Questões de Concurso Comentadas para professor - medicina veterinária

Foram encontradas 102 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2240460 Veterinária
A anestesia peridural pode ser utilizada de forma contínua com auxílio da agulha de Tuohy. Em quais espaços intervertebrais essa técnica pode ser aplicada? 
Alternativas
Q2240458 Veterinária
É comum o uso de tranquilizantes para o transporte de equinos, e a azaperona é um dos fármacos de escolha. Sobre o período de latência desse fármaco, quanto tempo antes do embarque deve ser feita a administração?
Alternativas
Q2240456 Veterinária
A análise dos reflexos é importante para a avaliação do plano anestésico. A atropina, quando utilizada, interfere na avaliação de um dos reflexos e a sua análise deve ser realizada com cautela. O reflexo avaliado durante o procedimento anestésico que sofre alteração com o uso da atropina é o reflexo:
Alternativas
Q2240449 Veterinária
Um médico veterinário vai anestesiar uma cadela Sem Raça Definida (SRD) de 9 kg. Os exames pré-operatórios não apresentaram alterações que comprometam o procedimento. Diante disso, quantos ml de lidocaína o veterinário deve aplicar para realizar a anestesia epidural?
Alternativas
Q2240447 Veterinária
Quanto à ação da anestesia inalatória no sistema cardiovascular, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2240446 Veterinária
São agonistas α2-adrenérgicos, EXCETO:
Alternativas
Q2240445 Veterinária
Os opioides são compostos lipofílicos e habitualmente absorvidos quando administrados. Qual via de administração desse fármaco em animais resulta em metabolismo de primeira passagem?
Alternativas
Q2240444 Veterinária
Sobre os anestésicos intravenosos e sua ligação com proteínas plasmáticas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2240443 Veterinária
Quanto ao mecanismo de ação dos anestésicos locais, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2240441 Veterinária
Sobre os estágios anestésicos observados durante a anestesia inalatória, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Estágio 1: O estágio do movimento voluntário é definido como o estágio que dura desde o início da administração até a perda da consciência.

( ) Estágio 2: Estágio de delirium ou movimento involuntário. À medida que ocorre a depressão do Sistema Nervoso Central (SNC), os pacientes perdem todo o controle voluntário.
( ) Estágio 3: O estágio da anestesia cirúrgica caracteriza-se por inconsciência, com depressão imediata dos reflexos.
( ) Estágio 4: Depressão extrema do SNC. A respiração cessa, e o coração continua batendo por pouco tempo. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2240440 Veterinária
A reação de Fiehe no mel é utilizada para: 
Alternativas
Q2240439 Veterinária
São zoonoses veiculadas por alimentos, EXCETO:
Alternativas
Q2240437 Veterinária
No abate de suínos, qual etapa tem a finalidade de reduzir a quantidade de salmonela na carcaça?
Alternativas
Q2240435 Veterinária
O uso de estimulação elétrica após a sangria de bovinos tem a finalidade principal de: 
Alternativas
Q2240426 Veterinária
Após a insensibilização elétrica, se um suíno não for sangrado, o retorno à respiração rítmica é de aproximadamente quantos segundos?
Alternativas
Q2240425 Veterinária
Em um procedimento de abate emergencial autorizado pelo responsável da inspeção, após a insensibilização por dardo cativo penetrante, um bovino deve ser sangrado imediatamente em, no máximo, quantos segundos?
Alternativas
Q2240424 Veterinária
A densidade no transporte é de extrema importância para o bem-estar dos animais  e para a qualidade da carcaça. Um médico veterinário precisa calcular a densidade linear por metro em um carregamento de bovinos de 300 kg. O caminhão de transporte tem três compartimentos: um com 2,59 metros, o segundo com 5,55 metros e o terceiro com 3,70 metros. Sabendo que o espaço linear (animal/metro) é de 0,37 para o peso dos animais a serem carregados, quantos animais no total, cabem no caminhão?
Alternativas
Q2240401 Veterinária
A rabdomiólise caracteriza-se pelo processo de degeneração muscular de origem multifatorial. Como complemento diagnóstico, são realizados exames complementares, como o bioquímico. A confirmação diagnóstica de lesão muscular se dá pela elevação de: 
Alternativas
Q2240400 Veterinária
Mormo é uma doença infectocontagiosa de caráter agudo ou crônico que acomete principalmente os equídeos. Sobre essa afecção, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O agente etiológico do mormo é a Burkholderia mallei. ( ) É uma zoonose e pode acometer também carnívoros e pequenos ruminantes. ( ) A principal via de infecção é a respiratória, mas também pode ocorrer pela via digestória. ( ) A via respiratória é a mais importante na excreção do agente etiológico, pois as lesões pulmonares rompem-se nos brônquios. ( ) Os sinais clínicos mais frequentes são febre, corrimento nasal e edema de glote.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2240398 Veterinária
A piroplasmose equina é uma doença infecciosa de caráter endêmico em regiões tropicais, subtropicais e temperadas. Quais são os agentes etiológicos dessa enfermidade? 
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: C
5: B
6: B
7: A
8: C
9: D
10: C
11: E
12: D
13: C
14: E
15: C
16: A
17: D
18: E
19: D
20: E