Questões de Concurso Comentadas para odontólogo especialista - pacientes especiais

Foram encontradas 48 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3054755 Português
Leia, com atenção, o texto e, a seguir, responda à questão.

Texto

O mundo precisa da sua originalidade – e você também

Patrícia Cotton


      A palavra alemã Zeitgeist insinua que somos afetados – ou até mesmo assombrados – pelo espírito do tempo em que vivemos. Esse “fantasma” dá o tom do nosso ambiente cultural e intelectual, e sobretudo das nossas escolhas. O tempo seria uma espécie de molde que torna impossível o exercício pleno da originalidade. E na contemporaneidade isso tem se tornado ainda mais agudo. Fórmulas prontas nos levam a crer que o visível, o recorrente e o seguro são o mesmo que “sucesso”. Padrões de comunicação, de estética, de mentalidade política, de gestão e de autoprodutização apostam cada vez mais na previsibilidade anticancelamento, asfixiando o pioneirismo e a criatividade. Estamos, afinal, perdendo a capacidade de ser originais?

      Sendo uma exímia voyer digital, venho notando há alguns anos certos modelos se cristalizando. Postar fotos com o date, por exemplo, virou o novo anel de compromisso. Estudos, refeições, férias, mudanças de trabalho, e até mesmo malhação – outrora aspectos naturais da existência – tornaram-se extraordinários (uma vez publicados, claro). A espetacularização permanente de quase tudo virou uma espécie de “prova de vida” do INSS. Uma vibe na linha de “mãe, olha o desenho que eu fiz!”. Dando uma de Analista de Bagé, parece que o silêncio (digital) virou sinal de que as coisas, enfim, vão bem.

      Falando da nossa realidade analógica, somos fruto de um momento de inspiração original dos nossos pais. Digitais, DNA e voz comprovam a nossa singularidade estrutural, nossa gênese inquestionável. Originalidade, por este prisma, é um bem democrático, já que a única coisa que não pode ser copiada é justamente você. Se irá aproveitar isso ou não, é outra história. Fato é: o esquecimento deste ativo que é a singularidade nos distancia não apenas de nós mesmos, mas de compor o todo de uma comunidade diversa.
     
      [...]

      Ao seguir hábitos e padrões de forma irrefletida, indivíduos e negócios vão se tornando muito mais objeto do que sujeito de suas ações. Abatidos pelo Zeitgeist e pela autoconsciência anêmica, fica cada vez mais difícil surpreender. Parece, inclusive, que foi em outra vida que o mote “pense diferente”, da Apple, teve algum valor. Estamos cada vez menos originais, viciados em benchmarks, engajamentos e teses de investimento que trazem supostas garantias.

      Paradoxalmente, nunca precisamos tanto da originalidade para enfrentar os problemas complexos e inéditos que temos vivenciado coletivamente. E também para a autorrealização individual.

      O tópico da autorrealização me faz lembrar que, por muito tempo, acreditei que ser acessível era ser comprometida, sobretudo profissionalmente. À luz disso, me viciei em um “crackberry” (gíria que se refere à natureza viciante dos smartphones BlackBerry, que eram conhecidos por suas ferramentas eficientes de e-mail, mensagens e produtividade) como instrumento de trabalho. Na época, achava natural que aquele aparelho fosse minha extensão, sem me dar conta dessa perigosa simbiose. Durante um autoexperimento de mudança, em que fiquei quase um ano sem celular, tive o melhor e mais transformador período da minha vida. Desde então, cultivo uma comunicação ecológica, fora da “whatsApplândia” e afins. Sua suposta conveniência jamais me convenceu, e a vida “semioffline” segue trazendo bons frutos, apesar de todas as reclamações, controvérsias e perdas que conscientemente enfrento. O que muitos denominam de loucura, aprendi a chamar de originalidade.

     Encontrar o próprio caminho original não é fácil, mas certamente é mais interessante que o consumo irrestrito de clichês e benchmarks. Ser original é trabalhar na margem de manobra entre o espírito do tempo que nos influencia, e o que é de alcance consciente. É entender que destino é também – mas não só – origem. É expressar a essência na existência através de escolhas corajosamente autênticas. É ser subversivo, fazer algo que ainda não foi imaginado. E pagar os eventuais pedágios com um discreto sorriso de Monalisa no rosto.


Disponível em: https://vidasimples.com/. Acesso em: 22 maio 2024. Adaptado. 
Tendo em vista a construção do texto, verifica-se

I - uso reiterado de estrangeirismos.
II - diferentes usos das aspas.
III - uso de citação direta.
IV - frequente uso de arcaísmos.
V - uso de neologismos.

Estão CORRETOS os itens 
Alternativas
Q2475812 Odontologia
Com relação ao atendimento odontológico à pessoa com transtorno do espectro autista, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) As reações de repulsa, medo ou desconfiança, podem ser desencadeadas pelos ruídos gerados pelos equipamentos utilizados para realização do tratamento, bem como sabores desagradáveis dos medicamentos.
( ) A abordagem odontológica, em casos de urgência, precisa ser cuidadosa, acaba por ser prejudicada, tornando o paciente com transtorno do espectro autista, arredio e distante, dificultando a comunicação e o entendimento, sendo necessário, muitas vezes, o uso de estabilizadores específicos.
( ) Os pacientes com transtorno do espectro autista sempre reagem bem a estímulos sensoriais (visuais, auditivos, olfativos, vestibulares e proprioceptivos) sem interferência no tratamento odontológico.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2475811 Odontologia
O olhar humanizado e a necessidade do atendimento à pessoa com deficiência de forma integral impactaram na odontologia moderna, particularmente na odontologia direcionada ao usuário com necessidades especiais, fornecendo aos profissionais um conjunto de estratégias para permitir que a equipe realize um atendimento abrangente e seguro, de uma forma menos restritiva.
Com relação aos cuidados odontológicos das pessoas com deficiência, analise os itens a seguir.

I. A atenção integral à saúde da pessoa com deficiência é possível sem profissionais de saúde treinados e/ou capacitados e sem pontos de atenção da rede de saúde articulados em todo território nacional.
II. O cuidado odontológico das pessoas com deficiência precisa ser planejado juntamente com outras intervenções terapêuticas, priorizando a promoção da saúde e a prevenção de agravos.
III. A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência foi ampliada nos últimos anos com um maior número de ofertas de educação continuada em saúde para os profissionais, com o aumento do número de vagas de residência multiprofissional com ênfase em pessoas com deficiência.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2475810 Odontologia
Leia o texto a seguir.

“A espasticidade é uma das sequelas mais comuns nas lesões do Sistema Nervoso Central e afeta milhões de pessoas com paralisia cerebral. Dentre os sintomas, há a hiperatividade do reflexo, a hipertonia, a debilidade e o relaxamento muscular anormal (LANCE, 1980), a pouca mímica, a retração labial superior, a tensão lingual, podendo apresentar projeção, _____, _____ e palato ogival, a _____, as infecções respiratórias de repetição, com consequente retenção de secreção traqueobrônquica, as dificuldades de deglutição, a disfagia, a sucção dificultada pela tensão muscular, que não permite vedamento labial eficaz, e o descontrole da musculatura orofaríngea, facilitando o escoamento externo da saliva.”

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento lido.
Alternativas
Q2475809 Odontologia
Na organização do cuidado à saúde bucal da pessoa com deficiência, é recomendado que as unidades básicas de saúde, além da assistência odontológica preventiva-curativa nas unidades de saúde da família, realizem a articulação com os outros pontos de atenção da rede de atenção à saúde, e atuem junto às equipes de referência e ao Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica. Com relação a organização do cuidado à saúde bucal da pessoa com deficiência, analise os itens a seguir.

I. Fazer o encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), quando houver necessidade.
II. Delegar a responsabilidade pela detecção das necessidades, dos encaminhamentos, evolução e reabilitação para os centros de especialidade odontológica.
III. Planejar o atendimento na clínica de forma a reduzir os fatores de estresse, como: atendimentos com hora marcada (tempo de espera mínimo); redução de ruídos no ambiente ambulatorial; e presença do cuidador ou responsável (previamente instruído), quando necessário, durante o manejo do comportamento e os procedimentos operatórios, pedindo auxílio para o posicionamento na cadeira odontológica e a comunicação com o usuário.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2475808 Odontologia
Com relação a indicação dos procedimentos odontológicos sob anestesia geral, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Viabilizar procedimentos odontológicos em usuários portadores de lesões neurológicas, síndromes e transtornos comportamentais que não permitiram o condicionamento para atendimento em ambulatório.
( ) Cirurgias complexas (dentes retidos), múltiplas necessidades clínicas e/ou cirúrgicas em paciente não colaborativo.
( ) Atendimentos cirúrgicos de urgência (drenagem de abcesso, trauma).

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2475807 Odontologia
As opções a seguir apresentam a abordagem do paciente com necessidade especial nos Centros de Especialidades Odontológicas, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2475806 Odontologia
Os serviços de atenção à saúde bucal vêm se organizando de forma a possibilitar a atenção integral que se inicia pela organização do processo de trabalho na rede básica, somando-se às ações em outros níveis assistenciais, compondo o cuidado à saúde. Os Centros de Especialidades Odontológicas são pontos de Atenção Secundária Ambulatorial que utilizam os mecanismos de referência e contrarreferência, o apoio matricial e a educação permanente em saúde como instrumentos, para assegurar a integralidade do atendimento, buscando, desta forma, superar a fragmentação das ações e a descontinuidade da atenção à saúde, organizando uma rede de atenção coordenada pela Atenção Básica.
Entre os serviços característicos dos Centros de Especialidades Odontológicas como clínica especializada/ambulatório das especialidades, incluem-se
Alternativas
Q2475805 Odontologia
Com relação aos objetivos e principal linha de atuação do Brasil Sorridente, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Seu principal objetivo é a reorganização da prática e a qualificação das ações e serviços oferecidos, reunindo ações em saúde bucal voltadas para os cidadãos de todas as idades, com ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)
( ) As principais linhas de ação do Brasil Sorridente são a efetivação apenas da atenção especializada (especialmente com a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) sem a reorganização do acesso a saúde bucal na atenção primária.
( ) Constitui-se de uma série de medidas que têm como objetivo garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, entendendo que esta é fundamental para a saúde geral e para a qualidade de vida da população.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2475804 Odontologia
O Art. 18 da Lei n°13.146/2015, dispõe sobre a atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade, por intermédio do SUS, garantindo acesso universal e igualitário.
Com relação ao direito à saúde da pessoa com deficiência, as ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência, analise os itens a seguir.

I. Diagnóstico e intervenção precoces, realizados por equipe multidisciplinar.
II. Atendimento domiciliar multidisciplinar, tratamento ambulatorial e internação.
III. Informação adequada e acessível à pessoa com deficiência e a seus familiares sobre sua condição de saúde.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2475802 Odontologia
Após a finalização da extração de dente incluso, o retalho realizado deve voltar a sua posição original, por meio de sutura.
Segundo Peterson, entre as múltiplas funções da sutura, a mais importante é 
Alternativas
Q2475801 Odontologia
As opções a seguir apresentam os princípios básicos para extração de dentes inclusos, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2475800 Odontologia
Relacione tipos de técnica anestésica, às respectivas inervações sensitivas dos dentes.

1. Nervo alveolar inferior
2. Nervo alveolar superior posterior
3. Nervo lingual
4. Nervo alveolar superior anterior

( ) todos os dentes inferiores.
( ) tecido mole lingual de todos os dentes.
( ) caninos e incisivos superiores.
( ) molares superiores, exceto a raiz mesiovestibular do primeiro molar.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q2475798 Odontologia
O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião-dentista, profissionais técnicos e auxiliares, e pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da Odontologia, em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontologia, segundo suas atribuições específicas.
Com relação a constituição dos direitos fundamentais dos profissionais inscritos, segundo suas atribuições específicas, analise os itens a seguir.

I. diagnosticar, planejar e executar tratamentos, com liberdade de convicção, nos limites de suas atribuições, observados o estado atual da Ciência e sua dignidade profissional.
II. aceitar qualquer disposição estatutária, regimental, de instituição pública ou privada, que limite a escolha dos meios a serem postos em prática para o estabelecimento do diagnóstico e para a execução do tratamento, bem como realizar a execução de atividades que não sejam de sua competência legal;
III. decidir, em qualquer circunstância, levando em consideração sua experiência e capacidade profissional, o tempo a ser dedicado ao paciente ou periciado, acumulando encargos, consultas, perícias ou qualquer outra avaliação do exercício da Odontologia.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2475797 Odontologia
As opções a seguir apresentam algumas regras em que se aplica a ergonomia no consultório dentário, à exceção de uma. Assinale-a 
Alternativas
Q2475795 Odontologia
As opções a seguir apresentam etapas do passo a passo da técnica anestésica intra ou transpapilar, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2475794 Odontologia
Relacione os tópicos sobre as orientações dos cuidados pósoperatórios cirúrgicos, às suas respectivas definições.

1. Repouso
2. Alimentação
3. Cuidados com a ferida
4. Higiene bucal

( ) Algum sangramento poderá ocorrer nesse período.
( ) A alimentação deverá ser líquida ou pastosa, nas primeiras horas pós cirúrgica.
( ) Escove os dentes normalmente, tomando cuidado com a área operada.
( ) Ao deitar mantenha a cabeça mais elevada do que o restante do corpo.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q2475793 Odontologia
Segundo o protocolo de atendimento dos pacientes que apresentam como complicação pós-operatória a hemorragia proposta por Andrade, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Deve-se limpar a área solicitando que o paciente faça um bochecho rigoroso com água morna.
( ) Deve-se anestesiar, preferencialmente por meio de bloqueio regional, empregando solução de lidocaína 2% ou mepivacaína 2% com epinefrina 1:100.000.
( ) Conter o sangramento com compressão e suturas oclusivas.

As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q2475792 Odontologia
Para os critérios de escolha da solução anestésica local, além das condições sistêmicas dos pacientes, consideram-se também as características do procedimento a ser realizado.
Com relação à essas situações mais rotineiras da clínica odontológica, analise os itens a seguir.

I. A solução é escolhida em função do tempo de duração da anestesia pulpar e do grau de hemostasia exigidos para um determinado procedimento.
II. Para os procedimentos invasivos ou de maior tempo de duração como tratamentos endodônticos complexos e colocação de implantes), a mepivacaína a 3% sem vasoconstrictor é o mais indicado.
III. Para procedimentos de média a curta duração, que demandam tempo de anestesia pulpar maior que 30 minutos a lidocaína 2% com epinefrina 1:100.000 ou 1:200.000 é indicada.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2475791 Odontologia
As alternativas abaixo apresentam exemplos de pacientes com determinados comprometimentos sistêmicos nos quais as soluções anestésicas contendo epinefrina não são recomendadas, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: D
5: D
6: A
7: C
8: B
9: D
10: A
11: A
12: C
13: D
14: A
15: D
16: A
17: B
18: C
19: D
20: C