Questões de Concurso Comentadas para profissional júnior - desenvolvimento de aplicações

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Q476286 Engenharia de Software
Uma das técnicas para teste de software mais conhecida consiste em avaliar, exclusivamente, o comportamento externo do componente de software, em que os dados de entrada são fornecidos, o teste é executado e o resultado obtido é comparado a um resultado esperado, previamente conhecido. Detalhes de implementação não são considerados e os casos de teste são todos derivados da especificação.

Esse tipo de teste é conhecido como teste
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Q476285 Engenharia de Software
Os processos baseados em Desenvolvimento Iterativo e Incremental foram criados em resposta às fraquezas do modelo em Cascata Original. Dentre as fraquezas do Modelo em Cascata tratadas pelo processos de Desenvolvimento Interativo e Incremental está o fato de que no Modelo em Cascata,
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Q476284 Programação
De uma forma geral, um compilador é um programa que recebe como entrada o texto de um programa (fonte) em uma certa linguagem e produz como saída outro texto de programa em uma linguagem diferente da utilizada no fonte. Para isso, compiladores são estruturados internamente em uma série de módulos que produzem, em sequência, representações intermediárias do programa fonte ou de suas partes.
A quebra do texto do programa fonte em unidades básicas da linguagem denominadas de tokens é realizada pelo módulo denominado
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Q476283 Sistemas Operacionais
Em um sistema com multiprogramação, vários processos podem competir por um conjunto finito de recursos presentes no sistema, como, por exemplo, o acesso a regiões da memória ou dispositivos de entrada e saída (E/S). Quando um processo X requisita um acesso a um determinado recurso e esse se encontra ocupado ou sendo utilizado por um processo Y de forma exclusiva, o sistema operacional coloca o requisitante em estado de espera.
Se o processo Y, por sua vez, também requisitar um recurso que esteja de posse do processo X de forma exclusiva, ambos entrarão em um estado conhecido pelo nome de
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Q476282 Redes de Computadores
Em redes de computadores que utilizam o protocolo IP, é comum atribuir endereços a subredes associados ao conceito de máscara. A aplicação da máscara a um endereço X de uma estação qualquer corresponde a efetuar uma operação lógica E (AND) entre os bits do endereço X e a máscara. O resultado de se aplicar a máscara é obter o endereço da subrede à qual o endereço X pertence.

De acordo com essas definições, uma estação com endereço 200.20.35.81 pertence a uma subrede que tem endereço e máscara, respectivamente, iguais a
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Q476281 Sistemas Operacionais
Em um Sistema Operacional (SO) utiliza-se um mecanismo de escalonamento de processos baseado em Round Robin (RR) com um quantum igual a duas unidades de tempo. Quatro processos (W, X, Y e Z) são submetidos para execução simultaneamente. Porém, cada um demanda um tempo diferente de execução total do processador, catalogado na tabela a seguir.

                                                    W      X      Y       Z
       Tempo de execução total        4       5       4       6

Define-se o Turnaround Time (TAT) como sendo o tempo total que um processo passa em execução no processador mais o tempo em que ele espera na fila, enquanto o processador está ocupado com outros processos.

Considerando que nenhum outro processo é submetido ao sistema e que a ordem na fila escolhida pelo SO é W, X, Y e Z, o TAT do processo X, em unidades de tempo, é
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Q476280 Redes de Computadores
A principal diferença entre os sistemas RAID 4 e RAID 5 é que no RAID 4
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Q476279 Sistemas Operacionais
Alguns esquemas de escalonamento de processos podem ter efeitos negativos em determinadas situações.
A situação de starvation é alcançada quando
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Q476278 Arquitetura de Computadores
Há diversas formas pelas quais um sistema computacional pode tratar os eventos de entrada e saída (E/S). O esquema no qual a Unidade Central de Processamento (UCP) fica ocupada em um laço de repetição (loop) à espera do término de uma operação de E/S é conhecido como esquema de
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Q476277 Arquitetura de Computadores
O projeto da memória de um sistema computacional leva em consideração três aspectos essenciais: a quantidade de armazenamento, a rapidez no acesso e o preço por bit de armazenamento. Uma correta ordenação dos tipos de memória, partindo do nível mais alto para o mais baixo da hierarquia é
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Q476276 Governança de TI
A sequência de níveis do modelo de maturidade do CobiT 4.1 após o Não existente é
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Q476274 Arquitetura de Computadores
Em um determinado sistema computacional, números inteiros são representados com 16 bits e complemento a 2. A operação de subtração representada por 40B1 – 40EA, na qual os números estão representados em hexadecimal, tem como resultado, em base decimal, o número
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Q476272 Redes de Computadores
Uma empresa desenvolveu uma aplicação Web implementada em um servidor principal, que responde a requisições realizadas por clientes utilizando o protocolo http e devolve páginas formatadas após um acesso ao banco de dados, localizado em um servidor próprio, dentro da mesma rede em que a aplicação está hospedada.
Para que essa aplicação possa funcionar adequadamente e de forma padronizada, é preciso garantir que, no servidor principal, seja permitido
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Q476271 Segurança da Informação
O objetivo de uma Política de Segurança é prover uma orientação e um apoio da direção para a segurança da informação, de acordo com os requisitos do negócio e com as leis e regulamentações relevantes.
A Política de Segurança deve
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Q476270 Redes de Computadores
Os protocolos de aplicação da arquitetura da Internet normalmente indicam o tipo de serviço do nível de transporte que é o adequado para o suporte das características intrínsecas das aplicações. Essas características levam à escolha do serviço que pode ser o de Circuito Virtual ou o de Datagrama. Para cada um desses tipos de serviço, existe um protocolo de transporte próprio, definido pelo IETF para ser utilizado.

Em um sistema de tempo real que envolve a transmissão de voz digital com interatividade, o melhor protocolo de transporte para a transmissão da voz é o
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Q476269 Programação
Com a proliferação de aplicações e serviços utilizados na Internet, o conjunto geral de marcadores presente na linguagem HTML começou a se tornar restritivo, e a necessidade de extensões para criar novos tipos de marcadores começou a surgir. Uma das soluções adotadas pelo W3C foi padronizar uma nova linguagem com a capacidade de ser extensível, sobre a qual rótulos pudessem ser criados de acordo com a necessidade das aplicações. De fato, tal linguagem é muito mais uma metalinguagem, no sentido de que, a partir dela, outras linguagens (até mesmo a própria HTML) com suas marcações poderiam ser geradas.

Essa metalinguagem é conhecida como
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Q476268 Arquitetura de Software
Um Padrão de Projeto de Software ou Padrão de Desenho de Software, também muito conhecido pelo termo original em inglês Design Pattern, descreve uma solução geral reutilizável para um problema recorrente no desenvolvimento de sistemas de software.

A descrição de um padrão de projeto deve conter
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Q476267 Segurança da Informação
Segundo a ISO/IEC 27002:2005, o objetivo da classificação da informação é assegurar que os ativos da informação recebam um nível adequado de proteção. A informação deve ser classificada para indicar a importância, a prioridade e o nível de proteção.
A nova lei sobre classificação de informações, aprovada no Congresso em outubro de 2011, estabelece que nenhum documento poderá permanecer mais de 50 anos em sigilo e que o documento classificado como confidencial deixará de existir.

Essa lei altera os aspectos de classificação relacionados a critérios de
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Q476266 Redes de Computadores
A arquitetura de protocolos da Internet prevê que a camada de Aplicação é responsável por fornecer os serviços aos usuários por intermédio de protocolos específicos. O suporte à camada de Aplicação é fornecido pela camada de Transporte, cuja responsabilidade é a de controlar a comunicação fim-a-fim entre processos de aplicação. O suporte à camada de Transporte, por sua vez, é fornecido pela camada imediatamente inferior, denominada camada Inter-redes.
São exemplos de protocolos respectivamente utilizados nas camadas de Aplicação, Transporte e Inter-redes:
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Q476265 Arquitetura de Software
Web service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na sua comunicação, o que torna possível a novas aplicações interagirem com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes se tornem compatíveis. Nessa solução, os componentes permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML.

Algumas tecnologias comumente utilizadas em Web service incluem
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Respostas
1: D
2: A
3: B
4: E
5: A
6: C
7: A
8: D
9: C
10: E
11: B
12: C
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16: C
17: E
18: A
19: B
20: D