Questões de Concurso Comentadas para enfermeiro - sanitarista

Foram encontradas 33 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1721001 Enfermagem
Ainda sobre o mesmo tema, a Portaria n° 399/GM/MS, de 22 de fevereiro de 2006, especificamente sobre as diretrizes para gestão do SUS no Pacto de Gestão, a “Regionalização é uma diretriz do Sistema Único de Saúde e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores”. O planejamento da Regionalização possui determinados instrumentos, estes que estão expostos corretamente na alternativa:
Alternativas
Q1720996 Enfermagem
Com relação à Educação Popular em Saúde, considere a alternativa que traz informações incorretas:
Alternativas
Q1720995 Enfermagem
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM é composto por três indicadores, sendo eles:
Alternativas
Q1720994 Enfermagem
De acordo com a Portaria 264/2020, a Leptospirose:
Alternativas
Q1720993 Enfermagem
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz – FioCruz, dada a natureza específica de cada doença ou agravo à saúde, a notificação deve seguir um processo:
Alternativas
Q1720992 Enfermagem
Dos dados e informações que alimentam o Sistema de Vigilância Epidemiológica, número de habitantes e características de sua distribuição, condições de saneamento, climáticas, ecológicas, habitacionais e culturais, são exemplos de dados:
Alternativas
Q1720991 Enfermagem
De acordo com a RDC ANVISA no 306/04 e Resolução CONAMA no 358/05, os Resíduos Sólidos de Saúde - RSS são classificados em cinco grupos. O grupo A engloba RSS do tipo:
Alternativas
Q1720990 Enfermagem

Com relação aos riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública a NBR 10.004/2004 classifica os resíduos sólidos em duas classes: classe I e classe II. Os resíduos classe II denominados não perigosos, podendo citar como exemplos:


I - resíduos comerciais.

II – resíduos residenciais.

III - resíduos agrícolas.

IV – resíduos da construção civil.


São descritos como resíduos de fontes especiais os citados em:

Alternativas
Q1720989 Enfermagem
A Amebíase conhecida também como Disenteria amebiana é causada pela Entamoeba histolytica, um tipo de:
Alternativas
Q1720988 Enfermagem
A Malária é causada por um protozoário esporozoário do gênero:
Alternativas
Q1720987 Saúde Pública

As formas de transmissão das doenças por meio da água são:


I - ao tomar água contaminada por micróbios ou que contenha substâncias prejudiciais à saúde humana.

II - ao ingerir alimentos contaminados pela água.

III - ao tomar banho ou praticar esportes em água onde existam parasitas.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q1720984 Enfermagem
A Cenadi é o complexo logístico de armazenamento e distribuição, representa o primeiro nível da cadeia de frio, possui câmara fria com temperaturas controladas de +2ºC a +8ºC; e de -20ºC a -15ºC, além de área climatizada com temperatura controlada entre:
Alternativas
Q1720983 Enfermagem
De acordo com a esquematização da Rede de Frio, de distribuição das vacinas. Após sair da instância estadual, a vacina segue em direção à instância:
Alternativas
Q1720982 Enfermagem
De acordo com o Calendário Vacinal do Ministério da Saúde, o primeiro reforço da vacina Meningocócica C deve ser administrado aos:
Alternativas
Q1708763 Estatuto da Pessoa Idosa - Lei nº 10.741 de 2003
A Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003, trata de temas importantes como a saúde do idoso.
Sobre tal ponto, considerando a legislação em referência, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1708744 História e Geografia de Estados e Municípios

Marque a alternativa INCORRETA


O conjunto de pessoas que praticam alguma atividade produtiva ou população economicamente ativa, estão distribuídos nos três setores da economia, esses são: setor primário, setor secundário e setor terciário.

A imagem abaixo mostra um exemplo do setor primário


Imagem associada para resolução da questão


Com relação à produção de milho no município de Passira-PE, julgue as afirmativas abaixo:


I- Atualmente é um dos principais produtores de milho do estado de Pernambuco.

II- Entrou na rota da produção de milho hibrido geneticamente adequado para a região do semiárido nordestino.

III- 400 hectares de terras, que corresponde a 70% da área territorial do município são de plantação irrigada o que possibilita a colheita apenas no período do inverno.


Está(ão) incorreta(s)

Alternativas
Q1708733 Português

TEXTO I

Do bom uso do relativismo


     Hoje, pela multimídia, imagens e gentes do mundo inteiro nos entram pelos telhados, portas e janelas e convivem conosco. É o efeito das redes globalizadas de comunicação. A primeira reação é de perplexidade que pode provocar duas atitudes: ou de interesse para melhor conhecer, que implica abertura e diálogo, ou de distanciamento, que pressupõe fechar o espírito e excluir. De todas as formas, surge uma percepção incontornável: nosso modo de ser não é o único. Há gente que, sem deixar de ser gente, é diferente.

     Quer dizer, nosso modo de ser, de habitar o mundo, de pensar, de valorar e de comer não é absoluto. Há mil outras formas diferentes de sermos humanos, desde a forma dos esquimós siberianos, passando pelos yanomamis do Brasil, até chegarmos aos sofisticados moradores de Alphavilles, onde se resguardam as elites opulentas e amedrontadas. O mesmo vale para as diferenças de cultura, de língua, de religião, de ética e de lazer.

     Deste fato surge, de imediato, o relativismo em dois sentidos: primeiro, importa relativizar todos os modos de ser; nenhum deles é absoluto a ponto de invalidar os demais; impõe-se também a atitude de respeito e de acolhida da diferença porque, pelo simples fato de estar-aí, goza de direito de existir e de coexistir; segundo, o relativo quer expressar o fato de que todos estão de alguma forma relacionados. Eles não podem ser pensados independentemente uns dos outros, porque todos são portadores da mesma humanidade.

  Devemos alargar a compreensão do humano para além de nossa concretização. Somos uma geossociedade una, múltipla e diferente.

    Todas estas manifestações humanas são portadoras de valor e de verdade. Mas são um valor e uma verdade relativos, vale dizer, relacionados uns aos outros, autoimplicados, sendo que nenhum deles, tomado em si, é absoluto.

     Então não há verdade absoluta? Vale o everything goes de alguns pós-modernos? Quer dizer, o “vale tudo”? Não é o vale tudo. Tudo vale na medida em que mantém relação com os outros, respeitando-os em sua diferença. Cada um é portador de verdade mas ninguém pode ter o monopólio dela. Todos, de alguma forma, participam da verdade. Mas podem crescer para uma verdade mais plena, na medida em que mais e mais se abrem uns aos outros.

     Bem em dizia o poeta espanhol António Machado: “Não a tua verdade. A verdade. Vem comigo buscá-la. A tua, guarde-a”. Se a buscarmos juntos, no diálogo e na cordialidade, então mais e mais desaparece a minha verdade para dar lugar à Verdade comungada por todos.

     A ilusão do Ocidente é de imaginar que a única janela que dá acesso à verdade, à religião verdadeira, à autêntica cultura e ao saber crítico é o seu modo de ver e de viver. As demais janelas apenas mostram paisagens distorcidas. Ele se condena a um fundamentalismo visceral que o fez, outrora, organizar massacres ao impor a sua religião e, hoje, guerras para forçar a democracia no Iraque e no Afeganistão.

     Devemos fazer o bom uso do relativismo, inspirados na culinária. Há uma só culinária, a que prepara os alimentos humanos. Mas ela se concretiza em muitas formas, as várias cozinhas: a mineira, a nordestina, a japonesa, a chinesa, a mexicana e outras. Ninguém pode dizer que só uma é a verdadeira e gostosa e as outras não. Todas são gostosas do seu jeito e todas mostram a extraordinária versatilidade da arte culinária. Por que com a verdade deveria ser diferente?


LEONARDO BOFF - http://alainet.org


Vocabulário:

Alphavilles: condomínios de luxo

everything goes: literalmente, “todas as coisas vão”; equivale à expressão “vale tudo”Do bom uso do relativismo

Na passagem extraída do texto I “(...) primeiro, importa relativizar todos os modos de ser; nenhum deles é absoluto a ponto de invalidar os demais (...)” (3º parágrafo), o ponto e vírgula marca uma determinada relação semântica; assinale a opção que apresenta um conectivo que poderia substituir o sinal de pontuação, mantendo o sentido original, fazendo-se as adaptações necessárias:
Alternativas
Q1640292 Enfermagem
Em relação à Raiva Humana CID 10:A 82, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda que apresenta letalidade de aproximadamente 100%. ( ) Os mamíferos não são os únicos reservatórios do vírus da raiva. ( ) A investigação epidemiológica dos casos de raiva pode ser feita até 30 dias após a notificação do caso.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1640291 Enfermagem
Quais vacinas uma criança de 4 meses deverá receber em uma Unidade de Saúde, considerando que ela não possui vacinas em atraso?
Alternativas
Q1640290 Enfermagem
A contaminação dos ambientes dos serviços de saúde deve ser evitada cotidianamente. Entre os fatores que favorecem essa contaminação, destaca-se:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: C
5: E
6: D
7: B
8: C
9: D
10: A
11: E
12: E
13: C
14: B
15: C
16: C
17: E
18: B
19: B
20: B