Questões de Concurso Comentadas para técnico - desenho

Foram encontradas 15 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3053751 Arquitetura

De acordo com a NBR 6492 – Documentação Técnica para projetos arquitetônicos e urbanísticos – Requisitos, deve-se utilizar para a representação de materiais em desenho técnico arquitetônico, a convenção determinada na referida norma.

A seguir uma figura com a representação de um material.


Imagem associada para resolução da questão


A Figura apresenta a representação em desenho arquitetônico do material, chamado:

Alternativas
Q3053749 Arquitetura

A NBR 6492 – Documentação Técnica para projetos arquitetônicos e urbanísticos – Requisitos, estabelece recomendações quanto a representações e simbologias. Dentre elas, as apresentadas a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa em que se apresenta a definição de cada número representado na Figura.

Alternativas
Q3053747 Arquitetura

O sistema computacional CAD é uma ferramenta comumente utilizada para realização de representações gráficas. A imagem apresentada é referente à parte da barra de ferramentas do software AUTOCAD.


Imagem associada para resolução da questão


A seta indica o comando: 

Alternativas
Q2657399 Português
Analise os períodos a seguir e identifique quais estão de acordo com os preceitos gramaticais da Língua Portuguesa do Brasil, no que se refere ao uso de próclise, mesóclise e ênclise.

I. Hoje, pode-se corrigir o erro de ontem.
II. Dever-se-ia evitar erros, quando já se sabe como os corrigir.
III. Deveria -se evitar erros, quando já sabe-se como corrigi-los. IV. Se deveria evitar erros, quando já se sabe como os corrigi-los.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2657396 Português
“Nós aprendemos com os erros?”
Erro não é para ser punido, é para ser corrigido. O que deve ser punido é a negligência, a desatenção e o descuido. O erro faz parte do processo de acerto, da tentativa de inovação, da procura de construir algo melhor. Ninguém é imune ao erro. A frase clássica “errar é humano” não é uma justificativa, é uma explicação. Ela significa, entre outras coisas, que nós somos, sim, passíveis de errar, mas insisto: o erro não é para ser punido, é para ser corrigido. Corrige-se o erro de modo que quem errou faça direito da próxima vez.
Não haveria inovação na vida humana se o erro não tivesse o seu lugar. Aí se diria: “nós aprendemos com os erros?” Não, aprendemos com a correção dos erros. Se aprendêssemos com os erros, o melhor método pedagógico seria errar bastante, e há erros que são fatais, terminais. Na escola, com frequência colocavam no acerto um “C” pequenininho em azul no meu trabalho, e quando errava, não é que eles colocavam um “E” em vermelho, grandão, valorizando algo que deve ser corrigido, e não punido?
O físico Albert Einstein dizia algo que nos ajuda a refletir: “Tolo é aquele que faz as coisas sempre do mesmo jeito e espera resultados diferentes”. Algumas pessoas rejeitam o lugar do erro. Urge relativizar essa postura, e isso não é querer elogiar o erro, mas admiti-lo no dia a dia.
Texto de Mario Sergio Cortella, retirado do livro “Pensar bem nos faz bem – filosofia, religião, ciência e educação. Título original: Erro.
Identifique a alternativa em que a sequência de palavras segue, respectivamente, esta ordem: oxítona, paroxítona, proparoxítona.
Alternativas
Q647882 Português
Assinale a alternativa que apresenta o comentário INCORRETO sobre o trecho abaixo: Ele estudava as lições quando foi interrompido.
Alternativas
Q647881 Português
Indique a alternativa em que aparece uma interjeição:
Alternativas
Q647880 Português
Assinale a alternativa em que todas as palavras são exemplos de dígrafos:
Alternativas
Q647879 Português

No que se refere à figuras de linguagem, observe as frases e assinale a alternativa que corresponda às suas classificações correspondentes:


I – João almoçou ao meio dia, Joana às treze horas, Maria às treze e trinta.


II – Quando Deus fecha uma porta, abre uma janela.


III – Seus olhos eram luzes brilhantes.

Alternativas
Q647878 Português

Sobrefonologia e fonética, observe as afirmativas a seguir: 


I - A fonética se diferencia da Fonologia por considerar os sons independentes das oposições paradigmáticas e combinações sintagmáticas.


II - A fonética estuda os sons como entidades físico-articulatórias associadas. É a parte da Gramática que estuda de forma geral os fonemas, ou seja, os sons que as letras emitem.


III - À fonologia cabe estudar as diferenças fônicas intencionais, distintivas, isto é, que se unem a diferenças de significação; estabelecer a relação entre os elementos de diferenciação e quais as condições em que se combinam uns com os outros para formar morfemas, palavras e frases.


Assinale a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Q647877 Português
Assinale a alternativa em que as palavras podem servir de exemplos de parônimos:
Alternativas
Q1151064 Arquitetura
De acordo com a Norma NBR 6492/94, a hachura a seguir representa qual material?


Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: D
5: C
6: C
7: C
8: D
9: A
10: A
11: C
12: A
13: C
14: A
15: C