Questões de Concurso Comentadas para tecnologista júnior i - especificações de rede análise de acessos informações e requisitos de segurança. instalação e administração de equipamentos (servidores roteadores switches firewall etc.) administração de ambiente de redes de dados e comunicaç

Foram encontradas 24 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2515411 Arquitetura de Computadores
Controladores de periféricos são elementos importantes em um sistema de computação. Cada um deles controla um ou mais dispositivos de E/S, interfaceando com o barramento do sistema ou com o comutador central, de modo a não se conectar os periféricos diretamente ao barramento do sistema.
Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir.

I. Processadores e memórias normalmente possuem velocidades de transferências de informações bem maiores do que dispositivos de E/S.
II. É praticamente inviável inserir o controle necessário no processador para lidar com todos os tipos de periféricos devido à enorme diversidade de dispositivos existentes.
III. Os formatos de dados e extensões de palavras dos dispositivos de E/S e dos computadores ao quais encontram-se conectados comumente não são compatíveis.  

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2515410 Redes de Computadores
Um analista do INPE deve selecionar uma especificação de arquitetura de comunicação de alta velocidade e baixa latência, desenvolvida para redes de computadores e servidores de alto desempenho. O padrão precisa descrever uma arquitetura e protocolo para o fluxo de dados entre processadores e dispositivos de E/S inteligentes e será empregado em aplicações que exijam transferências rápidas e eficientes de dados, como análise de big data, computação científica, virtualização e armazenamento de dados em larga escala.
Diante do exposto, assinale a opção que indica a especificação que atende aos requisitos.
Alternativas
Q2515409 Arquitetura de Computadores
Devido à natureza periódica para consultar os controladores de E/S, estratégias de E/S programadas podem introduzir latência em um sistema computacional. Se o intervalo entre as verificações for muito longo, pode haver um atraso na detecção de eventos. Por outro lado, se o intervalo for muito curto, pode ocorrer um aumento no consumo da CPU. Portanto, é essencial encontrar um equilíbrio adequado entre a latência e o consumo de recursos ao fazer uso desse tipo de técnica.
Diante do exposto, assinale a opção que apresenta um método de E/S programada.
Alternativas
Q2515408 Arquitetura de Computadores
Acerca das características dos diferentes tipos de barramento de dados existentes em arquiteturas de computadores, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O barramento ISA oferece uma alta largura de banda, permitindo maiores taxas de transferência de dados em comparação com as gerações anteriores de barramentos, como o PCI tradicional.
( ) O PCI Express se assemelha mais à Internet do que a um barramento tradicional, uma vez que se configura como uma rede ponto a ponto, usando troca de pacotes e linhas de bits em série.
( ) O PCI Express foi projetado para ser compatível com versões anteriores da mesma tecnologia.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2515402 Arquitetura de Computadores
Cada um dos componentes de um processador possui uma função específica, e trabalham em conjunto para executar instruções e processar dados.
A tarefa de acessar a memória principal em busca de instruções é efetuada pela(o) 
Alternativas
Q2515401 Redes de Computadores
O roteamento desempenha um papel fundamental na infraestrutura de redes de computadores, sendo essencial para garantir a comunicação entre dispositivos em uma rede. O roteamento deve ser capaz de encaminhar pacotes de dados de forma que eles cheguem ao seu destino da forma mais rápida e confiável possível. Considere a regra de roteamento estático a seguir:
"ip route 10.0.100.15 255.255.255.255 10.0.200.20"
 Sobre esta regra, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2515400 Redes de Computadores
Os domínios de colisão e de broadcast são termos utilizados em redes de computadores para descrever diferentes tipos de comunicação entre dispositivos. Um domínio de colisão refere-se a uma área em uma rede na qual os dispositivos compartilham o mesmo meio de transmissão e podem entrar em conflito ao tentar transmitir dados simultaneamente. Já um domínio de broadcast se refere a uma área em que os dispositivos podem enviar mensagens para todos os outros dispositivos na rede, sem a necessidade de endereçar especificamente um destinatário individual.
Sobre domínios de colisão e de broadcast, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2515399 Redes de Computadores
O Protocolo de Controle de Transmissão (TCP) é um dos principais protocolos de comunicação da Internet, responsável por garantir uma transmissão confiável e ordenada de dados entre dispositivos em redes de computadores.
As portas 21, 23, 80, 110 e 443 são usualmente atribuídas aos serviços 
Alternativas
Q2515398 Redes de Computadores
O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo de transporte leve e sem conexão utilizado em redes de computadores. Ele oferece um serviço de entrega de dados não confiável, o que significa que não há garantia de entrega ou ordenação dos pacotes. 
Assinale a opção que apresenta exemplos de protocolos que utilizam o UDP. 
Alternativas
Q2515397 Redes de Computadores
Os protocolos da camada de aplicação são responsáveis por definir os formatos e regras de comunicação para aplicações de rede. Eles facilitam a troca de dados entre diferentes sistemas e fornecem serviços de comunicação específicos para aplicativos.
Sobre os protocolos da camada de aplicação, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O SSH (Secure Shell) é um protocolo de rede para a operação segura de serviços em uma rede desprotegida e permite a autenticação de usuários sem senha através de um par de chaves, pública e privada.
( ) DNS é o serviço de rede utilizado na tradução de endereços IP privados, para endereços IP públicos, permitindo que esses dispositivos acessem a Internet.
( ) O protocolo SNMP tem como principais funções monitorar e gerenciar os dispositivos de rede.
( ) DHCP é um protocolo que permite que um host faça a tradução de um determinado nome para um endereço IP.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2515396 Redes de Computadores
O IP (Internet Protocol) é fundamental para a comunicação em redes e pode ser configurado de forma estática ou dinâmica. Já o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é um protocolo que atribui automaticamente endereços IP em casos de configuração dinâmica.
O conjunto de endereços disponíveis para serem atribuídos aos dispositivos na rede no servidor DHCP estão na função
Alternativas
Q2515395 Redes de Computadores
Um analista está tentando configurar sua rede de modo a evitar loops na rede, evitando assim o problema de tempestade de difusão (broadcast storm) e loops infinitos que poderiam ocorrer em redes com topologias complexas.
Para obter êxito nesse caso, o analista deve utilizar o
Alternativas
Q2515394 Redes de Computadores
Um switch com suporte a VLANs (Rede Local Virtual) possibilita a implementação de múltiplas redes locais virtuais sobre uma única infraestrutura física de rede, permitindo uma segmentação eficiente e flexível do tráfego de dados.
Em relação às VLANs, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Conferem maior flexibilidade à rede ao permitir que diferentes grupos de dispositivos comuniquem entre si como se estivessem em redes locais separadas, reduzindo a interferência de tráfego entre diferentes grupos de dispositivos.
( ) Podem ser implementadas agrupando os hosts por endereço MAC, pelas portas do switch ou por endereço IP.
( ) Fornecem suporte a melhorias de qualidade de serviço, como a diferenciação entre tráfego em tempo real e não real, o que é especialmente útil para aplicações sensíveis ao tempo, como a transmissão de voz sobre Ethernet.
( ) Melhoram o isolamento do tráfego ao permitir que a rede seja reconfigurada facilmente de maneira virtual, sem a necessidade de alterações físicas na infraestrutura de rede.

As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q2515393 Redes de Computadores
Um analista de redes está selecionando um dispositivo para interconectar os computadores em uma rede de modo que este dispositivo encaminhe os pacotes de dados apenas para o seu destinatário, não enviando para os outros membros da rede conectados ao dispositivo.
O dispositivo em questão é um
Alternativas
Q2515392 Redes de Computadores
Ferramentas de simulação e análise de redes fornecem aos profissionais de redes e estudantes uma maneira eficaz de visualizar, entender e otimizar o funcionamento das redes, seja em ambientes de laboratório virtual ou em redes reais.
Essas ferramentas permitem simular cenários de rede complexos, testar configurações, identificar falhas, analisar o tráfego e tomar decisões informadas para melhorar o desempenho e a segurança das redes.
Relacione as ferramentas Packet Tracer e TCPDump às suas respectivas características.

1. Packet Tracer
2. TCPDump
( ) É uma ferramenta de linha de comando usada para capturar e analisar o tráfego de redes em sistemas Unix-Like.
( ) Permite que os usuários visualizem o funcionamento de uma rede em tempo real e realizem experimentos sem a necessidade de equipamentos físicos.
( ) Útil para criar redes virtuais, configurar dispositivos de rede, testar conexões e protocolos, e entender o funcionamento de redes de computadores.
( ) É uma ferramenta poderosa para diagnóstico e resolução de problemas de rede, pois permite examinar o tráfego em detalhes e identificar problemas de desempenho, falhas de segurança e outras anomalias de rede.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Alternativas
Q2515391 Redes de Computadores
Em sua essência, o roteamento é o processo de encaminhar dados de um dispositivo de origem para um dispositivo de destino através de uma série de dispositivos intermediários chamados roteadores. Seu papel é crucial na comunicação eficiente e confiável em redes de computadores.
Relacione os algoritmos de roteamento estáticos e dinâmicos às suas respectivas características.

1. Roteamento Estático
2. Roteamento Dinâmico
( ) As rotas mudam com base na carga de tráfego da rede ou mudanças na topologia.
( ) Requer processamento adicional para ajustar as rotas de acordo.
( ) As rotas mudam lentamente ao longo do tempo.
( ) São menos suscetíveis a problemas como loops de roteamento e oscilações nas rotas.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Alternativas
Q2515390 Redes de Computadores
Os protocolos de roteamento extra-AS são projetados para rotear o tráfego entre diferentes redes autônomas, permitindo que pacotes de dados viajem de uma rede para outra de maneira eficiente e confiável.
Sobre o protocolo de roteamento BGP (Border Gateway Protocol), analise as afirmativas a seguir.

I. Tem como principais atributos AS-PATH e NEXT-HOP.
II. Utiliza um algoritmo de caminho de menor custo de Dijkstra.
III. Permite que cada AS anuncie a existência de suas sub-redes para o restante da Internet.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2515389 Redes de Computadores
A tarefa principal dos protocolos de roteamento na internet é determinar o caminho tomado por um datagrama, ou pacote, entre a fonte (origem) e o destino.
Assinale a opção que apresenta exemplos de protocolos de roteamento internos (IGP – Interior Gateway Protocols). 
Alternativas
Q2515388 Banco de Dados
Armazenamento de alta performance pode ser uma exigência quando tratamos de alguns sistemas para Big Data, Inteligência Artificial e Computação de Alto Desempenho (HPC). Esse tipo de armazenamento possui algumas características particulares, que o distingue dos demais tipos de armazenamento.
Diante desse contexto, assinale a opção que apresenta um benefício chave dos sistemas de armazenamento de dados de alta performance.
Alternativas
Q2515386 Redes de Computadores
Uma rede de dados para computação de alto desempenho (em inglês High Performance Computing ou HPC) é uma infraestrutura projetada para as demandas de comunicação dos dados de sistemas de computação de alto desempenho, tendo, portanto, características muito peculiares.
Considerando essas características, o componente que podemos citar como fundamental para o desempenho de uma rede de dados HPC é a(o) 
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: D
4: B
5: D
6: D
7: C
8: E
9: D
10: A
11: C
12: B
13: D
14: B
15: E
16: D
17: D
18: C
19: C
20: B