Questões de Concurso
Comentadas para técnico de nível superior - jornalismo
Foram encontradas 114 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I- torna perene a notícia.
II- possui um público jovem, qualificado e de elevado poder aquisitivo.
III- promove a interatividade com o usuário.
IV- é considerada uma mídia pull.
V- modificou o sentido do furo de reportagem.
- Marque a alternativa CORRETA:
I. Os veículos de comunicação que não mantiveram uma boa relação com a empresa durante os momentos de crise, devem ser retirados do mailing list. II. As ações de divulgação devem buscar fortalecer a credibilidade da empresa para que, aos poucos, a memória dos dados negativos seja substituída por uma percepção positiva por parte do público. III. Devem ser implantados programas que promovam a sustentação da imagem da empresa e a preparem para enfrentar quaisquer circunstâncias adversas e novas crises.
Assinale:
1. Sumário Executivo 2. Situação atual do marketing 3. Estratégia de marketing 4. Programas de ação 5. Orçamento
( ) apresenta a ampla abordagem de marketing que será usada para que os objetivos do plano serem atingidos ( ) Especifica o que será feito, quem fará, quando será feito e quanto custará. ( ) Apresenta uma breve visão do plano proposto para ser examinado rapidamente pela administração. ( ) Faz uma projeção de lucros e perdas o que permite prever os resultados financeiros esperados. ( ) Apresenta dados relevantes de background sobre o mercado, o produto, a concorrência e a distribuição.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.
“A escala _____ é usada para produzir arquivos e imagens para a mídia digital, nos quais as cores são emanadas e _____ umas as outras para novas composições. Já nos processos gráficos, indica‐ se usualmente a escala _____. Mas, quando se quer uma qualidade superior em produtos impressos, pode‐se trabalhar com as cores especiais da escala _____.”
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
O fragmento acima refere‐se
I. A interatividade em um sistema informacional dá ao receptor alguma influência sobre o acesso à informação e certo grau de controle sobre os resultados a serem obtidos. II. No hipertexto, é o designer e o redator que determinam o grau de interatividade, a ordem em que as informações devem ser acessadas e por quanto tempo, cabendo ao usuário apenas clicar nos hiperlinks. III. O hipertexto é um processo eminentemente reativo e quanto menor a interatividade do leitor, maior será sua experiência de imersão, com altos índices de concentração e compreensão do que é informado.
Assinale:
“A liberdade da mídia não passa de uma extensão da liberdade coletiva de expressão, um dos fundamentos da democracia. Enquanto tal, não pode ser confiscada por um grupo de poderosos. Além do mais, ela implica uma "responsabilidade social" e, conseqüentemente, seu exercício deve permanecer, em última instância, sob o controle responsável da sociedade. Foi esta convicção que nos levou a propor a criação do Observatório Internacional da Mídia ‐ Media Watch Global. Pois a mídia é, atualmente, o único poder sem um contrapoder, criando‐se, dessa forma, um desequilíbrio prejudicial para a democracia” (RAMONET, 2003)
Na perspectiva do autor, o Observatório Internacional da Mídia atuaria como
I. O jornalista é um mediador desinteressado, cuja missão é observar a realidade e emitir um relato equilibrado e honesto sobre suas observações, com o cuidado de não apresentar opiniões pessoais. II. A credibilidade do jornalista advém do fato de que as notícias não refletem a realidade, mas sim oferecem um contexto crítico para que a opinião pública identifique a validade das possíveis versões de um fato. III. O jornalista deve entregar‐se à objetividade cujo princípio básico é a mistura equilibrada entre as opiniões do profissional e as opiniões do veículo noticioso.
Assinale:
Para que uma reportagem de televisão fique atrativa para o telespectador é preciso que seja ilustrada por imagens. Com base nesta ideia, analise as asserções a seguir:
I. A palavra precisa dar apoio à imagem, e não competir com ela.
II. É preciso identificar nos textos quais são os elementos fundamentais da notícia, mesmo que sejam mostrados pelas imagens.
III. O texto da reportagem televisiva deve ser descritivo para permitir que deficientes visuais compreendam a reportagem.
IV. O texto não tem o poder de valorizar uma imagem, por isso é preciso priorizar a imagem em detrimento do texto.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
No livro “Jornalismo diário: reflexões, recomendações, dicas e exercícios” (São Paulo: Publifolha, 2012, p. 95), a autora Ana Estela de Sousa Pinto explica que “No Brasil, a maioria dos órgãos não mantém dados disponíveis e não os divulga quando o jornalista precisa deles. Muitas assessorias de imprensa retêm as informações quando julgam que a reportagem pode ser “negativa” para o órgão em que trabalham”.
Assinale a reportagem em que o profissional não dependeria das assessorias para elaboração.