Questões de Concurso Comentadas para analista ministerial - teste e qualidade de software

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Q406657 Governança de TI
Na ITIL v3, o processo responsável pela validação e teste de um serviço de TI novo ou modificado com objetivo de garantir que o serviço de TI cumpra com sua especificação de desenho e que atenda às necessidades do negócio é o processo de
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Q406656 Governança de TI
Sobre a função Central de Serviço da ITIL v3, é INCORRETO afirmar que
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Q406655 Governança de TI
Com relação aos tipos de mudanças previstas na publicação Transição de Serviços da ITIL v3, analise:

I. Uma mudança que não é prioritária ou padrão e que segue as etapas definidas do processo de Gerenciamento de Mudança.

II. Mudança que deve ser implementada o mais rápido possível. É identificada como prioritária para reparar uma falha nos serviços e componentes de TI que cause impactos significativos no negócio.

III. Mudança pré-aprovada pelo Gerenciamento de Mudanças para a qual já há procedimentos de execução predefinidos e que possui baixo risco.

A associação correta entre o tipo de mudança e a respectiva descrição é:
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Q406654 Governança de TI
O processo da publicação Desenho de Serviços que mais faz uso dos dados fornecidos pelo processo de Gerenciamento da Demanda da publicação Estratégia de Serviços da ITIL v3 é o Gerenciamento
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Q406652 Engenharia de Software
Analise os seguintes critérios de qualidade:

I. Os usuários reconhecem que o software é apropriado para suas necessidades.

II. Os usuários facilmente entendem os conceitos chave do software e, assim, tornam-se competentes no seu uso.

III. O software é fácil de usar e controlar e foi projetado para evitar que o usuário cometa erros.

IV. A interface do usuário proporciona prazer e uma interação satisfatória.

Os itens I, II, III e IV estão associados à
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Q406650 Engenharia de Software
A Análise por Pontos de Função é uma técnica paramétrica para estimar o esforço para o desenvolvimento de software. Sobre esta técnica pode-se afirmar que
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Q406647 Engenharia de Software
Analise as descrições dos tipos de teste:

I. É feito para determinada quantidade de dados ou transações que deveriam ser típicos para um sistema e avalia o comportamento do sistema em termos de tempo para esses dados ou transações. Dessa forma, pode-se verificar se o sistema atende aos requisitos de performance estabelecidos e também se existem gargalos de performance para serem tratados.

II. Procura-se levar o sistema ao limite máximo de funcionamento esperado, para verificar como ele se comporta. É feito para verificar se o sistema é suficientemente robusto em situações anormais de carga de trabalho.

III. É feito para verificar se o sistema consegue manter suas características de performance durante um longo período de tempo com uma carga nominal de trabalho. Deve ser verificado o uso da memória ao longo do tempo para garantir que não existam perdas acumulativas de memória e também se não existe degradação de performance após um substancial período de tempo em que o sistema opera com carga nominal ou acima dela.

A associação correta entre o tipo de teste e a descrição é:
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Q406646 Engenharia de Software
O teste de aceitação normalmente é realizado utilizando-se a interface final do sistema. Sobre esse tipo de teste pode-se afirmar que
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Q406645 Engenharia de Software
Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48 considere o texto abaixo.

O UP preconiza que diferentes disciplinas sejam definidas, cada qual descrevendo uma possível abordagem ao problema de gerenciar o desenvolvimento de um sistema. As disciplinas do UP englobam diferentes atividades e papéis relacionados por área de especialidade e suas implementações variam de acordo com o número e a descrição dessas disciplinas. O RUP, particularmente, conta com 6 disciplinas de projeto e 3 disciplinas de suporte. Dentre as disciplinas de projeto estão a disciplina de Implementação e a disciplina de Teste.

No RUP, NÃO é um propósito da disciplina de Teste
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Q406644 Engenharia de Software
Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48 considere o texto abaixo.

O UP preconiza que diferentes disciplinas sejam definidas, cada qual descrevendo uma possível abordagem ao problema de gerenciar o desenvolvimento de um sistema. As disciplinas do UP englobam diferentes atividades e papéis relacionados por área de especialidade e suas implementações variam de acordo com o número e a descrição dessas disciplinas. O RUP, particularmente, conta com 6 disciplinas de projeto e 3 disciplinas de suporte. Dentre as disciplinas de projeto estão a disciplina de Implementação e a disciplina de Teste.

No RUP, o tipo de teste que é tratado na disciplina de Implementação e não é tratado na disciplina de Teste é o teste de
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Q406643 Engenharia de Software
Com relação aos testes de software, analise:

I. O teste orientado a objetos consiste em realizar sequências de envios de mensagens que devem ser escolhidas de maneira a explorar o maior número possível de estados que um objeto possa assumir e as transições entre eles.

II. O propósito de um plano de testes é descrever o escopo, os recursos, a abordagem e o tempo alocado para as atividades de teste. Identifica os itens e funcionalidades a serem testados, os responsáveis e os riscos.

III. Se um software produz saídas corretas ele deve ser aprovado, pois isso significa que os testes foram rigorosamente realizados.

IV. Normalmente o número de defeitos encontrados segue uma curva logarítmica que decresce com o tempo. Embora ainda possam existir falhas, as chances do usuário encontrá-las são menores.

Está correto o que se afirma em
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Q406642 Engenharia de Software
Em UML, casos de uso mais complexos podem ser construídos de partes menores por meio de relações. Analise as descrições destas relações.

I. Incorpora um caso de uso dentro da sequência de comportamento de outro caso de uso. A notação UML 2 para esta relação é uma seta tracejada indo do caso de uso origem para o caso de uso destino com o nome da relação indicado na seta entre << >>.

II. Nesta relação um caso de uso pai tem o comportamento comum e os casos de uso filhos acrescentam variações a ele. A UML 2 indica esta relação por uma seta de traço contínuo partindo do caso de uso filho com a ponta triangular chegando ao caso de uso pai.

III. Acrescenta comportamento incremental a um caso de uso. Representa a situação em que alguma capacidade inicial é definida e mais tarde recursos são acrescentados. A notação UML 2 para esta relação é uma seta tracejada do caso de uso estendido até o caso de uso básico com o nome da relação indicado na seta entre << >>.

As relações I, II e III são correta e respectivamente definidas como:
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Q406641 Engenharia de Software
Observe o seguinte cenário:

Joana efetua o login.
O sistema estabelece uma comunicação segura.
O sistema exibe informações dos serviços do MP-MA.
Joana faz um pedido de acesso a um processo judicial.
O sistema verifica se Joana tem autorização para acessar este processo.
O sistema exibe a tela de solicitação de senha de acesso.
Joana insere a senha.
O sistema verifica se a senha é válida.
O sistema permite o acesso ao processo.
Joana interage com os autos digitalizados.
Joana efetua o
logoff.
O sistema estabelece uma comunicação não segura.
O sistema exibe uma tela de despedida.


Um cenário contém mensagens entre objetos, bem como atividades realizadas pelos objetos. Um formato de texto é conveniente para escrever, mas não mostra claramente o emissor e o receptor de cada mensagem. O diagrama da UML 2 mais adequado para mostrar de forma gráfica este cenário é o diagrama de
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Q406640 Engenharia de Software
Analise as definições relativas a 3 diagramas da UML 2.

I. Cada ator, bem como o sistema, é representado por uma linha vertical denominada linha de vida, e cada mensagem, por uma seta do emissor para o receptor. O tempo decorre de cima para baixo, mas o espaçamento é irrelevante. O diagrama mostra apenas a continuidade das mensagens, não sua sincronização exata.

II. Cada ator representa um tipo de objeto para o qual o sistema pode realizar um comportamento. O conjunto de atores representa o conjunto completo de objetos que o sistema pode servir. Os objetos acumulam comportamentos de todos os sistemas com os quais eles interagem como atores.

III. Mostra a sequência de etapas que compõem um processo complexo, como um algoritmo ou fluxo de trabalho. Uma seta não rotulada de uma atividade para outra neste diagrama indica que a 1ª atividade precisa ser concluída antes que a 2ª atividade comece.

As definições correspondem aos diagramas de:
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Q406637 Engenharia de Software
A habilidade em lidar com bibliotecas de classes, pacotes e interfaces é essencial para um programador que desenvolva aplicações orientadas a objetos. Sobre este tema assinale a afirmativa INCORRETA.
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Q406634 Engenharia de Software
Um dono de uma fábrica de brinquedos solicitou que seus engenheiros criassem um mesmo controle remoto para os brinquedos avião, carro e barco. A única restrição era que cada brinquedo atendesse aos comandos específicos definidos pelo controle. O controle remoto teria vários botões, sendo que todos eles seriam úteis para todos os brinquedos. Por exemplo, quando o usuário apertasse o botão mover, o controle enviaria o sinal MOVER para todos os brinquedos que estivessem em um raio de 2 metros. Desta forma, quando o brinquedo recebesse o sinal MOVER, ele se moveria de acordo com a sua função. Para o avião, mover significa VOAR, para o barco significa NAVEGAR e, para o automóvel, significa CORRER. Observe que os brinquedos respondem ao mesmo sinal de formas diferentes.

Na programação orientada a objetos, este exemplo ilustra um caso de
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Q406633 Engenharia de Software
Na orientação a objetos, a herança permite definir uma classe como uma extensão de outra classe. As vantagens de utilizar herança são muitas e algumas delas são apresentadas abaixo. Assinale a alternativa INCORRETA em relação às vantagens do uso de herança.
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Q406632 Engenharia de Software
São programas que auxiliam no ciclo de desenvolvimento de um sistema, incluindo as fases de análise, testes e desenvolvimento e apoiam os processos de software. Oferecem um conjunto de serviços para apoiar uma ou mais atividades do processo de desenvolvimento de software. Podem ser divididas em tipos que: apoiam da análise até a geração do código; automatizam uma fase do desenvolvimento ou auxiliam numa etapa do projeto, como modelagem de dados e testes; e seguem uma metodologia específica como os métodos ágeis. Esta definição se refere à ferramenta
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Q406631 Engenharia de Software
O RUP (Rational Unified Process) recomenda que o projeto e o desenvolvimento do software ocorram em fases. A fase que NÃO PERTENCE ao RUP é:
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Q406630 Engenharia de Software
Um processo de desenvolvimento de software em geral tem como entrada os requisitos do sistema e como saída um produto fornecido. Analise as afirmativas sobre este tema.

I. O desenvolvimento de software envolve os estágios: análise e definição de requisitos, projeto do sistema, codificação, testes e entrega do sistema. Assim, o ciclo de vida do software descreve a vida do produto de software desde sua concepção até a implementação e entrega.

II. Um dos primeiros modelos propostos foi o cascata. Neste modelo o desenvolvimento de um estágio deve terminar antes do próximo começar. O modelo em V é uma variação do modelo em cascata, que mostra como as atividades de teste estão relacionadas com a análise e o projeto. A codificação forma o V do vértice.

III. O modelo em cascata pode ser incrementado com atividades de prototipação. A prototipação é um modelo de processo efetivo em que partes do sistema são construídas rapidamente com o objetivo de validar os requisitos. Caso novas alternativas sejam discutidas, deve-se começar o ciclo em cascata novamente, abandonando-se o protótipo.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: C
5: E
6: E
7: D
8: C
9: E
10: A
11: B
12: C
13: E
14: B
15: C
16: B
17: A
18: E
19: D
20: C