Questões de Concurso Comentadas para agente de saneamento

Foram encontradas 104 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2216156 Saúde Pública
Segundo o Ministério da Saúde, a principal medida de prevenção da poliomelite é:
Alternativas
Q2216154 Saúde Pública
A Anvisa normatiza as boas práticas de higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios de estabelecimentos de serviços de alimentação. Acerca do tema, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2216153 Saúde Pública
Sobre as recomendações da Anvisa acerca do armazenamento e transporte de alimento preparado, analise as afirmativas a seguir e, logo após, marque (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Os alimentos preparados e mantidos na área de armazenamento devem estar identificados com a designação do produto, a data de preparo e o prazo de validade.
( ) O armazenamento e transporte do alimento preparado devem ocorrer em condições adequadas de temperatura e tempo para preservar a sua qualidade higiênico-sanitária.
( ) Os veículos de transporte de alimentos preparados não precisam ser dotados de cobertura para proteção da carga.
A sequência está correta em: 
Alternativas
Q2216148 Saúde Pública
Ao vistoriar a Mercearia Potiffar, o agente sanitário identificou diversas latas de conservas de alimentos lacradas, porém estufadas. Imediatamente, o profissional solicitou a coleta do lote para análise, pois esta característica pode ser um indício da presença de bactérias que causam: 
Alternativas
Q2216145 Saúde Pública
O sistema nacional de vigilância em imunizações é responsável por garantir a efetividade da imunização da população. Segundo o Ministério da Saúde, são atividades da vigilância das coberturas vacinais, EXCETO:
Alternativas
Q2192380 Noções de Informática
Qual é a definição de slides no MS-PowerPoint 2016?
Alternativas
Q2192379 Noções de Informática
Qual é a definição de colunas e linhas no Microsoft Excel 2016?
Alternativas
Q2192369 Português
Observe as seguintes sentenças: I) Ele encontrou outro meio para resolver o problema. II) Já comeram meio bolo. III) A palestrante estava meio nervosa. Nas sentenças dadas, a palavra "meio" atua, respectivamente, como:
Alternativas
Q2192366 Português
Defenestração

Certas palavras têm o significado errado. Falácia, por exemplo, devia ser o nome de alguma coisa vagamente vegetal. As pessoas deveriam criar falácias em todas as suas variedades. A Falácia Amazônica. A misteriosa Falácia Negra. Hermeneuta deveria ser o membro de uma seita de andarilhos herméticos. Onde eles chegassem, tudo se complicaria.

— Os hermeneutas estão chegando!
— lh, agora é que ninguém vai entender mais nada...

Os hermeneutas ocupariam a cidade e paralisariam todas as atividades produtivas com seus enigmas e frases ambíguas. Ao se retirarem deixariam a população prostrada pela confusão. Levaria semanas até que as coisas recuperassem o seu sentido óbvio. Antes disso, tudo pareceria ter um sentido oculto.

—  Alô...
— O que é que você quer dizer com isso?

Traquinagem devia ser uma peça mecânica.

— Vamos ter que trocar a traquinagem. E o vetor está gasto.

Plúmbeo devia ser o barulho que um corpo faz ao cair na água. Mas nenhuma palavra me fascinava tanto quanto defenestração. A princípio foi o fascínio da ignorância. Eu não sabia o seu significado, nunca me lembrava de procurar no dicionário e imaginava coisas. Defenestrar devia ser um ato exótico praticado por poucas pessoas. Tinha até um certo tom lúbrico. Galanteadores de calçada deviam sussurrar no ouvido das mulheres:

— Defenestras?

A resposta seria um tapa na cara. Mas algumas... Ah, algumas defenestravam. Também podia ser algo contra pragas e insetos. As pessoas talvez mandassem defenestrar a casa. Haveria, assim, defenestradores profissionais. Ou quem sabe seria uma daquelas misteriosas palavras que encerravam os documentos formais? <Nestes termos, pede defenestração...= Era uma palavra cheia de implicações. Devo até tê-la usado uma ou outra vez, como em:

— Aquele é um defenestrado.

Dando a entender que era uma pessoa, assim, como dizer? Defenestrada. Mesmo errada, era a palavra exata. Um dia, finalmente, procurei no dicionário. E aí está o Aurelião que não me deixa mentir. "Defenestração" vem do francês "defenestration". Substantivo feminino. Ato de atirar alguém ou algo pela janela! Acabou a minha ignorância mas não a minha fascinação. Um ato como este só tem nome próprio e lugar nos dicionários por alguma razão muito forte. Afinal, não existe, que eu saiba, nenhuma palavra para o ato de atirar alguém ou algo pela porta, ou escada abaixo. Por que, então, defenestração? Talvez fosse um hábito francês que caiu em desuso. Como o rapé. Um vício como o tabagismo ou as drogas, suprimido a tempo.

— Les defenestrations. Devem ser proibidas.
— Sim, monsieur le Ministre.
— São um escândalo nacional. Ainda mais agora, com os novos prédios.
— Sim, monsieur le Ministre.
— Com prédios de três, quatro andares, ainda era admissível. Até divertido. Mas daí para cima vira crime.

Todas as janelas do quarto andar para cima devem ter um cartaz: "Interdit de defenestrer". Os transgressores serão multados. Os reincidentes serão presos. Na Bastilha, o Marquês de Sade deve ter convivido com notórios defenestreurs. E a compulsão, mesmo suprimida, talvez ainda persista no homem, como persiste na sua linguagem. O mundo pode estar cheio de defenestradores latentes.

— É esta estranha vontade de atirar alguém ou algo pela janela, doutor...
— Hmm. o impulsus defenestrex de que nos fala Freud. Algo a ver com a mãe. Nada com o que se preocupar 4 diz o analista, afastando-se da janela.

Quem entre nós nunca sentiu a compulsão de atirar alguém ou algo pela janela? A basculante foi inventada para desencorajar a defenestração.
Toda a arquitetura moderna, com suas paredes externas de vidro reforçado e sem aberturas, pode ser uma reação inconsciente a esta volúpia humana, nunca totalmente dominada.

Na lua-de-mel, numa suite matrimonial no 17º andar.

— Querida...
— Mmmm?
— Há uma coisa que eu preciso lhe dizer...
— Fala, amor.
— Sou um defenestrador.

E a noiva, em sua inocência, caminha para a cama:

— Estou pronta para experimentar tudo com você. Tudo!

Uma multidão cerca o homem que acaba de cair na calçada. Entre gemidos, ele aponta para cima e balbucia:

— Fui defenestrado... Alguém comenta:
— Coitado. E depois ainda atiraram ele pela janela!

Agora mesmo me deu uma estranha compulsão de arrancar o papel da máquina, amassá-lo e defenestrar esta crônica. Se ela sair é porque resisti.

Luiz Fernando Veríssimo
Considere o trecho "Quem entre nós nunca sentiu a compulsão de atirar alguém ou algo pela janela? A basculante foi inventada para desencorajar a defenestração." As palavras "quem", "entre", "ou" e "basculante" são, respectivamente, das categorias gramaticais:
Alternativas
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: IEMA - ES
Q1238673 Segurança e Saúde no Trabalho
Com referência à gestão da qualidade ambiental, julgue o próximo item.
A ISO 14001 é uma norma que se aplica apenas a organizações multinacionais.
Alternativas
Ano: 2014 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Novo Horizonte - SP
Q1233147 Noções de Informática
Para responder às questões apresentadas a seguir, considere: Todos os programas estão com suas configurações padrão de instalação;  Todos os programas estão instalados e rodando no Windows 7 Professional, ambos em Português do Brasil;  A menos que o enunciado declare o contrário, a versão do programa é a mais antiga dentre as indicadas no programa do edital; O mouse está configurado para destro, com 3 botões, sendo que o botão central é o botão de rolagem (scroll) do mouse.
Analise as assertivas sobre o programa Bloco de notas, disponível na instalação padrão do 
Windows 7 Professional.
I. A opção Hora/Data do menu Editar exibe a data e a hora atual na barra de status do programa.
II. É possível inserir cabeçalho e nota de rodapé nos documentos editados com o programa.
III. É possível alterar a fonte, o estilo da fonte e o tamanho do texto exibido no programa.
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Ano: 2015 Banca: FAUEL Órgão: Prefeitura de Ortigueira - PR
Q1214310 História
Assinale a alternativa que aponta corretamente os anos em que teve início e fim o período da ditadura militar no Brasil.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: A
5: B
6: E
7: B
8: A
9: B
10: B
11: D
12: D
13: B
14: D
15: A
16: C
17: E
18: E
19: A
20: B