Questões de Concurso
Comentadas para técnico judiciário - mecânica
Foram encontradas 161 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Considerando-se que um motorista registre uma vibração no diferencial e, ao avaliar as cruzetas, verifique que elas não estão lubrificadas, é correto inferir que a falta de lubrificação nas cruzetas seja a provável causadora da vibração percebida.
Caso um veículo, ao fazer curvas, apresente ruído na árvore de transmissão, esse ruído pode estar sendo originado por coifas de proteção rasgadas ou perfuradas.
Considerando-se que a coroa e o pinhão de um diferencial estejam excessivamente gastos ou danificados, é correto concluir que o sistema foi sobrecarregado ou a coroa foi submetida a excentricidade excessiva ou foi utilizado lubrificante inadequado.
Caso as marchas de um veículo estejam escapando, certamente o anel sincronizador estará danificado ou o lubrificante estará inadequado.
O funcionamento correto da distribuição mecânica do motor, composta pelas as árvores de manivela e de comando de válvulas, depende da regulação das folgas das válvulas, dispensando o ajuste na tensão da correia ou corrente de acionamento.
Se, na manutenção do motor de um veículo, constatar-se que a cabeça do pistão e a zona dos anéis foram parcialmente destruídas, é correto inferir que a válvula termostática estava operando acima da temperatura normal ou que foram utilizadas velas inadequadas.
A constatação do rompimento da cabeça do pistão e do grimpamento dos anéis nas canaletas é indício de que o motor trabalhou com uma mistura excessivamente pobre e funcionou permanentemente frio.
Os óleos multiviscosos, tais como o do tipo 5W-20, são adequados para aplicações que requeiram funcionamento em uma faixa restrita de temperatura; por isso, eles não são, em geral, muito utilizados em automóveis, ônibus e caminhões.
As caixas de direção do tipo pinhão-cremalheira são instaladas, geralmente, em veículos de passageiros e comerciais de pequeno e médio porte.
Embora a suspensão independente, do tipo Mac-Phearson, necessite de mais espaço para sua aplicação, comparando-se a outros tipos de suspensão, ela apresenta a vantagem de o amortecedor corresponder à coluna de fixação da mola.
Em razão de ser um item de segurança ativa dos veículos, a coluna de direção deve ser solidamente fixada à carroçaria.
Para a correta manutenção preventiva dos terminais da barra de direção, que nos veículos de passageiros normalmente não requerem lubrificação, deve-se utilizar graxa do tipo não desgastante.
Uma vela de ignição com o número 5 grafado corresponde a uma vela do tipo frio, que é recomendada para o uso normal.
Para que o distribuidor funcione normalmente, deve-se examinar e corrigir, periodicamente, as possíveis falhas nos avanços, inclusive no diafragma que, caso esteja funcionando de forma errada, impedirá a formação do vácuo e, consequentemente, a correta distribuição da centelha de ignição.
Considerando-se que, em um veículo, ao se acionar a chave de ignição, o motor de partida não gire, mas as luzes de sinalização funcionem normalmente, é correto afirmar a bateria está descarregada ou existe mau contato entre os cabos e os bornes da bateria.
Ao se acionar um freio a tambor com sapatas flutuantes, a primária é, consequentemente, arrastada pelo tambor, empurrando a secundária; por isso, na manutenção do sistema, deve-se precisar que a guarnição da sapata secundária é maior que a da sapata primária.
Por meio do sistema ABS, impede-se o desvio lateral do veículo e permite-se a manutenção do movimento retilíneo mediante a interrupção do travamento das rodas dianteiras em uma frenagem de emergência.
Os sistemas de arrefecimento selados apresentam pouca, ou nenhuma, perda de líquido de arrefecimento e empregam aditivos, proporcionando a elevação do ponto de ebulição do líquido de arrefecimento.
O funcionamento correto da válvula termostática é de fundamental importância na fase de aquecimento inicial do motor, quando ela permanece aberta.
Os sistemas que utilizam líquido de arrefecimento exigem a verificação periódica do nível do líquido e têm a manutenção mais cara. Os sistemas que utilizam arrefecimento a ar, por sua vez, têm motor mais ruidoso e sofrem influência da temperatura externa.