Questões de Concurso Para prefeitura de tombos - mg

Foram encontradas 187 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1729326 Enfermagem
O aparelho circulatório é o sistema de transporte interno do organismo. A doença do sistema circulatório causada por outras doenças, como diabetes, hipertensão e tabagismo, por exemplo, que acontece quando os vasos sanguíneos do coração ficam obstruídos, diminuindo o fluxo de sangue e oxigênio para o órgão, é a;
Alternativas
Q1729325 Enfermagem
Doenças respiratórias crônicas (DRC) são doenças crônicas tanto das vias aéreas superiores como das inferiores. A inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal, sendo os casos agudos, em sua maioria, causada por vírus, ao passo que os casos crônicos ou recidivantes são geralmente induzidos pela exposição a alérgenos, que, após sensibilização, desencadeiam resposta inflamatória mediada por imunoglobulina E (IgE), é a:
Alternativas
Q1729324 Enfermagem
Meningite é a inflamação das meninges e do espaço subaracnoide. Ela pode resultar de infecções, outras doenças ou reações a fármacos. A meningite bacteriana aguda que decorre de infecções cutâneas, abcessos, úlceras de pressão, queimaduras extensas, é causada por:
Alternativas
Q1729323 Enfermagem
Leptospirose é uma zoonose que ocorre em muitos animais domésticos e selvagens, pode provocar doença inaparente ou grave, até mesmo fatal. Infecções humanas são adquiridas por meio do contato indireto com:
Alternativas
Q1729321 Enfermagem
Tuberculose é uma infecção crônica, progressiva, frequentemente com um período de latência seguindo a infecção inicial. A tuberculose das tonsilas, dos linfonodos, de órgãos abdominais, ossos e articulações é geralmente provocada por ingestão de produtos infectados com:
Alternativas
Q1729320 Enfermagem
Anatomia é o campo da biologia que estuda a organização estrutural dos seres vivos, incluindo os sistemas, órgãos e tecidos que os constituem, a aparência e posição das várias partes, as substâncias de que são feitos, a sua localização e a sua relação com outras partes do corpo. Em função da complexidade do corpo humano, a Anatomia Humana é dividida em vários áreas. A área da anatomia que estuda os elementos do corpo humano, descrevendo suas formas, suas relações, sua estrutura e constituição, é a:
Alternativas
Q1729319 Enfermagem
A organização do corpo humano surge da interação das diversas características funcionais dos componentes individuais chamados sistemas. O sistema que quebra as moléculas dos nutrientes ingeridos através de processo mecânico e químico é o:
Alternativas
Q1729318 Enfermagem
No ambiente hospitalar, a transmissão de microrganismos ocorre na maioria das vezes por contato, por via aérea e pela exposição a sangue e líquidos corporais ou indiretamente, através de um vetor ou fômite. A infecção cujas precauções respiratórias devem ser somadas às precauções-padrão, é a:
Alternativas
Q1729317 Enfermagem
As infecções hospitalares constituem um grave problema de saúde pública, tanto pela sua abrangência como pelos elevados custos sociais e econômicos. Conhecer os vários riscos de transmissão de infecções é imprescindível para que se possa tomar as devidas precauções. O processo que elimina todos os microrganismos: esporos, bactérias, fungos e protozoários, indicado pra o emprego em artigos críticos é a:
Alternativas
Q1729315 História e Geografia de Estados e Municípios
Sobre a vegetação de Minas Gerais leia o trecho abaixo: Em Minas Gerais, predomina esse tipo de vegetação, que aparece em cerca de 50% do Estado, especialmente nas bacias dos rios São Francisco e Jequitinhonha. As estações seca e chuvosa são bem definidas. A vegetação compõe-se de gramíneas, arbustos e árvores. Abriga importantes espécies da fauna: tamanduá, tatu, anta, jibóia, cascavel e o cachorro-do-mato, entre outras. Algumas delas estão ameaçadas de extinção, como é o caso do lobo-guará, do veado-campeiro e do pato-mergulhão. A informação acima refere – se a qual tipo de vegetação?
Alternativas
Q1729310 Estatística
Em um concurso público estadual, os 10 primeiros candidatos obtiveram as seguintes pontuações: 87; 73; 75; 89; 82; 78; 84; 90; 92; 85; 98. A mediana da pontuação obtida pelos 10 candidatos é:
Alternativas
Q1728846 Odontologia
O uso do flúor odontológico é imprescindível como meio complementar para o êxito no controle da cárie dental, quanto à concentração do flúor e o tempo de aplicação, podemos afirmar:
Alternativas
Q1728845 Odontologia
Biocompatibilidade é a habilidade de um material em ser compatível com tecidos vivos, em especial, o corpo humano. Existem várias respostas biológicas que podem ocorrer quando um determinado material é colocado em contato com um tecido vivo. A resposta que ocorre quando os componentes de um material alteram a sequência de pares de bases do DNA na célula, é a de natureza:
Alternativas
Q1728844 Odontologia
Os dentes são estruturas extremamente fortes localizadas na boca. Apesar disso, eles podem quebrar, trincar ou se romper na boca, resultando em dores agudas e risco de infecções. Quando a fratura danificar a polpa do dente a ponto de necrosar, causando o mesmo processo de infecção provocado por cáries, o tratamento indicado é:
Alternativas
Q1728843 Odontologia
Anestesia é a condição de ter a sensibilidade ou dor bloqueada ou temporariamente removida, permitindo que os pacientes passem por cirurgias e outros procedimentos sem a angústia e a dor que experimentariam de outra maneira. Considerando a técnica anestésica supra periosteal, podemos afirmar:
Alternativas
Q1728842 Odontologia
A lesão não cariosa fisiológica definida como um desgaste de dente contra dente sem nada interposto entre eles, podendo ocorrer durante a mastigação, a deglutição e a fala, é a:
Alternativas
Q1728841 Odontologia
Doenças metabólicas são doenças que causam alteração no funcionamento geral do organismo. Seja por alterações das reações químicas ou da velocidade que elas ocorrem. Grupo heterogêneo de desordens metabólicas hereditárias caracterizadas pela deficiência de enzimas necessárias ao processamento de substâncias intercelulares (glicosaminoglicanos), denominada Mucopolissacaridose que tem como manifestação a :
Alternativas
Q1728840 Odontologia
A maioria dos tumores das glândulas salivares é benigna e acomete as glândulas parótidas. Os tumores malignos são menos comuns e podem ser caracterizados por crescimento rápido ou abrupto. O câncer maligno mais comum de glândulas salivares, acometendo tipicamente pessoas entre 20 e 50 anos, é o:
Alternativas
Q1728839 Odontologia
Os tumores podem se originar em qualquer tipo de tecido e em torno da boca, incluindo os tecidos conjuntivos, ossos, músculos e nervos. As protuberância móvel, macia, sob a pele de aparência normal ou sob o revestimento (mucosa) do interior da bochecha que, quando estão secos e cheios de líquido, ficam firmes, são:
Alternativas
Q1728838 Odontologia
O desenvolvimento de um elemento dentário é resultado de uma multiplicidade de sinais que envolve diversos fatores. Dos distúrbios do desenvolvimento das estruturas bucais e parabucais, refere-se corretamente à displasia ectodérmica:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: C
5: A
6: B
7: C
8: C
9: A
10: D
11: D
12: B
13: D
14: B
15: A
16: C
17: B
18: D
19: B
20: A