Questões de Concurso Comentadas para analista técnico - gestão de pessoas

Foram encontradas 80 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2056628 Gestão de Pessoas

“A administração estratégica de Recursos Humanos privilegia, como objetivo fundamental, a otimização dos resultados finais da organização e da qualidade dos talentos que a compõem” (MARRAS, 2011).

Considerando essa afirmação, não constitui função da gestão estratégica de Recursos Humanos: 

Alternativas
Q2056627 Gestão de Pessoas
Para Dutra (2017), os benefícios representam uma importante complementação da remuneração dos empregados. Considerando essa afirmação, é incorreto afirmar: 
Alternativas
Q2056626 Gestão de Pessoas
Considerando o sistema de remuneração e recompensas apresentado por Marras (2011), é incorreto afirmar:
Alternativas
Q2056625 Gestão de Pessoas
De acordo com Dessler (2014), no que se refere aos métodos de avaliação de desempenho, é incorreto afirmar: 
Alternativas
Q2056624 Gestão de Pessoas
Com relação às etapas do processo de treinamento, de acordo com Chiavenato (2015), assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q2056623 Gestão de Pessoas
Considerando o subsistema de treinamento e capacitação de pessoas nas organizações, segundo Chiavenato (2015), é incorreto afirmar: 
Alternativas
Q2056622 Gestão de Pessoas
No que se refere à socialização das pessoas, conforme Dutra (2017), é incorreto afirmar:
Alternativas
Q2056621 Gestão de Pessoas
Com relação ao subsistema de captação, socialização e movimentação de pessoal nas organizações modernas, segundo Dutra (2017), é incorreto afirmar: 
Alternativas
Q2056620 Gestão de Pessoas

Segundo Dutra (2017), ao longo dos últimos 20 anos, as organizações brasileiras bem-sucedidas em Gestão de Pessoas apresentam pontos comuns entre as políticas e práticas desse tipo de gestão.

Não podem ser consideradas políticas e práticas da Gestão de Pessoas: 

Alternativas
Q2056619 Gestão de Pessoas

“As organizações vêm sofrendo grande pressão do contexto externo, forçando-as a revisar a forma de gerir pessoas” (DUTRA, 2017).

Considerando essa afirmação, constituem premissas para a Gestão de Pessoas, exceto: 

Alternativas
Q2035330 História e Geografia de Estados e Municípios
O Centro Industrial de Contagem, CINCO, foi criado com o objetivo de expandir o parque fabril da cidade.
“O CINCO propiciaria ao município de Contagem participar ativamente da condução do seu processo de industrialização, papel até então representado pelo Estado. [...]”
CONTAGEM. Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Atlas Escolar, Histórico, Geográfico e Cultural do Município de Contagem, Estado de Minas Gerais. Contagem, 2009. p. 27. Disponível em: https://www.contagem. mg.gov.br/arquivos/comunicacao/atlascontagem.pdf. Acesso em: 19 dez. 2022.

A criação do CINCO
Alternativas
Q2035329 Conhecimentos Gerais
Síndrome de burnout
Desde 1º de janeiro, a síndrome passou a ser considerada doença ocupacional, após ser incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na prática, significa que os acometidos agora possuem os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários assegurados no caso das demais doenças relacionadas ao emprego.
SALES, Amanda. Síndrome de burnout [...]. G1. Distrito Federal. DF, 14 ago. 2022. Disponível em: l1nq.com/zzxMS. Acesso em: 22 ago. 2022.

A classificação da Síndrome de burnout como doença ocupacional se explica porque
Alternativas
Q2035328 História e Geografia de Estados e Municípios
Contagem possui muitos bens tombados que, ao se tornarem patrimônio oficial, recebem proteção jurídica especial, considerando a sua função social. Entre esses bens materiais, está o prédio que foi construído na década de 1950 para abrigar o Seminário São José da Ordem dos Carmelitas, onde atualmente está o(a)
Alternativas
Q2035327 Conhecimentos Gerais
Os aditivos industriais usados para tornar os ultraprocessados mais palatáveis também os tornam mais baratos, práticos e acessíveis [...]. “As pessoas mais pobres estão comendo comida de baixa qualidade porque é mais barato”, diz o [...] ex-secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
[...]
Além das doenças crônicas relacionadas ao excesso de peso, muitas crianças com obesidade – incluindo os níveis mais severos – não escapam da desnutrição. Não porque elas não têm o que comer, mas porque as dietas baseadas majoritariamente em produtos ultraprocessados costumam ser pobres em nutrientes essenciais. [...]
LICHOTTI, Camille. “Espoca-bucho” com salsicha, receita pra ficar doente de comida. Revista Piauí. Folha de S. Paulo. 28 jul. 2022. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/ espoca-bucho-salsicha-receita-ficar-doente-de-comida/. Acesso em: 2 ago. 2022.

A reportagem indica o quadro de saúde de crianças no Brasil, sugerindo que
Alternativas
Q2035326 Geografia
O Questionário Básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela dos domicílios é selecionada para responder ao questionário da Amostra, que conta com 77 questões. A investigação nos domicílios selecionados, efetuada por meio do Questionário da Amostra, inclui, além dos quesitos presentes no Questionário Básico, outros mais detalhados, bem como quesitos sobre temas específicos: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.
IBGE. O que é. Censo Demográfico. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/22827-censo-2020-censo4. html?=&t=o-que-e. Acesso em: 15 ago. 2022.

Assinale a alternativa que apresenta característica(s) do Censo 2022: 
Alternativas
Q2035325 História e Geografia de Estados e Municípios
Imagem associada para resolução da questão

CONTAGEM. Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Atlas Escolar, Histórico, Geográfico e Cultural do Município de Contagem, Estado de Minas Gerais. Contagem, 2009. p. 22. Disponível em: https://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/comunicacao/ atlascontagem.pdf. Acesso em: 19 dez. 2022.

No momento atual, as manifestações afroculturais no município de Contagem são expressivas e têm origem
Alternativas
Q2035324 História e Geografia de Estados e Municípios
TEXTO I
“Tempo afora, nos períodos colonial, provincial, república até mais ou menos 15 anos atrás, a generosa cucurbitácea era alimento de pouca valia, embora sua exuberante produção. Desprezada por boa parte da gente de paladar refinado, era considerada “comida de porco”, é de se admirar a ojeriza que o contagense, com raras exceções no passado, nutria pelo cognome das Abóboras [...]. Ora, era comum que os viajantes, tropeiros que se dirigiam à região das Minas, se preocupassem com a semeadura e o plantio de sementes de alimentos: feijão, milho, mandioca, abóbora, ao longo dos caminhos percorridos por eles. Era uma forma de garantir o sustento, driblando a fome que rondava os trechos em direção à zona de mineração, problema sério de abastecimento na região das minas. A formação de pequenas roças era a garantia de alimentação para aqueles tropeiros, viajantes, transeuntes em geral que se dirigiam a Vila Rica e região.”
PREFEITURA DE CONTAGEM. Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Atlas Escolar, Histórico, Geográfico e Cultural do Município de Contagem, Estado de Minas Gerais. Contagem, 2009. p. 15-16. Disponível em: https://www. contagem.mg.gov.br/arquivos/comunicacao/atlascontagem.pdf. Acesso em: 19 dez. 2022.

TEXTO II
15ª edição do “Festival Gastronômico das Abóboras” é realizada em Contagem [...]
O Festival Gastronômico de Abóboras teve início em 2007, com o objetivo de promover o protagonismo da população idosa. Os grupos de convivência se reuniam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), para desenvolver receitas feitas com abóbora.
G1. 15ª edição do ‘Festival Gastronômico das Abóboras’ é realizada em Contagem. G1. Minas Gerais. Disponível em: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/o-que-fazer-embelo-horizonte/noticia/2022/08/26/15a-edicao-do-festivalgastronomico-das-aboboras-e-realizada-em-contagem.ghtml. Acesso em: 28 ago. 2022.

Em Contagem, tem se tornado tradição a realização do Festival Gastronômico das Abóboras, que faz referência
Alternativas
Q2035323 Português
Assinale a alternativa em que as palavras tenham sido acentuadas considerando as mesmas regras que levou ao acento em repórter, desânimo, escarcéu, respectivamente.
Alternativas
Q2035322 Português
Assinale a alternativa em que o pronome relativo se apresenta de forma incorreta.
Alternativas
Q2035320 Português
Leia o texto a seguir para responder a questão.

Novo Marco Legal do Saneamento já gerou mais de R$ 70 bilhões em investimentos
Sancionada em 2020, legislação permitiu a atração de recursos para o setor com a realização de nove leilões de concessão durante o período

    O novo Marco Legal do Saneamento, sancionado em julho de 2020, já gerou cerca de R$ 72,2 bilhões em investimentos para o setor, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Em menos de dois anos, foram garantidos recursos com a realização de nove leilões de concessão de serviços sob as regras da nova legislação.

    Ao todo, 19,3 milhões de pessoas foram beneficiadas em 212 municípios com as licitações, que ocorreram nos estados de Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Amapá, Rio de Janeiro, e nas cidades do Crato, no Ceará, e São Simão, em Goiás.

    O objetivo do Marco Legal do Saneamento é que, até 2033, 99% da população brasileira tenha acesso a água potável e 90% a tratamento e coleta de esgoto. Segundo relatório do Instituto Trata Brasil (ITB), divulgado neste mês, cerca de 100 milhões de brasileiros não dispõem de rede de coleta de esgoto, e 35 milhões não têm acesso a água tratada. O levantamento mostra que somente 31,78% das pessoas, nos 20 piores municípios, são abastecidas com coleta de esgoto, enquanto nos 20 melhores o percentual chega a 95,52%.

    Quando analisado o critério de acesso a redes de água potável, 99,07% da população das 20 melhores cidades tem acesso ao recurso, contra 82,52% da população entre os 20 piores municípios com o serviço.

     A legislação do Marco Legal também definiu regras a serem cumpridas pelos municípios e prestadores de serviços em relação à drenagem urbana e ao manejo de resíduos sólidos urbanos. “A lei traz regras claras e dá segurança jurídica, possibilitando a atração de investidores. Precisamos de cerca de R$ 500 bilhões a R$ 700 bilhões em 10 anos para universalizar os serviços. Mas só conseguiremos chegar a esses valores com recursos públicos e privados”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

    Somente em 2021, o setor de saneamento básico no Brasil garantiu quase R$ 42,8 bilhões em investimentos, de acordo com a pasta. Os leilões de concessões de serviços realizados no período garantiram R$ 37,7 bilhões em recursos.

JULIÃO, Fabrício. Novo Marco Legal do Saneamento já gerou mais de R$ 70 bilhões em investimentos. CNN Brasil. CNN Brasil Business. 1 abr. 2022. Disponível em: https://www. cnnbrasil.com.br/business/novo-marco-legal-do-saneamentoja-gerou-mais-de-r-70-bilhoes-em-investimentos/. Acesso em: 27 ago. 2022.
O texto publicado no site da CNN Brasil apresenta função
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: A
5: C
6: D
7: A
8: C
9: D
10: D
11: D
12: B
13: D
14: A
15: A
16: A
17: C
18: B
19: C
20: B