Questões de Concurso Para prefeitura de paranavaí - pr

Foram encontradas 216 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1937725 Medicina
Dificuldade para evacuar é uma queixa frequente no consultório pediátrico. A classificação de ROMA IV se baseia nos sintomas do paciente para o diagnóstico da constipação intestinal funcional, assim, o paciente deve preencher 2 critérios por um período de 1 mês. Assinale a alternativa com um destes critérios. 
Alternativas
Q1937724 Medicina
A hemostasia é dividida em 3 fases: primária, secundária e terciária. Na criança hemofílica há uma dificuldade na formação da trombina (hemostasia secundaria) que cursa com qual dos achados a seguir.
Alternativas
Q1937723 Medicina
Paciente de 7 anos, sexo masculino, busca atendimento na Unidade Básica de Saúde devido há falta de ar. Há 2 dias apresenta tosse noturna e coriza, nas últimas horas houve piora da tosse, sensação de falta de ar e aperto no peito. A mãe refere que realizou 2 puffs de salbutamol 100mcg em casa, sem melhora do quadro. Nega sintomas gastrointestinais, urinários ou cutâneos. Nega internações hospitalares prévias. Não faz uso de medicações de uso contínuo, utiliza apenas salbutamol quando tem quadros de falta de ar. Ao exame físico: Peso= 25 quilos, alerta, calmo, frequência respiratória: 43ipm, frequência cárdica 115 bpm, saturação de oxigênio 94%. Ausculta torácica com sibilos difusos bilateralmente, bulhas cárdicas rítmicas e normofonéticas.  Segundo as orientações do GINA (Iniciativa Global contra a Asma) de 2019, qual conduta está CORRETA para este paciente?
Alternativas
Q1937722 Medicina
Aproximadamente um em cada 1.000 recém-nascidos poderá nascer com o quadril luxado, além do exame físico é importante conhecer os fatores de risco para a elaboração diagnóstica correta. Dentre os fatores de risco para Displasia do Desenvolvimento do Quadril podemos citar?
Alternativas
Q1937721 Medicina
Um lactente de 11 dias de vida é levado a Unidade de Saúde devido a icterícia persistente. Sem histórico de acolia fecal, náuseas ou vômitos. Mãe refere que criança está em aleitamento materno exclusivo, sem uso de nenhuma medicação. Ao exame físico nota-se presença de fontanela anterior e posterior aberta e hipotonia dos membros; exame torácico sem alterações; exame abdominal: abdômen semigloboso com presença de hérnia umbilical, fígado no rebordo costal de consistência normal e baço não palpado. Traz resultados de exames coletados no dia anterior com Bilirrubina total: 8 mg/dL, Bilirrubina Direta: 0,5 mg/dL, Bilirrubina Indireta: 7,5 mg/dL, AL-T(TGP): 25 U/L, Hemoglobina:12 g/dL, Reticulocitos: 2%. Dentre os diagnósticos diferenciais da icterícia neonatal, qual justifica o quadro acima.
Alternativas
Q1937720 Medicina
Paciente de 10 anos, sexo masculino, iniciou quadro de tosse seca e coriza há 6 dias, há 3 dias evoluiu com hiperemia conjuntival bilateral e febre de 38°C. Há 1 dia apresentou 2 picos febris de 39°C e exantema maculopapular que começou em face e se espalhou para o tronco e membros. Nega comorbidades prévias ou uso de medicação. Ao exame físico: REG, prostrado, temperatura 38,5°C, saturação de oxigênio 96%, frequência cardíaca: 115bpm, frequência respiratória: 27ipm, sem esforço respiratório. Sem linfonodos palpáveis.  Ausculta pulmonar: murmúrio vesicular presente bilateralmente sem ruídos adventícios, ausculta cardíaca: sem alterações. Abdômen plano, depressível indolor, fígado e baço não palpados. Pele: exantema maculopapular de vermelho intenso e confluente, sem descamação, ausência de edemas em extremidades. Com base nas informações, assinale o diagnóstico que condiz com as alterações descritas.
Alternativas
Q1937719 Medicina
Um paciente do sexo masculino, 8 anos, é trazido pela equipe de regaste com história de acidente automobilístico há 1 hora. No transporte, foi obtido um acesso venoso e realizado intubação orotraqueal. Na avaliação hospitalar não foi constatado pulso carotídeo e iniciado prontamente a ressuscitação cardiopulmonar. Com a monitorização cardíaca foi confirmado o ritmo de assistolia. Nesse contexto, qual a melhor conduta?
Alternativas
Q1937718 Medicina
A alergia a proteína do leite de vaca pode ser mediada pela imunoglobulina E (IgE) ou não mediada pela IgE. No primeiro caso é possível detectar Rast (IgE) específicos para o leite de vaca e suas frações em amostras de sangue periférico; nesse grupo de pacientes, qual das manifestações abaixo é esperada?
Alternativas
Q1937717 Medicina
Em 2020, o Ministério da Saúde ampliou o número de doenças detectadas pelo teste do pezinho no âmbito do Sistema Único de Saúde. A pesquisa de qual patologia foi adicionada?
Alternativas
Q1937716 Medicina
Estima-se que entre 15-30% dos adolescentes brasileiros apresentam sobrepeso ou obesidade. Nesse intuito, a Sociedade Brasileira de Pediatria, em 2019, lançou um Manual de Orientações da Obesidade que orienta realizar exames laboratoriais de maneira criteriosa e individualizada. Porém, há uma recomendação de “screaning” universal para crianças e adolescentes com excesso de peso, este inclui quais exames laboratoriais?
Alternativas
Q1937715 Medicina
Sobre a ética médica, com base no Código de Ética do Conselho Federal de Medicina, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1937714 Medicina
Sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde, é CORRETO afirmar que a Conferência de Saúde:
Alternativas
Q1937713 Medicina
O(A) ____________ é uma das diretrizes da Política Nacional da Atenção Básica e pressupõe a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários ao longo do tempo e de modo permanente e consistente, acompanhando os efeitos das intervenções em saúde e de outros elementos na vida das pessoas , evitando a perda de referências e diminuindo os riscos de iatrogenia que são decorrentes do desconhecimento das histórias de vida e da falta de coordenação do cuidado. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase.
Alternativas
Q1937712 Saúde Pública
Sobre o Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1937711 Medicina
Os casos de botulismo devem ser notificados:
Alternativas
Q1937710 Medicina
A distócia de ombros ou de biacromial embora rara é uma complicação grave, que necessita pronta e adequada intervenção seguindo protocolos de uso de manobras específicas para a resolução do problema.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA.

I. As complicações maternas mais comumente descritas são lacerações do canal de parto, atonia uterina com hemorragia, disjunção da sínfise púbica e, eventualmente, rotura uterina.
II. A manobra de MacRoberts consiste na hiperextensão e adução das coxas com consequente deslocamento cranial da sínfise púbica e retificação da lordose lombar para liberação do ombro impactado.
III. A manobra de Woods consiste na realização de pressão suprapúbica continua sobre o ombro anterior do feto para deslizamento do mesmo sob a sínfise púbica.
IV. Colocar a paciente em posição genupeitoral para tornar o ombro posterior em anterior é a manobra de Matthes.
V. Quando há impossibilidade de alcançar o ombro após realização de outras manobras está indicada a cesárea sendo realizada então a manobra de Zavanelli para reintrodução do pólo cefálico na pelve materna.
Alternativas
Q1937709 Medicina
O LES (lupus eritematoso sistêmico) persiste como uma doença associada a morbidade materna e fetal significativas. Seu tratamento e controle adequados durante a realização do pré-natal são de fundamental importância para sucesso.
A respeito das medicações utilizadas durante a gravidez assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1937708 Medicina
A pré-eclâmpsia (PE) tem seu diagnóstico clássico pela presença de hipertensão arterial associada à proteinúria em gestante previamente normotensa após a 20ª semana da gravidez, e ainda está associada a morbidade grave, incapacidade de longo prazo e mortalidade materna e fetal.
Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA. 
I.São fatores de risco relacionados à ocorrência de pré-eclâmpsia a presença de SAAF (síndrome de anticorpo antifosfolípide) e história pregressa de pré-eclâmpsia.
II. Para o tratamento da crise hipertensiva o uso de nitroprussiato de sódio deve ser especialmente evitado nas pacientes com edema agudo de pulmão associado a comprometimento funcional cardíaco por poder provocar piora do quadro.
III. A prevenção e tratamento da eclâmpsia com sulfato de magnésio pode ser feita pelo esquema de Pritchard que preconiza dose de ataque de 4g intravenoso lento associado a 10g intramuscular seguido de manutenção com 5g intramuscular a cada 4 horas.
IV. São intervenções recomendadas que podem resultar em redução de riscos para desenvolvimento de Pré-eclâmpsia o uso de AAS (ácido acetil salicílico) e suplementação de cálcio.
V. O uso de enoxaparina e restrição de sal também devem ser orientados para pacientes consideradas de risco para pré-eclâmpsia por seu efeito profilático.
Alternativas
Q1937707 Medicina
Diversas alterações no sistema cardiovascular são provocadas pelo ciclo gravídico puerperal para adaptação do organismo materno ao concepto e prepara-lo para o parto.
A respeito das cardiopatias na gravidez é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1937706 Medicina
Há potenciais vantagens na realização de laparoscopia em relação à laparotomia que podem incluir: cicatrizes menores, recuperação mais rápida, diminuição de aderências e custo, inclusive com risco geral de complicações menores para as condições ginecológicas benignas.
A respeito da videolaparoscopia ginecológica, analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA.
I. Entre as indicações para cirurgia laparoscópica pode-se citar: Correção de incontinência urinária pela técnica de Burch e correção de distopias genitais (como a enterocele e procidência da parede vaginal anterior).
II. A lesão de artérias epigástricas, de veia cava e o enfisema subcutâneo são complicações possíveis das laparoscopias ginecológicas.
III. São contraindicações relativas à laparoscopia para prenhez ectópica a presença de choque e hemoperitôneo acima de 2000 mL.
IV. Na prenhez ectópica a presença de gravidez intersticial e hematocele retrouterina são contraindicações absolutas para realização de laparoscopia.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: B
5: C
6: B
7: D
8: D
9: A
10: C
11: C
12: D
13: A
14: C
15: A
16: C
17: B
18: D
19: A
20: D