Questões de Concurso Comentadas para gestão pública

Foram encontradas 356 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2432208 Veterinária

A intoxicação aguda por plantas, embora de incidência universal, tem distribuição e intensidade que assumem aspectos nitidamente regionais, não ocupando posição de destaque nos atendimentos às intoxicações. Ainda assim, como grande parte das plantas tóxicas é de uso ornamental, comuns em jardins, quintais, parques, vasos e praças, torna-se necessária sua identificação para saber como agir em casos de acidente.


HERNANDEZ, E. M. M. et al. Manual de toxicologia clínica: orientações para assistência e vigilância das intoxicações agudas. São Paulo: Secretaria Municipal da Saúde, 2017, 465 p.


Com relação a essa temática, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2432203 Veterinária

Os medicamentos antifúngicos podem ser classificados como de uso tópico e (ou) sistêmico. Os principais agentes químicos usados como antifúngicos em medicina veterinária são os imidazóis (cetoconazol, miconazol, clortrimazol, econazol), os triazóis (itraconazol e fluconazol) e a flucitosina. Entre os antibióticos antifúngicos, destacam-se a anfotericina B, a nistatina e a griseofulvina. Existem ainda, diversos medicamentos que têm sido empregados no combate às micoses, mas com uso limitado em razão de sua baixa eficiência. Acerca dos antifúngicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2432199 Veterinária

O processo inflamatório agudo caracteriza-se pela curta duração e apresenta os sinais cardeais da inflamação, como dor, calor, rubor e tumor, além da perda da função. Já o processo inflamatório crônico, além da duração indeterminada, não apresenta um padrão e varia de acordo com os tipos de mediadores celulares e humorais envolvidos.


SPINOSA, H. S. et al. Farmacologia aplicada à medicina veterinária. 6. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.


A respeito dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2432193 Veterinária

O antraz é uma doença quase sempre fatal nos animais, que é transmitida aos seres humanos pelo contato com animais infectados ou com seus subprodutos. O agente Bacillus anthracis é causador da doença também conhecida como carbúnculo hemático. Nos equinos, as manifestações clínicas são

Alternativas
Q2432183 Veterinária

A “doença da vaca louca”, ou encefalopatia espongiforme bovina (da sigla em inglês BSE), é uma doença priônica transmissível que causa a degeneração crônica do sistema nervoso central de bovinos. Não há relatos da ocorrência da BSE no Brasil, mas é importante o conhecimento dos médicos veterinários acerca desse assunto e a existência de um esquema eficaz de vigilância. Assinale a alternativa que apresenta uma das principais maneiras de transmissão da BSE e suas decorrências.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: D
5: B