Questões de Concurso
Comentadas para analista de desenvolvimento ambiental - ciências biológicas
Foram encontradas 45 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Analise as definições abaixo
1. Geoprocessamento é a tecnologia que abrange o conjunto de procedimentos de entrada, manipulação, armazenamento e análise de dados espacialmente referenciados.
2. Geoprocessamento é um conjunto de procedimentos computacionais, que operando sobre bases de dados geocodificados, executam análises, reformulações e síntese sobre os dados ambientais tornando-os utilizáveis em um sistema de processamento automático integrado ao banco de dados.
3. Sensoriamento remoto é a aquisição de informações e/ou estado de um alvo por um sensor, sem estar em contato físico com ele.
4. Sensoriamento remoto é a tecnologia da utilização conjunta de sensores, equipamentos de processamento e transmissão de dados, aeronaves, espaçonaves, com o objetivo de estudar o ambiente terrestre por meio de registro e análise das interações eletromagnéticas com as substâncias componentes do planeta Terra, em suas mais diferentes manifestações.
Estão corretas:
O grupo das Unidades de Uso Sustentável inclui diversas categorias de unidade de conservação. Analise as categorias abaixo:
1. Área de Proteção Ambiental.
2. Monumento Natural
3. Floresta Nacional.
4. Reserva Extrativista.
5. Reserva de Fauna.
6. Reserva de Desenvolvimento Sustentável.
Estão corretamente classificadas como Unidades de Uso Sustentável:
A Sistemática Filogenética busca organizar a biodiversidade a partir de uma perspectiva histórica, tendo como eixo norteador a evolução dos seres vivos. Promove, dessa forma, agrupamentos e separações em “árvores filogenéticas” nas quais táxons que compartilham ancestrais em comum estão mais próximos. Sobre Filogenia de Metazoa, é correto afirmar que:
Quelicerados apresentam enorme importância ecológica, econômica, agrícola, e médico-veterinária. Sobre este grupo, assinale a alternativa correta:
Apesar de sua importância ecológica e como bioindicadores e de sua variedade de tipos reprodutivos, Anfíbios representam um grupo relativamente pouco estudado em Pernambuco. Sobre Amphibia, é correto afirmar que:
Sobre Arthropoda e Annelida, é possível afirmar corretamente que:
Umbela, corimbo, panícula e racemo são termos referentes a que estrutura encontrada em seres vivos?
A Bioestatística é ferramenta de enorme importância para o profissional de Ciências Biológicas, uma vez que os fenômenos biológicos exibem variação natural. Sobre este assunto, assinale a alternativa incorreta:
Analise as afirmações abaixo sobre poluição, e coloque (V) verdadeiro ou (F) falso diante delas:
( ) O processo de utilizar agentes biológicos para “limpar” áreas poluídas e ajudar a restaurar o ambiente é chamado de “biodeterioração”.
( ) Os efeitos de metais pesados, como mercúrio, arsênico, chumbo e cobre incluem a interferência nas funções neurológicas nos vertebrados.
( ) A poluição genética inclui a bioacumulação de DNA na cadeia alimentar.
( ) Nitratos, fosfatos e outros fertilizantes tendem a aumentar a produção biológica quando depositados em rios e lagos uma espécie invasora.
A seqüência correta de cima para baixo é:
Uma espécie de ctenóforo trazida acidentalmente da América do Norte instalou-se no Mar Negro, em 1982, e menos de dez anos depois, já constituía quase 95% de toda a biomassa aquática do Mar Negro. Sobre os riscos da introdução de espécies exóticas como ameaça à biodiversidade, assinale a alternativa correta:
Sobre a extinção de espécies, é possível afirmar corretamente que:
As populações desaparecem quando as mortes excedem os nascimentos durante um período prolongado. Dos fatores abaixo que contribuem para a extinção de populações qual não está diretamente associado à ação antrópica?
O conceito de bioma foi desenvolvido para ecossistemas terrestres, onde as formas de crescimento da vegetação dominante refletem as condições climáticas. Devido à dificuldade de classificar os “biomas” aquáticos de acordo com a vegetação, ecólogos têm se baseado principalmente em características físicas como salinidade, movimento de água e profundidade. Sobre ambientes aquáticos e seus arredores, assinale a alternativa incorreta:
A Mata Atlântica é a segunda maior floresta pluvial tropical do continente americano, que originalmente estendia-se de forma contínua ao longo da costa brasileira, penetrando até o leste do Paraguai e nordeste da Argentina em sua porção sul. Analise as afirmações abaixo:
1. A baixa heterogeneidade ambiental e a uniformidade de habitats contribuíram para a rápida redução da área deste bioma.
2. A Mata Atlântica é hoje considerada um dos 25 “hotspots” do mundo, ou seja, uma área de grande concentração de biodiversidade que merece esforço de mapeamento e conservação.
3. O bioma Mata Atlântica ocupa áreas exclusivamente litorâneas localizadas ao nível do mar.
4. Várias formações encontram-se associadas ao bioma, como mangues, restingas, formações campestres de altitude e brejos.
Estão corretas as afirmações:
Ecólogos com freqüência estabelecem conceitos para lidar com a biodiversidade em escalas locais, regionais e globais. Assinale a alternativa correta:
Sobre ciclos biogeoquímicos, assinale a alternativa correta:
As comunidades existem em um estado de fluxo contínuo, com nascimento e morte de indivíduos. A seqüência de mudanças iniciadas pela perturbação é chamada de sucessão ecológica. Analise as afirmações abaixo:
1. A sucessão primária começa em ambientes recémformados.
2. A sucessão ecológica pode ocorrer em ambientes efêmeros, como um cadáver em decomposição.
3. Para que uma sucessão ecológica se complete, é obrigatória a ocorrência de organismos de todos os táxons.
4. As espécies sucessionais tardias e pioneiras tendem a ter adaptações diferentes.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre ecologia de populações de seres vivos de reprodução sexuada, é possível afirmar corretamente que:
Entre os fatores que justificam esse comprometimento, estão:
I. a infiltração de materiais nos lençóis de água subterrânea; II. a liberação de gases tóxicos; III. a proliferação de roedores e de insetos.
Estão CORRETOS