Questões de Concurso Para prefeitura de itaporanga - pb

Foram encontradas 125 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1639827 Educação Física
“Se o número de filamentos no músculo humano é condicionado geneticamente como afirmam os especialistas, ele praticamente não se altera durante o treinamento, mas a espessura desses filamentos pode aumentar substancialmente” (PLATONOV, 1988). O aumento transversal dos músculos é conhecido como:
Alternativas
Q1639826 Educação Física
Marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os tipos de capacidade de forças, tendo como parâmetro os estudos mais relevantes do treinamento desportivo:
Alternativas
Q1639825 Educação Física
Considerando os benefícios para à saúde e o bem-estar provenientes de atividades realizadas no lazer, assinale a alternativa CORRETA, tendo como orientação “a saúde física e mental com a prática de exercícios físicos”.
Alternativas
Q1639824 Educação Física
Para evitar lesões, recomenda-se que, nas prescrições de atividade física para o público idoso, a progressão seja programada de forma mais lenta e com precaução.
Marque a alternativa que responde CORRETAMENTE, tendo como parâmetro a relação entre atividade física e o público idoso:
Alternativas
Q1639823 Educação Física
A prática regular de exercício físico tem contribuição significativa para a boa saúde mental e o controle do estresse das pessoas. Em relação aos aspectos gerais, analise as proposições abaixo e coloque Vpara as verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os indivíduos que praticam a caminhada acelerada durante 45 minutos por dia, cinco dias por semana, têm benefícios mais estabelecidos do que os que só realizam atividades vigorosas. ( ) Somente os indivíduos que praticam treinamento intervalado de alta intensidade controlam o estresse e mantêm o equilíbrio psicológico. ( ) Indivíduos sedentários são expostos a prejuízos psicológicos e fragilidade na saúde geral. ( ) Apesar de evidenciar algum nível de estresse, indivíduos treinados apresentam menor propensão a doenças. ( ) Aprática regular de exercício físico está associada à redução de depressão.
Marque a alternativa que contém a resposta CORRETA:
Alternativas
Q1639822 Educação Física
“Doses moderadas de atividade física correspondem àquelas que não exigem esforço muito grande e promove um gasto energético aproximado de 150kcal (quilocalorias) por dia ou 1000 kcal por semana, além de ter boa margem para a promoção da saúde (...)” (NAHAS, 2013).
Após leitura do texto acima, marque a alternativa CORRETA, tendo como orientação as recomendações para uma prática de atividade física moderada. Logo, para obter benefícios substanciais à saúde, todo adulto deve acumular ao longo da semana:
Alternativas
Q1639821 Educação Física
Com relação aos “fatores de risco de doença arterial coronariana”, associe as duas colunas e relacione os elementos correspondentes.
1. Fatores de risco modificáveis 2. Fatores de risco não modificáveis
( ) Fatores biológicos e hereditários ( ) Níveis elevados de colesterol ( ) Fumo ( ) Hipertensão arterial
A sequência CORRETA dessa associação é:
Alternativas
Q1639820 Educação Física
“Foi demonstrado em pesquisas que, devido à obesidade infantil, os exercícios que utilizam o peso corporal são realizados com dificuldade e a incapacidade de realizar um exercício afeta drasticamente o desejo da criança de se exercitar, em razão da resposta negativa e da autoestima diminuída” (NIEMAN, 2017). Analise as proposições e coloque Vpara as verdadeiras e F para as falsas, tendo como orientação o texto supracitado:
( ) Acapacidade de lidar com a própria massa corporal, e com isso aumentar os níveis básicos de condição física dos jovens atletas, é um fator determinante.
( ) A maioria das crianças que visa iniciação atlética pode ser preparada sem um planejamento individual e com característica de performance.
( ) A progressão de exercícios de levantamento de peso pode ajudar a desenvolver o controle e o movimento da massa corporal, tratando-se de uma característica para o desenvolvimento atlético e motor.
( ) Um treinamento de força pode melhorar a composição do corpo e aumentar intensamente o padrão de atividades da criança.
( ) É proibido o treinamento de força para crianças, pois mesmo a prática de exercícios sistematizados e um atendimento especializado por um profissional capacitado provoca lesões nas placas epifisárias, tendo como uma de suas características o prejuízo no crescimento e desenvolvimento motor.
Indique a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:
Alternativas
Q1639819 Educação Física
Os mecanismos fisiológicos que fundamentam a resistência anaeróbia alática são, em grande parte, parecidos com os que determinam o nível das capacidades de velocidade e força do atleta. No entanto, o aumento da potência do sistema alático apresenta uma particularidade em comparação com outras fontes energéticas. Logo, as reservas de ATPe CPnos músculos:
Alternativas
Q1639818 Educação Física
Analise as informações abaixo, tendo como base as ações biomecânicas ligamentares da articulação do joelho:
I- Os ligamentos colaterais medial e lateral evitam movimentos laterais do joelho e são chamados, respectivamente, de ligamentos colaterais tibial e fibular. II- Os ligamentos cruzados anterior e posterior limitam o deslizamento para frente e para trás do fêmur sobre o platô tibial durante a flexão e extensão do joelho e, também, limitam sua hiperextensão. III- Os ligamentos poplíteos oblíquo e arqueado cruzam posteriormente o joelho e o ligamento transverso conecta os dois discos semilunares internamente.
ndique a alternativa que responde CORRETAMENTE:
Alternativas
Q1639817 Educação Física
As forças estudadas incluem tanto forças internas, produzidas pelos músculos, quanto forças externas, que atuam sobre o corpo. Para os treinadores, as avaliações biomecânicas são de extrema importância para a interpretação do “problema” e direcionamento treinamento. As análises do movimento humano podem ser enquadradas dentro de dois grandes blocos de avaliação. Após a leitura do texto motivador acima, é CORRETO afirmar que a análise do movimento humano pode ser:
Alternativas
Q1639816 Educação Física
O efeito do treinamento, atingido como aplicação da carga, não permanece constante pelos seus parâmetros, mas se altera em função da continuidade do descanso, entre as influências e o acúmulo de efeitos de novas cargas. Sabendo disso, marque a alternativa que corresponde CORRETAMENTE aos efeitos do treinamento.
Alternativas
Q1639815 Educação Física
Em relação aos efeitos e benefícios que o Ciclo Alongamento Encurtamento (CAE) proporciona para a prática de exercícios físicos, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1639814 Educação Física
Existe uma tendência por parte de alguns treinadores em iniciar um processo de desenvolvimento para o treinamento especializado cedo demais. Para que isso não aconteça, é necessário haver uma abordagem sequencial para a construção de uma base física, técnica e com níveis de desempenho mais sólidos. Analise as proposições abaixo tendo como base o modelo sequencial para o treinamento atlético a longo prazo:
I- A fase multilateral não exclui a especificidade, visto que este princípio está presente em todos os estágios de um programa de treinamento, mas em proporções diferentes. II- Uma abordagem sequencial parece ser um requisito para maximizar o desempenho. III- O modelo sequencial para o treinamento tem na base da pirâmide o desenvolvimento multilateral, em seguida, o treinamento especializado e, no topo da pirâmide, a alta performance.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é:
Alternativas
Q1639813 Educação Física
As características da continuidade do processo de atividade desportiva estão condicionadas principalmente à ideia de realização máxima das condições do esportista, pelo nível elevado das cargas de treinamento e de competição em conjunto e, além disso, pela estrutura cíclica do processo de desenvolvimento da atividade competitiva e preparatória.
Em relação ao princípio da continuidade, é CORRETO afirmar que a conexão desse processo é assegurada pela:
Alternativas
Q1639762 Medicina
O lar ou domicílio tem sido palco de maus tratos contra crianças e adolescentes, muitas vezes, sendo conhecedor dos fatos o médico da Atenção Básica. Nesse sentido, pode-se afirmar que
I- A ocorrência dos maus tratos ou mesmo a suspeita de ocorrência implica na necessidade de medidas que levem à proteção da criança ou adolescente vítima.
II- Em observância do disposto no artigo 13 e 56, I do ECA, constata-se que o Conselho Tutelar é mencionado explicitamente como destinatário da denúncia de maus tratos, sendo esta obrigatória.
III- Ainterpretação extensiva e a finalística mostram-se possíveis e devem ser realizadas para alcançar o objetivo da norma menorista, consistente em socorrer a criança ou o adolescente vítima da violência, ou até prevenir a ocorrência desta.
IV- Somar-se-ão ao Conselho Tutelar, como autoridades competentes para recebimento da denúncia de suspeita ou confirmação de maus tratos, o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Civil ou Militar.
Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1639761 Medicina
M.B.A, 14 anos, feminino, procura a Unidade de Atenção Básica de Saúde com história de ardor em queimação no grande lábio esquerdo, e que de início surgiu pequenas bolhas pruriginosas. Ao exame ginecológico evidencia-se presença de lesão ulcerada, com sinais de infecção secundária. Trata-se de
Alternativas
Q1639760 Medicina
Acerca da Regulação na Atenção Básica pode-se afirmar que:
I- Regulação do acesso é uma função de gestão através da qual se busca promover a equidade do acesso. II- É garantia da integralidade da assistência que permite ajustar a oferta assistencial disponível às necessidades imediatas do cidadão, de forma equânime, ordenada, oportuna e racional. III- Regulação se confunde com gestão, uma vez que a gestão contempla no mínimo a definição da política de saúde e do correspondente projeto tecno-assistencial, implementados por meio do planejamento, financiamento, orçamento, programação, regulação, e da(s) modalidades(s) de atenção, além do desenvolvimento de funções em saúde como gestão do trabalho e educação, informação e informática, ciência e tecnologia, além das administrativas e financeiras.
Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1639759 Medicina
Acerca da Incontinência Urinária na Terceira Idade, pode-se afirmar que:
I- É uma condição transitória ou crônica que atinge pessoas de todas as idades, mas é mais comum em idosos e mulheres. II- De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, ela pode ser de quatro tipos: a) de esforço: perda involuntária de urina ao tossir, espirrar, caminhar, correr e pular; b) de urgência: vontade súbita e frequente de urinar (de 8 a mais vezes em 24 horas). É comum em casos de bexiga hiperativa, sendo que, muitas vezes, a pessoa não chega ao banheiro em tempo; c) mista: quando há sinais dos dois tipos anteriores e são necessários exames específicos; d) paradoxal: perda da sensibilidade da bexiga, de modo que a pessoa não percebe que ela está cheia. III- As causas mais comuns da incontinência são infecções, alterações psicológicas ou hormonais, inflamação da bexiga, crescimento da próstata, no caso dos homens, doenças neurológicas, recuperação de cirurgias e uso de alguns medicamentos.
Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1639758 Saúde Pública
Senhora M.A.S, 90 anos, foi a óbito em seu lar, segundo parentes, por volta da 02:00h. Acerca da Declaração de Óbito da senhora M.A.S, pode-se afirmar que:
I- Trata-se de morte natural com assistência médica, portanto, cabe ao médico que vinha prestando assistência à paciente na Unidade de Atenção Básica declarar o óbito, e, na sua falta, o médico substituto ou plantonista. II- Trata-se de morte natural a domicilio, portanto, o médico designado pela instituição que prestava assistência deverá declarar o óbito de pacientes sob regime ambulatorial. III- O médico do P.S.F., e outros assemelhados, pode declarar o óbito de paciente em tratamento sob regime domiciliar. IV- O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) pode ser acionado para emissão da DO, em qualquer das situações acima, caso o médico não consiga correlacionar o óbito com o quadro clínico concernente ao acompanhamento registrado nos prontuários ou fichas médicas destas instituições. V- A Lei dos Registros Públicos, de n. 6.015 de 1973, no seu Artigo 77, assevera que “Nenhum enterramento pode ser feito sem certidão do oficial do cartório, extraída após a lavratura do assento do óbito feito à vista do atestado médico”.
Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: D
5: E
6: C
7: E
8: A
9: A
10: B
11: D
12: B
13: E
14: B
15: D
16: B
17: A
18: B
19: A
20: B