Questões de Concurso
Comentadas para técnico em gestão de telecomunicações – assistente técnico
Foram encontradas 63 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Se a velocidade final V do foguete é dada pela soma dos termos da equação do foguete para todos os n ∈ ℕ, então V = 6.000 metros por segundo.
O sistema linear terá sempre solução única, para todo m ∈ ℝ.
Os valores de m para que 2x2 + mx + 2 > 0 pertencem ao intervalo [-4, 4].
Para o conjunto , o maior número inteiro é x = 4.
Considere que três amigos farão uma dinâmica de grupos e precisarão se sentar em uma roda com outras 5 pessoas. Considere ainda que os três amigos fazem questão de ficarem juntos. Nessa situação, a roda poderá ser formada de 720 maneiras distintas, sem haver repetição das posições.
De acordo com a norma ANSI 569A, que trata das instalações de cabeamento estruturado, a área da sala de equipamentos depende da quantidade de áreas de trabalho atendida pelo sistema de cabeamento estruturado.
A certificação de sistemas de cabeamento estruturado envolve unicamente a verificação da taxa de dados que esse sistema é capaz de transmitir.
Os sistemas de cabeamento estruturado implementados com cabos categoria 6 transportam sinais com frequência de até 100 MHz, com taxa de transmissão típica de 100 Mbps.
A polarização é uma característica da onda que pode ser utilizada para o reúso de frequências em sistemas de comunicação broadcast via satélite.
Em sistemas de comunicação por micro-ondas com frequências mais baixas, cabos coaxiais rígidos podem ser utilizados como meios de transmissão; para as frequências mais altas, é necessário utilizar guias de onda como meio de transmissão, já que a atenuação dos cabos coaxiais passa a ser muito alta para estas frequências.
Sistemas com modulação 256 QAM são utilizados em redes de comunicação de alta velocidade e possuem uma probabilidade de erro de bite maior que a de um sistema modulado em 16 QAM.
Beamforming é uma técnica utilizada em sistemas de comunicações móveis que consiste na utilização de conjuntos de antenas inteligentes, capazes de concentrar as frentes de onda emitidas para a direção dos terminais móveis, de forma a melhorar a intensidade do sinal recebido no terminal.
O modelo OSI não permite a comunicação entre máquinas heterogêneas em uma rede de computadores, mesmo que os protocolos do sistema sejam inteligíveis.
Os padrões PDH, com arquitetura assíncrona, e SDH, com arquitetura síncrona, são muitos usados na transmissão de sinais digitais multiplexados e têm como base de transmissão a técnica do FDM (Multiplexação por Divisão de Frequência).
Os primeiros MUX (multiplexadores) desenvolvidos, antes dos anos 1960, começaram a ser usados nas redes telefônicas, com padrão PDH, transmitindo até 32 canais com 64 kbps, o que corresponde a um canal multiplexado de 2.048 Mbps. Nesse padrão, os MUXs eram ligados em série até uma hierarquia de Nível 5, com uma saída final de mais de 565 Mbps, proporcionando milhares de ligações telefônicas ao mesmo tempo na rede.
A técnica de compressão mais utilizada nos sistemas de áudio digital é a MP3 (MPEG camada III), que permite transmitir uma taxa de 96 kbps para uma boa qualidade de áudio de até 15 kHz.
O SBTVD utiliza OFDM; neste tipo de modulação, dentro do canal de RF de 6 MHz são gerados mais de 1.400 portadoras, independentemente do modo de transmissão.
Considere que, em um sistema de telefonia digital, um sinal de voz com banda de 300 Hz a 3.500 Hz é digitalizado com uma taxa de 8.000 amostras por segundo e transmitido em pacotes de 64 kbps. Nesse caso, a taxa de amostragem mínima para garantir a qualidade do sinal está assegurada.
Um canal analógico de transmissão de TV é um exemplo básico de uma das primeiras técnicas de multiplexação; nesse caso, a portadora de áudio é transmitida junto com a portadora de vídeo, dentro de um canal de 6 MHz.
Os dois tipos de modulação analógica são a modulação em amplitude (AM) e a modulação em frequência (FM).