Questões de Concurso

Foram encontradas 13.666 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3070317 Geografia
A cartografia social participativa apoiada em agentes locais é uma estratégia de compreensão do território onde eles vivem, se comportam e compreendem, produzindo em seus mapas mentais ou mapas falados suas memórias e elementos estruturadores da paisagem e eventos significativos. A cartografia social também é uma estratégia de ensino e aprendizagem quando levamos os conceitos de riscos de desastres a essas comunidades. (...) o mapeamento colaborativo é uma alternativa relevante para o uso em conjunto com o mapeamento de referência urbano, aplicados conjuntamente com outras geotecnologias nas atividades de gestão urbana. O mapeamento participativo permite melhorar a percepção das pessoas sobre seu ambiente, num contexto local e regional, de modo a conhecer os problemas e as potencialidades dos territórios em análise.

PAULA, Aloísio Lelis de. Como estamos vendo as nossas cidades: coleta de dados participativa e colaborativa através de um projeto de extensão universitária. Disponível em https://www.agbbauru.org.br Acesso: 03 nov. 2023. p. 582.

A utilização dos tipos de produções cartográficas apresentadas no texto, transformam a cartografia num recurso gerador de
Alternativas
Q3070312 Geografia
Minha pequena Eva (Eva) O nosso amor na última astronave (Eva) Além do infinito eu vou voar Sozinho com você E voando bem alto (Eva) Me abraça pelo espaço de um instante (Eva) Me cobre com o teu corpo e me dá A força pra viver (...) Afinal, não há nada mais Que o céu azul Toda a Terra Reduzida a nada, nada mais E minha vida é um flash De controles, botões anti-atômicos Mas olha, olha bem, meu amor O final da odisséia terrestre
Disponível em: Tozzi, Umberto / BIGAZZI, Giancarlo. Eva. In: Rádio Taxi, CBS, 1983. Rádio Taxi – Sanduiche de coração.

Na ótica do narrador, o contexto da canção remete a seguinte situação:
Alternativas
Q3070311 Geografia
A expectativa de vida de um brasileiro nascido em 1960 era de apenas 48 anos. Em 2010, alcançou 73,4 anos. Em 2022, esse número subiu para 77 anos. Considerando apenas a população feminina, a esperança de vida ao nascer é de 80,5 anos. Já a expectativa dos homens é de 73,6 anos.
Disponível em: https://www.politize.com.br/censo-2022-envelhecimento/Acesso em: 22 out.2023. (Adaptado)

O tipo de diferença apresentada no fragmento do texto, pode ser explicado pela
Alternativas
Q3070306 Geografia
O Ecoponto é uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores. Serão aceitos no Ecoponto: Resíduos de Construção civil (Entulho – até 1m³ por entrega), Móveis e Equipamentos Domésticos, Sobras de Poda, Pneus (máximo de 4 unidades por entrega), Material de Coleta Seletiva (Papel, Plástico, Vidro, Metal), Óleo de Cozinha, Resíduos Eletrônicos, Pilhas, Baterias de equipamentos eletrônicos e Madeiras. Não serão aceitos lixo orgânico; animais mortos e lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.
Disponível em: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/ecopontos/ Acesso: 14 set. 2023.

Cidades que estão na vanguarda de ações sustentáveis, como a apresentada no texto, se caracterizam por ações como:

I. Complexa e eficiente impermeabilização dos solos, captando o chorume e encaminhando-o para tratamento e transformação em materiais utilizáveis.
II. Estrutura de captação do metano que se desprende do lixo em putrefação, também com direcionamento a reuso econômico.
III. Recebimento e transformação de potenciais materiais poluentes gasosos ou sólidos que colocam em risco o meio ambiente, transformando-o em créditos de carbono ou abastecendo indústrias especializadas.

Está correto o que afirma em
Alternativas
Q3070305 Geografia
Segundo o geógrafo Milton Santos, “uma das características do presente período histórico é, em toda parte, a necessidade de criar condições para maior circulação de pessoas, dos produtos, das mercadorias, do dinheiro, da informação, das ordens etc. Os países distinguem-se, aliás, em função das possibilidades abertas a essa fluidez”.
SANTOS, Milton. O Brasil: Território e sociedade no início do século XIX. Rio de Janeiro: Record, 2001.p.161

A partir das concepções do autor sobre a distinção de nações a partir de espaços de fluidez, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A produção de equipamentos que possibilitem maior fluidez e aperfeiçoamento dos sistemas de engenharia facilitam diversos tipos de movimentos. Na medida em que esse movimento dentro de cada país, interessa à divisão do trabalho internacional, o equipamento viário e infoviário passa também a ser estratégico para o mercado.
( ) Nos países de maior extensão territorial e de grandes disparidades de renda, o processo de criação de fluidez é seletivo e não-igualitário. As regiões de maior produção destinada à exportação têm prioridade nesses equipamentos, criando no território áreas com maior densidade viária e infoviária. 
( ) A fluidez virtual do território ocorre quando existe o uso efetivo das vias. A presença dos meios produz a fluidez virtual, enquanto a fluidez efetiva será medida em função da presença dos respectivos sistemas de engenharia.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: E
5: A