Questões de Concurso
Comentadas para analista de previdência complementar - auditoria e controle
Foram encontradas 64 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Transações para investimentos no exterior são permitidas, com limites próprios; porém deve ser gerenciado o risco de câmbio oriundo de tal investimento.
Uma das atividades econômicas utilizadas abrange os fundos de investimentos imobiliários.
Exemplo de sinal de alerta da área de inteligência financeira para evitar desvio de recursos é a alternância de mesmas pessoas nos quadros societários de empresas relacionadas em transações suspeitas.
Servidor recém-contratado entende que o acesso aos recursos e registros organizacionais deve ser limitado às pessoas autorizadas, as quais devem prestar contas de sua custódia ou utilização. Nessa situação hipotética, pode-se afirmar que o servidor está correto.
A existência de políticas e diretrizes institucionais, mecanismos de identificação de clientes, registros de transações realizadas e definição de responsabilidades quanto ao processo de prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro são essenciais para o estabelecimento de adequados sistemas de controles internos.
A capacidade tecnológica para o processamento dos dados relativos aos produtos e serviços de uma instituição, bem como o grau de conhecimento dos empregados em relação aos temas de prevenção à lavagem de dinheiro e ao combate ao terrorismo, são fatores de baixo impacto na mensuração da qualidade dos controles internos.
Ao realizar um trabalho de auditoria, Celso constatou que determinada instituição de fundos de previdência apresentava alta fragilidade no que se refere ao estabelecimento de normas, políticas, diretrizes, definição dos processos de gestão e segregação de funções. Nessa situação, é recomendável que, sob o aspecto de risco, Celso faça um apontamento quanto à existência de risco de governança.
A empresa Ação & Reação tem perdido clientes e reduzido suas receitas em função das constantes interrupções dos sistemas tecnológicos. Ela não tem conseguido detectar a origem das ocorrências devido às constantes falhas apresentadas no sistema de segurança. Nessa situação, a empresa está incorrendo em riscos operacionais.
Durante processo de auditoria na financeira Crédito Ágil, constatou-se que 80% do volume de créditos foi concedido a cinco empresas do ramo automobilístico e que somente 20% dos créditos estavam pulverizados entre empresas de outros ramos de negócios. Nessa situação, a auditoria agirá adequadamente se emitir parecer com recomendações à Crédito Ágil sobre a iminência de risco de crédito, identificado especificamente pelo risco de concentração de crédito.
O Conselho de Administração da empresa Publicidade Intuitiva divulgou um boletim eletrônico aos empregados alertando sobre as responsabilidades de todos em relação ao tratamento dos riscos corporativos. De maneira similar, divulgou orientações aos clientes, fornecedores e acionistas sobre os procedimentos adotados e o papel desses stakeholders em relação à gestão dos riscos organizacionais. Nessa situação os procedimentos adotados são adequados quanto aos elementos de informação e comunicação inerentes aos processos de controles internos.
Cosme é um gestor de risco que tem grande preocupação com a capacitação dos empregados sobre termas de riscos, em especial sobre a conscientização em relação aos riscos corporativos. Dessas informações depreende-se que a atitude de Cosme favorece o fortalecimento da imagem institucional e a inibição de prejuízos financeiros, pois seu foco está centrado no desenvolvimento de um adequado ambiente interno.
Por se preocupar com o gerenciamento dos riscos corporativos, a organização Saber & Desenvolver realiza, por meio da sua unidade de controles internos, um acompanhamento contínuo dos procedimentos executados. Para ter mais clareza quanto à adoção de medidas corretivas, a organização também conta com a avaliação de uma empresa independente. Nessa situação, a organização Saber & Desenvolver adota procedimentos não recomendáveis, pois unidades distintas, interna e externa, realizam o mesmo trabalho de monitoramento.
Eduardo é um empregado que mostra ter pouca responsabilidade sobre os serviços que executa, passa a maior parte do tempo livre e, por isso, possui baixa credibilidade junto aos colegas de trabalho. Por outro lado, ele tem grande acesso à alta administração e às informações organizacionais. Nessa situação, dadas essas características, Eduardo é o empregado ideal para atuar em uma melhoria de processo.
A Sabor e Cia é uma empresa que adota um sistema de decisão compartilhada, o que é possível porque os poucos níveis organizacionais possuem uma visão integrada dos processos em função dos objetivos e resultados serem comuns. Dessas informações é possível concluir que a empresa adota um sistema de gestão por processos.
Paulo é empregado que atua na gestão de recursos tecnológicos para promover a capacitação dos técnicos de um instituto previdenciário. Nessa situação, sob o aspecto de gestão de processos, Paulo atua em um processo finalístico da organização.
Marta possui expertise em realizar definições sobre fatores essenciais para o desempenho dos processos, métodos de monitoramento e controle de operações, além de prover os gestores com informações necessárias à tomada de decisão. Nessa situação, a atuação de Marta é típica de quem realiza gerenciamento de desempenho de processos.
A existência de uma auditoria interna fortalecida e capaz de avaliar os riscos organizacionais, os mecanismos de controles internos e a própria governança favorece uma adequada governança.
Lideranças competentes que atuam de maneira ética, ouvem as partes interessadas para a definição dos objetivos organizacionais e zelam pelos controles internos e pelo monitoramento de riscos contribuem para uma gestão com foco em uma boa governança corporativa.
Uma empresa que investiga, procurando culpados, para aplicar medidas punitivas e ações de censura por determinada falha ou erro, por meio de processos limitados ao ambiente dos departamentos, realizando análise processual descontinuada, havendo, ainda, alto risco de os processos estarem desatualizados, tem visão fragmentada e individualizada dos problemas. Uma empresa com essas características orienta-se por abordagem funcional, que se diferencia da abordagem por processos, em que a empresa, especificamente, trata o profissional como parte do todo e o erro implica evidencia de falha do processo.
Um ambiente corporativo tem uma cultura organizacional com uma abordagem madura, de sucesso, entre outros aspectos, ao dispor de ferramentas ou instruções para checagem de seus processos quanto à completude, rastreabilidade, clareza e consistência. Incorpora-se a este compendio a criação de listas de verificação, com o propósito de identificar o que pode ser controlado e, categoricamente, questionar os itens que devem ser confirmados.