Questões de Concurso Comentadas para enfermeiro - nefrologia

Foram encontradas 269 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1846819 Enfermagem
Assinale a opção que corresponde a uma função privativa do Enfermeiro.
Alternativas
Q1846818 Enfermagem
Assinale a opção que indica a principal indicação dialítica em paciente com lesão renal aguda.
Alternativas
Q1846817 Enfermagem
Atenção: a questão seguinte deve ser respondida a partir das informações abaixo.
Paciente renal crônico, masculino, 56 anos, em tratamento hemodialítico três vezes por semana, foi diagnosticado com deficiência absoluta de ferro, sendo prescrita terapia de reposição. 
A reposição de ferro prescrita para esse paciente tem como um dos objetivos manter os níveis de hemoglobina entre
Alternativas
Q1846816 Enfermagem

Atenção: a questão seguinte deve ser respondida a partir das informações abaixo.


Paciente renal crônico, masculino, 56 anos, em tratamento hemodialítico três vezes por semana, foi diagnosticado com deficiência absoluta de ferro, sendo prescrita terapia de reposição.


Assinale a opção que indica o critério necessário para o estabelecimento desse diagnóstico.

Alternativas
Q1846815 Enfermagem
De acordo com as normas de funcionamento dos serviços de diálise, após serem submetidos a processamento automático, os dialisadores podem ser utilizados para o mesmo paciente por, no máximo, 
Alternativas
Q1846814 Enfermagem
No tratamento de pacientes com lesão renal recomenda-se manter os valores da Pressão Arterial Média (PAM) e do Hematócrito, respectivamente,
Alternativas
Q1846813 Enfermagem
A disfunção do Cateter Venoso Central (CVC) é definida como a incapacidade de alcançar, nos primeiros 60 minutos de hemodiálise, um fluxo menor ou igual a
Alternativas
Q1846812 Enfermagem
Quando uma fístula arteriovenosa é implantada no antebraço ela une a
Alternativas
Q1846811 Enfermagem
Sobre os protocolos relacionados aos procedimentos dialíticos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A falência de ultrafiltração (UF) na diálise peritoneal ocorre quando se obtém uma UF inferior a 600mL após 4 horas de infusão de 2 litros de solução glicosada a 3,8%. ( ) Após cada sessão de hemodiálise deve-se lavar as vias do cateter venoso com solução fisiológica e preencher cada uma com 3mL de heparina diluída. ( ) A anticoagulação sistêmica contínua com heparina deve ser interrompida 1 hora antes do final da sessão de hemodiálise.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q1846810 Enfermagem
Um paciente em terapia renal substitutiva, realiza tratamento dialítico em casa, de forma manual, com 4 trocas diárias.
Essa modalidade é denominada
Alternativas
Q1846809 Enfermagem
Assinale a opção que indica a principal e mais grave complicação da diálise peritoneal.
Alternativas
Q1846808 Enfermagem
Recomenda-se reposição de bicarbonato para todos os pacientes com doença renal crônica em estágio 4 que apresentem nível sérico de bicarbonato abaixo de
Alternativas
Q1846807 Enfermagem
Considerando os requisitos para funcionamento dos serviços de diálise, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e F para a falsa.
( ) É vedada a realização de diálise peritoneal em sistema aberto. ( ) A assistência ao paciente com sorologia positiva para hepatite B deve ser realizada por profissional exclusivo durante toda a sessão de hemodiálise. ( ) É vedado o reuso de dialisadores que não possuam capilares com membrana biocompatível.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q1846806 Enfermagem
No tratamento do paciente renal crônico e diabético recomenda-se que a hemoglobina glicada (HbA1c) seja mantida em torno de
Alternativas
Q1846805 Enfermagem
Assinale a opção que corresponde a uma contraindicação relativa para diálise peritoneal.
Alternativas
Q1846804 Enfermagem
Assinale a opção que indica o exame que o paciente em hemodiálise deve realizar semestralmente.
Alternativas
Q1846802 Enfermagem
Após ser retirado do doador, o rim deve ser enxertado no receptor em até
Alternativas
Q1846801 Enfermagem
A modalidade de terapia renal substitutiva na qual é usado um filtro com membrana, em geral sintéticas e altamente permeáveis, e as trocas são feitas por convecção, é denominada
Alternativas
Q1846800 Enfermagem
Uma das principais complicações do transplante renal é a rejeição aguda. Essa rejeição ocorre
Alternativas
Q1846798 Enfermagem
Paciente com lesão renal aguda pré-renal apresenta um comprometimento decorrente de
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: C
5: D
6: C
7: A
8: E
9: E
10: D
11: B
12: A
13: E
14: A
15: E
16: A
17: E
18: B
19: D
20: C