Questões de Concurso
Comentadas para analista - suporte técnico
Foram encontradas 224 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Com relação a bases de dados (database), é correto afirmar que são coleções de esquemas; são criadas via CREATE DATABASE; não é necessário que o servidor PostgreSQL esteja em execução (running) para que bases de dados sejam criadas; a base de dados Postgres é copiada por default, ao se criar uma nova base de dados; é necessário explicitar, para que uma base de dados seja criada, o tablespace que será usado.
Acerca de papéis e privilégios, é correto afirmar que permissões de acesso são gerenciadas via conceito de papel (role); privilégios podem ser atribuídos a papéis via GRANT; PUBLIC é um nome especial usado para que sejam concedidos todos os privilégios a um papel; membros são incluídos no papel — se um papel existe — via comando ADDUSER e removidos via REMOVE.
Para possibilitar acessos aleatórios rápidos aos registros de um arquivo, uma estrutura de índice pode ser utilizada. Em um arquivo organizado com índice seqüencial, o desempenho dos acessos ao arquivo tipicamente piora na medida em que o arquivo cresce. Para evitar essa degradação, há SGBDs que usam uma estrutura árvore-B+ para implementar índices de múltiplos níveis.
A desnormalização é uma ação que pode ser executada no ajuste (tuning) do projeto de um banco de dados, sendo utilizada para minimizar redundâncias nos dados e anomalias nas atualizações. Ao se desnormalizar uma tabela na 1FN, essa tabela migra para a 2FN ou 3FN.
O ajuste (tuning) de bancos de dados visa a diminuir os tempos de resposta das consultas, melhorar o desempenho das transações e fazer com que as aplicações sejam executadas mais rapidamente. Para isso, podem ser executadas ações visando uma melhor alocação de recursos.
O espelhamento (mirroring), usado para a introdução de redundância, é uma técnica que aumenta a confiabilidade e por meio da qual os dados são escritos de modo redundante em mais de um disco físico e tratados como um só disco lógico. O armazenamento de dados que possibilitem reconstruir dados perdidos em caso de falha do disco — por exemplo, usando-se códigos para a correção de erros — é outra técnica para aumentar a confiabilidade.
Para melhorar o desempenho no acesso aos dados, a tecnologia de armazenamento RAID pode empregar várias unidades de disco, assim como o vetor de discos pode usar striping de dados. A técnica RAID distribui dados por vários discos, fazendo-os parecer um só; permite também que múltiplas entradas e saídas de dados sejam realizadas em paralelo, auxiliando no balanceamento da carga entre os discos.
Acerca dos módulos típicos de um SGBD, é correto afirmar que não podem solicitar serviços a sistemas operacionais; catálogos são tipicamente armazenados em disco; um catálogo pode ter informações como nomes e tamanhos de arquivos; dados podem ser mantidos na memória principal por um gerenciador de buffer.
Becape quente e frio são métodos utilizados em equipamentos com e sem refrigeração, respectivamente
Os requisitos de RPO e RTO são adotados pelas organizações ao definir as estratégias de proteção de dados para a realização do arquivamento.
A recuperação de desastres visa a restauração dos dados em um local alternativo no caso de incapacidade do local de origem devido a um desastre.
Becape completo, incremental e cumulativo são estratégias que definem o nível de granularidade do backup e só podem ser utilizados de forma exclusiva.