Questões de Concurso
Para prefeitura de maceió - al
Foram encontradas 428 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Traduzindo a álgebra
Sete respostas para explicar essa linguagem matemática
[...]
6
Qual o tipo de atividade mais recomendado para engajar os alunos?
Os especialistas costumam dizer que tudo que conhecemos hoje na Matemática existe porque um dia alguém tinha um problema a ser resolvido. Por isso, apresentar situaçõesproblemas é um ótimo caminho.[...] Vale encontrar um assunto que engaje os alunos a pensar em possibilidades de relações com a Matemática: uma professora do Ensino Médio pegou, por exemplo, uma notícia sobre doação de pele e lançou o desafio: quantos metros quadrados de pele um ser humano possui? [...]
NOVA ESCOLA, ano 31, n. 298, dez 2016/jan. 2017, p. 32 (adaptado).
Naturalmente, uma forma de se determinar a quantidade de metros quadrados de pele que um ser humano possui é fazendo aproximações. Por exemplo, uma excelente aproximação para determinar a quantidade de metros quadrados de uma coxa é utilizar a área
No primeiro dia da semana de planejamento do seu primeiro ano em uma escola, uma professora de Matemática foi informada de que ministraria aulas para as turmas do nono ano e deveria planejar suas atividades letivas de acordo com o seguinte rol de conteúdos:
1º Bimestre Operações em R Potenciação Radiciação Simplificação de radicais Operações com radicais |
3º Bimestre Geometria plana Circunferência e círculo Teorema de Tales Teorema de Pitágoras Relações métricas do triângulo retângulo Relações métricas na circunferência Trigonometria Razões trigonométricas Relações entre seno, cosseno e tangente Razões trigonométricas para ângulos de 30º, 45º e 60º Geometria espacial Prismas e cilindros Área e volume |
2º Bimestre Álgebra Equações do 2º grau Resolução de equação do 2º grau pela fatoração Fórmula de Bhaskara Equações biquadradas Sistemas de equações do 2º grau Noções de funções Coordenadas cartesianas Noção de função Construção de tabelas e gráficos de função Função afim Função quadrática |
4º Bimestre Estatística Amostragem Distribuição de frequência Gráficos Medidas de dispersão Probabilidade Princípio multiplicativo Probabilidade condicional Distribuição probabilística Probabilidade como instrumento de tomada de decisões |
Disponível em: <http://matematicazup.com.br/conteudo-matematica-9-ano-ensino-fundamental/>. Acesso em: 11 fev. 2017 (adaptado).
Se a professora planejar a realização de uma avaliação diagnóstica, ela deve incluir nessa avaliação questões sobre:
I. progressões aritméticas;
II. equações do primeiro grau;
III. proporções.
Das afirmativas, está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas sobre números racionais,
I. A soma de duas dízimas periódicas é uma dízima periódica.
II. Entre duas frações positivas que têm o mesmo numerador, a maior é aquela que tem menor denominador.
III. A soma de dois números racionais é um número positivo.
verifica-se que está(ão) correta(s)
[...]
Proposta 4: Obtenção da(do) _______________ através do cone de isopor.
Objetivos: Desenvolver a visão espacial do aluno, bem como ampliar o raciocínio lógico, dando mais significado ao conteúdo.
Público alvo: Alunos do ensino fundamental.
Materiais necessários: Cone de isopor e lâmina.
Recomendação metodológica: O professor deve cortar o cone para evitar ferimentos nos alunos. Faça perguntas relacionadas ao conteúdo e deixe que os alunos deem suas opiniões.
Dificuldade prevista: Nenhuma.
Construção: O professor deve pegar o cone e cortá-lo de modo que o corte não seja paralelo à base, não atinja esta base e não passe pelo vértice. No corte aparecerá a(o) _______________.
Disponível em: <http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/1129/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O_
Abordagens%20contextualizadas%20e%20estudo%20anal%C3%ADtico%20no%20Ensino%20M%C3
%A9dio%20%20enfoque%20em%20elipse.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2017 (adaptado).
Assinale a alternativa cuja palavra preenche corretamente as lacunas do texto.
Para analisar os resultados da última avaliação dos seus quinze alunos, uma professora dividiu as notas obtidas nas subséries: (A) notas mais baixas; (B) notas medianas; (C) notas mais altas, conforme mostra a tabela.
A |
B |
C |
4,0 |
5,8 |
7,0 |
5,0 |
6,0 |
8,0 |
5,0 |
6,0 |
9,0 |
5,0 |
6,0 |
10,0 |
5,0 |
6,2 |
10,0 |
Em relação aos desvios padrões dessas subséries, a professora concluiu que o menor e o maior deles foram, respectivamente, de
Pesquisa
PLO 3: Simulação de um dado desequilibrado
Tópicos: Gráficos e Tabelas, Probabilidades e Modelos.
Recursos: Acesso a computador com planilha.
Nível de ensino: Fundamental, Médio, Superior.
Resumo
Nessa atividade, os estudantes usam uma planilha de algum software para simular lançamentos de um dado desequilibrado. O dado a ser lançado tem probabilidade de cada face proporcional ao número da face. [...]
Disponível em:<https://www.ime.usp.br/index.php?option=com_content&catid=37&id=1006&view=article&Itemid=322&lang=pt-br>. Acesso em: 03 fev. 2017 (adaptado).
Da afirmação “O dado a ser lançado tem probabilidade de cada face proporcional ao número da face.” contida no resumo do projeto, conclui-se que a probabilidade da face 3 do dado a ser simulado é igual a
Dadas as afirmativas sobre as equações: (1) x2 + x – 1 = 0; (2) 3x2 - x - 3 = 0; (3) x2 - 2x + 1 = 0,
I. As raízes da equação (1) são irracionais.
II. O produto das raízes da equação (2) é um número inteiro positivo.
III. A soma das raízes da equação (3) é um número inteiro negativo.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Equações sem medo
Dois craques no tema propõem um passo a passo descomplicado
“Vocês já resolvem equações desde o ensino fundamental 1” provoca Andréia Silva Brito da EEEFM Carlos Drummond de Andrade, em Presidente Médici, a 412 quilômetros de Porto Velho. Diante do estranhamento da turma do 7º ano, ela desafia: “Qual é o número que, somado com 8, dá 12?”. Depois de alguns ruídos e discussões, a turma logo chega ao resultado 4. Então, Andréia repete a questão na lousa, transformando-a em equação, à medida que vai escrevendo:
Qual o número (X) que, somado a 8 (+8) dá 12 (=12)? X + 8 = 12.
[...]
Equações são maneiras algébricas de resolver problemas matemáticos. Problemas de ordem prática — e bem antigos, por sinal, como ensina Alessandro Jaques Ribeiro, da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC, no artigo A Noção da Equação e Suas Diferentes Concepções. Por volta do ano 2000 a. C., os babilônios já desenvolviam um sistema de símbolos que serviam como incógnitas para resolver equações de ordem prática, relacionadas à agricultura e à divisão de terras.
[...]
Andréia e Greiton de Azevedo Toledo, Educadores Nota 10 de Matemática nos anos 2008 e 2016, respectivamente, têm muitas ideias semelhantes sobre como devem ser as boas aulas de equações. Eles nos conduzem por uma sequência de sugestões que pode começar pela contextualização histórica que você acabou de conhecer, e segue pela apresentação da álgebra, essa estranha união de números e letras.
[...]
“As incógnitas e equações são a invenção matemática para fazer indagações”, brinca Nilson José Machado, da USP. Qual é o número que, somado ao 5, dá 14? Na linguagem matemática, o mais próximo que conseguimos dessa pergunta é usar um elemento desconhecido, para identificar o que não sabemos, e fazer a afirmação X + 5 = 14.
[...]
NOVA ESCOLA, ano 31, n. 298, dez 2016/jan. 2017, p. 34 (adaptado).
Considerando o contexto do texto, qual equação traduz para a linguagem matemática a pergunta: Qual o número cujo dobro do seu quadrado subtraído do seu quíntuplo dá o menor número primo ímpar positivo?
O relevo do município de Maceió apresenta predomínio de terras baixas com altitudes inferiores a 100 metros, ocorrendo, no entanto, na porção norte-noroeste, áreas que alcançam mais de 160 metros. São uma superfície de agradação composta, basicamente, por terrenos plio-pleistocênicos. Apresenta relevo tipicamente plano com suaves ondulações e altitudes em geral inferiores a 100 metros.
Disponível em: <http://www.wikialagoas.al.org.br/index.php/Macei%C3%B3>. Acesso em: 18 fev. 2017.
A predominância do relevo em Maceió é de
Um homem estica o arame, outro o endireita, um terceiro corta-o, um quarto o aponta, um quinto esmerilha o topo para receber a cabeça; fazer a cabeça exige duas ou três operações distintas, colocá-la é uma tarefa à parte; branquear os alfinetes, é outra; é mesmo outra indústria, colocá-los no papel, e o importante negócio de fazer um alfinete é, destarte, dividido em cerca de dezoito operações distintas, que em algumas manufaturas são todas executadas por mãos distintas [...].
SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. 6. ed. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações S.A., 1986.
Essa forma de organização do trabalho tem como consequência
As restingas são formações litorâneas que se caracterizam
O jogo teatral é uma metodologia utilizada no ensino e aprendizagem do teatro. Sobre essa temática, é correto afirmar:
O Teatro Brasileiro percorreu um trajeto correlato à história brasileira e se propôs a discutir as inquietudes da sociedade do ponto de vista dos colonizadores como dos colonizados. Nesse sentido, os dramaturgos se pautaram nos modelos europeus, assim como, paulatinamente, na vida brasileira, com o objetivo de criação de uma identidade nacional. Sobre essa temática, assinale a alternativa correta.
Sobre a ação física como elemento estruturante do fenômeno teatral, assinale a alternativa correta.
Os personagens deste gênero estão divididos em três categorias: os Zanni são os personagens de classe social mais baixa; os Vecchi, que representam os de classe social mais abastada, e os Innamorati, os amantes, que querem se casar. Essas categorias de personagens pertencem ao gênero teatral
A Dança-Teatro de Pina Bausch é um marco decisivo no mundo da dança contemporânea. Seus trabalhos organizaram um jeito diferenciado de perceber a dança, o dançarino e o mundo. Os conceitos que fundamentam a poética de trabalho dessa coreógrafa alemã são:
Berthold Brecht interroga-se sobre a função do texto dentro do conjunto da realização cênica, sobre as possibilidades que ele oferece de representar diversos significados, tratando das várias possibilidades e interpretações do texto, além de intervir no mesmo, concomitantemente, com inserções de novos elementos cênicos ou gráficos como músicas (os songs), tabuletas, projeções, inscrições, diagramas etc. (ROUBINE, p.76). Esses elementos e termos formam a teoria do “Distanciamento” criada por Brecht, que consiste
Sobre o Teatro Contemporâneo, assinale a alternativa correta.
A improvisação teatral é um procedimento que favorece o desenvolvimento do psicofísico dos alunos, assim como potencializa a criação das cenas no processo de criação de uma montagem teatral. O processo de ensino aprendizagem por meio da improvisação é uma metodologia que poderá ser realizada de várias formas. Nesse contexto, dadas as afirmativas,
I. Há várias propostas de jogos de improvisação, mas, no Brasil, existem somente os jogos do teatro oprimido.
II. Na contemporaneidade, muitos grupos de teatro utilizam a improvisação no momento da apresentação, ou seja, trabalham com o espetáculo em processo, construído juntamente com os espectadores.
III. A improvisação utiliza o coringa, que é a denominação do jogador que realiza a mediação com o público, técnica do teatro fórum, caracterizada por não discutir assuntos sociais.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Durante três séculos, a Commedia dell’arte fascinou o público se destacando por apresentar um teatro que requeria um grande desempenho dos atores tanto na parte prática quanto em conhecimento. Sobre suas características, assinale a alternativa correta.