Questões de Concurso
Foram encontradas 6 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Sobre as planilhas eletrônicas e seu uso (incluindo o Microsoft Excel), considere as afirmativas abaixo:
1. Em planilhas eletrônicas, referência de bloco é o endereço de um bloco retangular que pode conter muitas colunas de tabelas diferentes, incluindo arquivos diferentes.
2. Planilhas eletrônicas geralmente efetuam operações de células obedecendo à ordem de precedência dos operadores e operandos.
3. Os itens, ou lista de itens, separados por vírgulas que aparecem entre parênteses depois do nome da função são chamados de índices cruzados.
4. O endereço de uma célula é a combinação da letra da coluna com o número da linha que a forma.
5. Macros são recursos que permitem que se emita uma seqüência de comandos ou toques de tecla automaticamente.
Assinale a alternativa correta.
A identificação de substâncias químicas, presentes em amostras sólidas, líquidas, e gasosas, é uma etapa fundamental para a pesquisa, desenvolvimento de produtos e processos. Associe as técnicas analíticas instrumentais com o princípio de funcionamento apresentado na tabela abaixo.
T1 - Cromatografia líquida- HPLC;
T2 - Cromatografia gasosa – CG;
T3 - Espectrômetro de Massas – CGMS.
Resposta:
No tratamento de efluente por processos físico-químicos, são utilizados floculantes à base de Al2(SO4)3 ou FeCl3. A reação que produz a floculação ocorre em meio alcalino, de acordo com as reações descritas abaixo.
a Al2(SO4)3 + b NaOH c Al(OH)3 + d Na2SO4
e FeCl3 + f NaOH g Fe(OH)3 + h NaCl
Com relação às reações acima, pode-se afirmar que:
O Global SMART Programme, programa de monitoramento de drogas sintéticas do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), classifica as Novas Substâncias Psicoativas (NSP) em 9 grupos. Um desses grupos é o das feniletilaminas. Na figura abaixo, temos exemplos de estruturas químicas deste grupo.
(Fonte: BRUNI, Aline Thais et al. Fundamentos de Química Forense. 2a ed. Campinas, SP: Ed. Millenium, 2019.
Sobre as estruturas mencionadas, podemos afirmar que:
As drogas facilitadoras de crime (DFC) constituem uma série de substâncias químicas que permitem o ato sexual e/ou o roubo com pouca ou nenhuma resistência da vítima, sendo relatada desde os tempos bíblicos. Entre as drogas mais comumente utilizadas como DFC estão as da classe dos benzodiazepínicos (como o flunitrazepam), o gama-hidroxibutirato (GHB), a cetamina (KT), o etanol e a escopolamina.
(Fonte: DORTA, Daniel Junqueira. et al. Toxicologia forense. São Paulo: Ed. Edgard Blúcher, 2018. Com adaptações)
Abaixo temos duas estruturas de DFC.
Sobre as DFC relacionadas, é correto afirmar: