvolvida para usar o modelo OSI pode ser conectada por meio de um switch à outra rede que utiliza a arquitetura TCP/IP.
O TCP/IP define, como padrão, três protocolos na camada de transporte: TCP (transmission control protocol), UDP (user datagram protocol) e SCTP (stream control transmission protocol).
O modelo OSI da ISO define sete camadas de rede, das quais a camada de enlance de dados tem a responsabilidade de realizar o endereçamento lógico, e a camada de rede, o endereçamento físico.
No modo half-duplex, cada estação de uma rede de computadores pode transmitir e receber, desde que não simultaneamente. Entretanto, a capacidade total do canal tem de ser dividida entre os dois sentidos de transmissão.
A herança é um conceito implementado por todas as linguagens de programação orientadas a objeto. No entanto, algumas delas somente permitem o uso de herança simples, não sendo possível a criação de classes por meio de herança múltipla.
Na definição de funções ou procedimentos, a passagem de parâmetros pode ser feita por valor ou por referência. Na primeira forma, o argumento passado para a função ou o procedimento necessariamente manterá o seu valor depois que essa função (ou esse procedimento) terminarem a execução, enquanto na passagem por referência não existe essa garantia.
Ao final da execução do trecho de código abaixo, escrito na linguagem Java, será exibido o valor 21.
int [ ] m = {1,2,3,4,5};
int [ ] n = {0,1,2,3,4};
int s = 0;
for (int i = 0; i <4; i++){
if (m[i] % 2 != 0)
m[i] = m[i] + n[ i ];
}
for (int a: m)
s = s + a;
System.out.print(s);
Na linguagem Java, se uma classe tem uma variável declarada com a palavra-chave final, significa que qualquer subclasse dessa classe estará impedida de alterar o valor dessa variável.
A definição da estrutura pilha permite a inserção e a eliminação de itens, de modo que uma pilha é um objeto dinâmico, cujo tamanho pode variar constantemente.
Os dados armazenados em uma estrutura do tipo matriz não podem ser acessados de maneira aleatória. Portanto, usa-se normalmente uma matriz quando o volume de inserção e remoção de dados é maior que o volume de leitura dos elementos armazenados.
A instrução add $2, $5, $5, escrita em linguagem de máquina, pode ser usada para somar os números que estão nos registradores $2 e $5, e armazenar o resultado no registrador $5.
Um interpretador é um programa que lê um código escrito em uma linguagem e o converte em um código equivalente em outra linguagem. No processo de conversão, o interpretador relata a presença de erros no código original.
A técnica de abordagem híbrida, combinando arquivos invertidos e índices para a próxima palavra, é ineficiente porque leva ao aumento do tempo de busca das informações.
Encontrar uma informação na Web depende do uso de máquinas de busca e, consequentemente, de sua eficácia. Para permitir a busca por palavras-chaves, frases ou consultas booleanas no conteúdo completo de textos (full text searching), as ferramentas de busca varrem a Web, fazendo o download dos textos e indexando seu conteúdo.
Os dois métodos principais de busca por frases em bancos de dados textuais de larga escala, utilizando indexação de textos, são os arquivos invertidos com contadores de posição e índices para a próxima palavra.
Um banco de dados textual é uma coleção de documentos, que também pode ser visto como um longo conjunto de registros, em que cada registro contém apenas uma lista de palavras de tamanho arbitrário.
código tipo
12 poupança
23 CDB
34 fundo diamante
Rendimentos
código data rendimento anual
123 12/3/10 10%
234 22/12/10 12%
345 3/3/10 15%
Clientes
código nome idade investimento
123 Mario 46 12
234 Roberta 55 12
345 Anizio 32 23
456 Paula 21 12
567 Fernanda 60 23
678 Paulo 40 34
789 Fabiola 13 34
Investimentos_Rendimentos
investimentos rendimentos
12 123
12 234
23 345
23 456
34 567
Consistência é considerada uma propriedade das transações para os sistemas de bancos de dados.