Questões de Concurso Para indea-mt

Foram encontradas 150 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1931267 Veterinária
Da Vigilância Veterinária nos Eventos Agropecuários, do Decreto 1.260, de 10 de novembro de 2017, que regulamenta a Lei Estadual nº 10.486, de 29 de dezembro de 2016, compete aos promotores requerer junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso - INDEA/MT a autorização para realização de evento agropecuário, conforme prazo e procedimento pré-estabelecido. Sobre a antecedência da solicitação de autorização que deve ser protocolada no INDEA/MT do município do evento, analise os itens a seguir:
I. ______ para feira e exposição municipal e regional.
II. ______ na hipótese de feira e exposição estadual e nacional.
III. ______ em se tratando de feira e exposição internacional. 
IV. ______ no caso de leilões e demais eventos agropecuários.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Alternativas
Q1931266 Veterinária
Com relação às Medidas de Defesa Sanitária Animal, do Decreto 1.260, de 10 de novembro de 2017, que regulamenta a Lei Estadual nº 10.486, de 29 de dezembro de 2016, no que diz respeito à notificação, ao foco e ao saneamento, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1931265 Veterinária
O Capítulo VII do Decreto 1.260, de 10 de novembro de 2017, que regulamenta a Lei Estadual nº 10.486, de 29 de dezembro de 2016, trata da Vigilância Veterinária em estabelecimentos comerciais de animais vivos. Sobre o conteúdo desse capítulo, analise o texto a seguir.
“Após o estabelecimento comercial solicitar a Expedição de Comercialização de Animal Vivo, de acordo com a espécie animal de interesse da defesa sanitária e nos termos da norma vigente, a vistoria da instalação, do equipamento, do material e outros recursos necessários para a adequada condição de biosseguridade, biossegurança e bem estar animal deve ser realizada por médico veterinário oficial no prazo de _______________, a contar do protocolo do requerimento. Estando em conformidade a documentação e apresentado o laudo de vistoria com parecer favorável, o ___________ deve expedir a Licença no prazo de _______________, a contar da recepção do processo no setor competente.”

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Alternativas
Q1931264 Veterinária
Em relação ao controle de trânsito de animal, Subproduto e resíduos da produção animal contido no Decreto 1.260, de 10 de novembro de 2017, que regulamenta a Lei Estadual nº 10.486, de 29 de dezembro de 2016, analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F).
(  ) Compete ao serviço veterinário oficial deter animal, produto, subproduto de origem animal e, quando houver, o respectivo veículo de transporte, que transitar no território estadual  sem documento de trânsito ou documentação sanitária obrigatória.
(  ) Para determinar o prazo de validade da Guia de Trânsito Animal - GTA ou outro documento de trânsito deve ser analisado o meio de transporte, a distância entre os estabelecimentos rurais, a condição de tráfego e o início do deslocamento dos animais.
(  ) Fica facultado ao produtor de origem o cancelamento da Guia de Trânsito Animal – GTA na ocorrência de desistência da movimentação, sendo cabível a devolução da respectiva taxa recolhida.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
Alternativas
Q1931263 Veterinária
Da inspeção industrial e sanitária de leite e derivados disposta no Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) do Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, analise os itens a seguir: 
I. O _______ é o tratamento térmico aplicado ao leite com objetivo de evitar perigos à saúde pública decorrentes de micro-organismos patogênicos eventualmente presentes, e que promove mínimas modificações químicas, físicas, sensoriais e nutricionais.
II. O _______ é o tratamento térmico aplicado ao leite a uma temperatura entre 130ºC (cento e trinta graus Celsius) e 150ºC (cento e cinquenta graus Celsius), pelo período de dois a quatro segundos, mediante processo de fluxo contínuo, imediatamente resfriado a temperatura inferior a 32ºC (trinta e dois graus Celsius) e envasado sob condições assépticas em embalagens esterilizadas e hermeticamente fechadas.
III. O _______ é o tratamento térmico aplicado ao leite a uma temperatura entre 110º C (cento e dez graus Celsius) e 130º C (cento e trinta graus Celsius) pelo prazo de vinte a quarenta minutos, em equipamentos próprios.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Alternativas
Q1931262 Veterinária
Dos padrões de identidade e qualidade de pescado e seus derivados dispostos no Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) do Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa incorreta quanto aos produtos e derivados de pescado. 
Alternativas
Q1931261 Veterinária
Da inspeção pos mortem de bovinos e búfalos disposta no Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) do Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F).
(  ) As carcaças e os órgãos de animais com hemoglobinúria bacilar dos bovinos, varíola, septicemia hemorrágica e febre catarral maligna devem ser condenados.
(  ) As carcaças com infecção intensa por Cysticercus bovis (cisticercose bovina) devem ser condenadas.
(  ) Entende-se por infecção intensa  de cisticercose bovina quando são encontrados, pelo menos, oito cistos, viáveis ou calcificados, localizados quatro ou mais cistos em locais de eleição examinados na linha de inspeção e quatro ou mais cistos localizados no quarto dianteiro ou no quarto traseiro, após pesquisa no DIF, mediante incisões múltiplas e profundas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
Alternativas
Q1931260 Veterinária

Dos padrões de identidade e qualidade de produtos de abelhas e derivados dispostos no Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) do Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, analise os itens a seguir:


I. __________ é o produto da secreção do sistema glandular cefálico, formado pelas glândulas hipofaringeanas e mandibulares de abelhas operárias, colhida em até setenta e duas horas.


II. __________ é o produto oriundo de substâncias resinosas, gomosas e balsâmicas, colhidas pelas abelhas de brotos, de flores e de exsudatos de plantas, nas quais as abelhas acrescentam secreções salivares, cera e pólen para a elaboração final do produto.


III. __________ é o produto secretado pelas abelhas para formação dos favos nas colmeias, de consistência plástica, de cor amarelada e muito fusível.


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. 

Alternativas
Q1931259 Veterinária
Os morcegos hematófagos podem ser encontrados desde o norte do México até o norte da Argentina e em algumas ilhas do Caribe, em regiões com altitude média abaixo de 2.000m. No que concerne à importância dos morcegos hematófagos para a Raiva dos Herbívoros, analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F).
(  ) A nocividade dos morcegos hematófagos para a criação de herbívoros, além da espoliação, apresenta-se na transmissão da raiva, quando infectados pelo vírus rábico.
(  ) No mundo, apenas três espécies de morcegos possuem hábito alimentar hematófago: Desmodus rotundus, Diphylla ecaudata e Tadarida brasiliensis, os quais são encontrados no Brasil.
(  ) O morcego Desmodus rotundus é o principal transmissor da raiva aos herbívoros, pois é a espécie de morcego hematófago mais abundante e tem nos herbívoros a sua maior fonte de alimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q1931258 Veterinária
A epidemiologia da raiva em herbívoros envolve fatores naturais, como o habitat favorável aos morcegos, a presença de vírus da raiva no ciclo silvestre e fatores sociais que estabelecem a forma com que o homem desempenha a atividade econômica na natureza. Sobre a Raiva de Herbívoros, leia o texto a seguir.
“Os herbívoros são hospedeiros acidentais do vírus da raiva, pois, apesar de participar da cadeia epidemiológica da raiva ____________, somente contribuem como sentinelas à existência de vírus. Sua participação nesse processo restringe-se ao óbito do animal, não havendo envolvimento no processo de transmissão a outras espécies, salvo quando de forma acidental. Essa afirmação é devida ao fato de que a raiva nos herbívoros tem baixa ou nula probabilidade de transmissão a outros animais, apresentando principalmente a característica ____________, diferentemente da sintomatologia ____________, observada nos casos de raiva em carnívoros.” (Manual Técnico do Controle da Raiva dos Herbívoros, 2009 - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, com adaptações)


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. 
Alternativas
Q1931257 Veterinária
A tuberculose bovina causada pela bactéria Mycobacterium bovis configura-se como doença crônica debilitante, normalmente assintomática em sua fase inicial. Há predomínio de manifestações clínicas pouco específicas, não sendo comum a detecção dos casos clínicos da doença. Acerca da tuberculose bovina, analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F).
(  ) Os testes de rotina para o diagnóstico da tuberculose são o teste da prega caudal (TPC), o teste cervical comparativo (TCC) e o teste cervical simples (TCS), sendo que este último pode ser utilizado como teste confirmatório em animais com resultados positivos ou inconclusivos nos demais testes.
(  ) É uma zoonose e, portanto, tem significativo impacto para a saúde pública, principalmente no que se refere às infecções devido à ingesta de leite cru ou de produtos lácteos não submetidos a tratamento térmico oriundos de animais infectados.
(  ) A transmissão da tuberculose bovina pode ser por via direta (via aérea e oral, através de aerossóis) ou indireta (leite, água, alimentos e fômites contaminados).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q1931256 Veterinária
A Doença de Aujezky é uma doença infeciosa causada pelo Varicellovirus, da família Herpesviridae, subfamília Alphaherpesvirinae, e acomete suínos (Sus scrofa) domésticos, silvestres e asselvajados, além de uma grande variedade de mamíferos: bovinos, ovinos, caprinos, equinos, cães, gatos, coelhos e mamíferos silvestres, todos considerados hospedeiros finais. Sobre a Doença de Aujezky, assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Q1931255 Veterinária
 A Burkholderia mallei é uma bactéria gram-negativa da família Burkholderiaceae e é causadora de uma doença infecciosa que acomete equídeos e pode apresentar três formas clínicas: nasal, pulmonar (agudas) e cutânea (crônica) que podem ocorrer simultaneamente. Pode haver latência da doença em casos crônicos. A fonte de infecção mais comum é a ingestão de alimentos ou água contaminados por descargas do trato respiratório ou lesões de pele ulcerada de animais infectados. A alta densidade e a proximidade dos animais favorecem a disseminação da infecção. Fatores de estresse relacionados com o hospedeiro influem na manifestação clínica da doença.

Diante do exposto, assinale a alternativa correta quanto à doença infecciosa de equídeos. 
Alternativas
Q1931254 Veterinária
Doença infecciosa de equídeos que é causada por um lentivírus da família Retroviridae, de genoma RNA, que pode apresentar-se clinicamente sob as formas: aguda, subaguda, crônica e latente. As principais lesões post mortem causadas por essa doença em equídeos são: aumento de linfonodos, baço e fígado; mucosas pálidas; emaciação em casos crônicos; edema de membros e da parede abdominal; lesões oculares; glomerulonefrite; hemorragia em mucosas ou petéquias em órgãos internos.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta quanto à doença infecciosa de equídeos.
Alternativas
Q1931253 Veterinária
O Mato Grosso é uma das 14 Unidades Federativas do Brasil classificada como livre da Peste Suína Clássica (PSC) e com reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Seguindo o Fluxo de diagnóstico laboratorial para amostras da vigilância passiva de casos prováveis para PSC, do Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos, 2021 – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), assinale a alternativa incorreta quanto aos critérios laboratoriais de confirmação ou descarte de suspeita de PSC em suínos com sinais clínicos.
Alternativas
Q1931252 Veterinária
A Paraplexia Enzoótica dos Ovinos (scrapie) é considerada uma enfermidade neurodegenerativa, transmissível e fatal que acomete ovinos e caprinos, pertencente ao grupo das encefalopatias espongiformes transmissíveis EET. De acordo com a Instrução Normativa n° 15, de 2 de abril de 2008, sobre a atuação em caso de suspeita clínica de scrapie, analise os itens a seguir:
I. Em caso de suspeita clínica fundamentada deverá ocorrer a ______, que consiste na proibição do ingresso e egresso de ovinos e caprinos, bem como produtos, subprodutos e materiais que venham a constituir via de transmissão ou propagação da scrapie.
II. No caso de animal suspeito ______, deve-se proceder à colheita de terceira pálpebra e de outro tecido linfoide julgado necessário.
III. No caso de animal suspeito ______, ou quando o proprietário optar pelo sacrifício sanitário do animal enfermo, deve-se proceder à colheita de tecido nervoso, incluindo o tronco encefálico, de tecido linfóide, incluindo a terceira pálpebra, e de outros tecidos julgados necessários durante a necropsia.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Alternativas
Q1931251 Veterinária
A produção avícola de pequena escala, ou seja, até mil animais, destina suas aves, produtos e subprodutos a comércios locais intramunicipais e municípios adjacentes. No que se refere aos procedimentos básicos de criação e manejo de aves da Cartilha “Recomendações Básicas de Biosseguridade para Pequena Escala de Produção Avícola – 2020”, que foi formulada para produtores de pequena escala pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Suínos e Aves, analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F).
(  ) As pessoas precisam sempre utilizar roupas e calçados limpos para entrarem na área de criação das aves, assim como lavar e desinfetar as mãos antes e após tocar nas aves ou nos ovos.
(  ) Evitar visitas a outras criações, mas se isso ocorrer, trocar as roupas, calçados e lavar as mãos antes de entrar na sua criação.
(  ) Alojar, no máximo, sete aves por metro quadrado de piso do galinheiro. Fornecer poleiros, bebedouros e comedouros em quantidade adequada ao número de aves.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q1931250 Veterinária
É obrigatória a vacinação contra Brucelose de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina na faixa etária de três a oito meses. Sobre a vacinação de brucelose disposta no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal - PNCEBT, assinala a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1931249 Veterinária
A Brucelose, causada pela Brucella abortus, vem sendo registradas em todo território brasileiro, conforme verificado em estudos de caracterização epidemiológica padronizados realizados em diversos estados do país.
Assinale a alternativa correta com relação à classificação do estado Mato Grosso quanto ao grau de risco para brucelose animal, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), atualização de 07/04/2022. 
Alternativas
Q1931248 Veterinária
A Resolução nº 1000, de 11 de maio de 2012 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) dispõe sobre procedimentos e métodos de eutanásia em animais e considera que a eutanásia é um procedimento clínico e sua responsabilidade compete privativamente ao médico veterinário. Acerca dos métodos aceitáveis de eutanásia, contidos nessa resolução, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: D
5: B
6: B
7: A
8: A
9: C
10: D
11: B
12: C
13: A
14: C
15: C
16: A
17: A
18: B
19: D
20: B