Questões de Concurso
Para prefeitura de moreilândia - pe
Foram encontradas 352 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
De acordo com os princípios do Behaviorismo e da Análise do Comportamento julgue as alternativas a seguir e marque a CORRETA:
Em relação à estruturação da Psicologia como um novo campo de saber/fazer na área da saúde, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
I. O modelo biomédico, ainda vigente, compõe uma forte tradição paradigmática.
II. Em geral, os cursos de graduação ofertam currículos de forma não integrada, o que dificulta a formação do (a) estudante para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS).
III. Na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o psicólogo é corresponsável pelo fortalecimento dos dispositivos de cuidado.
IV. É função do (a) psicólogo (a), em sua atuação no (SUS), promover intervenções de controle social, ou seja, atuar junto aos gestores nos programas e projetos de higiene social.
V. Dentre outros aspectos, é possível inferir que, a medicalização faz com que as questões sociais sejam tidas como de ordem estritamente biológicas.
Na atenção básica, algumas compreensões devem ser consideradas como norteadoras para fundamentar a organização da rede na perspectiva de acolher, abordar e cuidar de pessoas em situação de crise no território. Julgue as alternativas a seguir e assinale a que possui compreensão ou conduta fundamentada no paradigma psicossocial de cuidado.
Os Serviços Residenciais Terapêuticos constituem um dos elementos da Política Nacional de Saúde Mental e do processo de desinstitucionalização juntamente com os seguintes programas:
Na escolha de um instrumento de avaliação psicológica, é imprescindível que o psicólogo verifique se o teste?
Assinale a alternativa CORRETA:
O psicólogo de uma Unidade Básica de Saúde - UBS foi abordado por um dos profissionais da equipe que lhe pediu que conversasse com um dos seus Agentes Comunitários de Saúde - ACS, o qual nos últimos meses vem apresentando comportamentos de evitação de atividades sociais e preocupação excessiva em ser criticado ou rejeitado pela equipe. Após a entrevista com este ACS, o psicólogo identificou, além dos comportamentos mencionados pelo colega, os seguintes traços: sentimentos persistentes e invasivos de tensão e apreensão; taquicardia e sudorese em alguns momentos do dia; crença de ser socialmente inepto, pessoalmente desinteressante ou inferior aos outros; relutância em se envolver nas atividades grupais do território e restrições no estilo de vida devido à necessidade de segurança física. Diante do caso e características mencionadas, esse colaborador apresenta classes de sintomas de ordem?
Assinale a alternativa CORRETA:
No processo de recrutamento, a análise das necessidades faz com que se desenhe um perfil do que é esperado do candidato. Assim, traçado o perfil, é preciso definir, prioritariamente para o processo seletivo?
Marque a alternativa CORRETA:
No que se refere à psicologia da saúde e à atuação do psicólogo nessa área, julgue os itens que se seguem e marque a alternativa CORRETA:
( ) A prevenção no campo da psicologia refere-se, sobretudo, a um conjunto de procedimentos clínicos direcionado ao tratamento de uma psicopatologia.
( ) A reabilitação e a diminuição da prevalência de enfermidades constituem objetivos primordiais da promoção de saúde.
( ) A intervenção primária não preconiza, necessariamente, ações psicológicas especializadas.
( ) A realização de dinâmicas de grupos e a organização de grupos informativos são vedadas ao psicólogo que atua na intervenção primária.
A violência sexual é uma das manifestações da violência de gênero mais cruéis e persistentes. Acerca de aspectos relacionados ao abuso sexual, julgue as alternativas abaixo e marque a CORRETA:
Em relação as técnicas psicoterápicas, julgue as alternativas a seguir e marque a INCORRETA:
Julgue os itens que se seguem, a respeito do psicodiagnóstico e marque a alternativa CORRETA:
( ) O ludodiagnóstico e outros testes com partes mais lúdicas são indicados como métodos de investigação e de intervenção com crianças.
( ) Em momentos de crises vitais, deve-se priorizar tratamentos visando o apaziguamento do paciente, recorrendo-se, inclusive, a medicamentos se necessário, até que haja condições de realização de psicodiagnóstico.
( ) A abordagem clínica frente aos testes psicológicos pode causar equívocos e excessos que inviabilizam a validade do método. Nesse sentido, seria um equívoco, por exemplo, a decisão de se interromper o teste se a criança dissesse estar cansada por ter que fazer muitos desenhos.
( ) O psicodiagnóstico pode ser encerrado, antes da realização de todos os testes previstos, uma vez que já se tenha a confirmação das hipóteses levantadas.
Acerca da postura ética do psicólogo, marque a alternativa CORRETA:
Com relação à abordagem psicanalítica, julgue os itens a seguir e marque a alternativa CORRETA:
( ) De acordo com a psicanálise, o delírio consiste em uma nova realidade construída pelo sujeito para suportar os conflitos advindos da realidade cotidiana.
( ) O desmentido, mecanismo que permite a constituição da psicose, consiste no reconhecimento e na posterior negação, pelo sujeito, da castração.
( ) Conforme a psicanálise, os sintomas apresentados pelo paciente são totalmente suficientes para a realização do diagnóstico diferencial.
( ) A recusa é o mecanismo de defesa utilizado pelo sujeito diante da neurose.
Com relação à psicoterapia individual e à clínica infantil e do adolescente, marque a alternativa INCORRETA:
Em relação à ética profissional do psicólogo clínico e à bioética na saúde, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
( ) Na área da psicologia, em pesquisas que envolvam seres humanos, deve-se seguir um protocolo determinado por um comitê de ética, e o pesquisador deve ter o compromisso prévio de tornar público os resultados da pesquisa.
( ) A relação existente entre a intervenção do psicólogo clínico e a bioética pressupõe uma visão de homem não dicotomizada, que trata o objetivo e o subjetivo, o geral e o particular da complexidade humana como forças complementares, e não excludentes.
( ) Como referencial ético, o princípio da beneficência estabelece que os atos diagnósticos ou terapêuticos devam, além de não causar, evitar danos ao paciente, ao passo que o princípio da não maleficência pressupõe a oferta da melhor assistência possível ao paciente com o intuito de prevenir, remover ou evitar o malefício.
( ) O princípio da autonomia, por pressupor a capacidade do indivíduo de entender e agir intencionalmente sobre o seu problema, assegura que o direito de consentir ou recusar o tratamento cabe ao paciente, ou à sua família caso o paciente seja incapaz de tomar decisões.
A Ferrovia Transnordestina é um dos empreendimentos mais estruturadores da economia do Nordeste. O projeto prever a ligação entre o Sertão e o Litoral, começando na cidade de Eliseu Martins, no Sul do Piauí, seguindo até Salgueiro, Sertão do Estado, onde a ferrovia se divide em dois trechos:
“As chuvas que caíram no ano passado no Agreste Meridional e Setentrional de Pernambuco não foram suficientes para encher açudes e barragens e fazer com que o pasto nascesse, afetando diretamente a produção da bacia leiteira. Principal atividade da região, a produção de leite está concentrada em 27 municípios, com mais de 106 mil produtores.”
(Informação publicada no seguinte endereço eletrônico:
https://interior.ne10.uol.com.br/noticias/2020/ 01/30/seca-dificulta-atividade-da-bacia-leiteira-de-pernambuco-183391.)
Mesmo levando em consideração as questões climáticas, o Agreste Meridional e Setentrional de Pernambuco conseguiu em 2019 ocupar:
Leia os textos a seguir e respondam às questões 06 a 08:
Texto 1
Conectividade
Foto: João Marcos Malucelli
Eram umas nove mulheres entre primas e amigas! Um lanche presencial para reunir a conversa, era a intenção. Entrei em casa, um silêncio sepulcral! Até me assustei. Onde estarão as beldades? Para minha surpresa e alívio estavam na sala, todas conectadas no WhatsApp, conversando com outras amigas e acho que até mesmo entre elas. Nem me viram. Saí pé por pé para não interromper a “conversa”. Conversa de corpo presente com as ausentes e das ausentes com as de corpo presente. “Roucas” de tanto clicarem! Tempos modernos!
Joao Marcos Mallucelli. Disponível em
https://paranaportal.uol.com.br/colunas/cronic
as-de-sexta/conectividade/ Acesso em:
23/05/2020.
Texto 2
Analisando os textos I e II é correto afirmar que:
Leia os textos a seguir e respondam às questões 06 a 08:
Texto 1
Conectividade
Foto: João Marcos Malucelli
Eram umas nove mulheres entre primas e amigas! Um lanche presencial para reunir a conversa, era a intenção. Entrei em casa, um silêncio sepulcral! Até me assustei. Onde estarão as beldades? Para minha surpresa e alívio estavam na sala, todas conectadas no WhatsApp, conversando com outras amigas e acho que até mesmo entre elas. Nem me viram. Saí pé por pé para não interromper a “conversa”. Conversa de corpo presente com as ausentes e das ausentes com as de corpo presente. “Roucas” de tanto clicarem! Tempos modernos!
Joao Marcos Mallucelli. Disponível em
https://paranaportal.uol.com.br/colunas/cronic
as-de-sexta/conectividade/ Acesso em:
23/05/2020.
Texto 2
É possível compreender que a palavra “ausentes” no período “Conversa de corpo presente com as ausentes e das ausentes com as de corpo presente.” do texto I indica pessoas que:
Privacidade das crianças na internet: quem deixou você postar isso?
(Foto: Thinkstock)
O bebê sentou sozinho. Click. Aprendeu a segurar o pé. Click. Se lambuzou inteiro de papinha. Click. Caiu um dente de leite. Click. Se antes os registros da infância eram guardados como preciosidades em empoeirados álbuns de família, no mundo frenético e digital da pós-modernidade eles encontraram uma nova plataforma: as redes sociais. E nem é preciso esperar por uma ocasião especial para publicar fotos e vídeos. O café da manhã, o caminho para a escola, a hora do almoço e até o banho... Tudo é pretexto para um novo post.
É fato que misturar a vida real com a digital é um caminho sem volta. “No passado, havia uma separação muito clara entre a vida presencial e a digital. Hoje, isso não existe mais”, explica a pesquisadora de tendências Clotilde Perez, pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (EUA). “Se as pessoas estão presentes nas redes sociais, é natural que as crianças também estejam. Afinal, elas são parte da sociedade”, completa.
Nem por isso é menos importante parar para refletir sobre o que a exposição precoce de crianças pode provocar. Elas ainda não têm discernimento para escolher como (e se) querem estar presentes no mundo virtual, mas sofrerão os efeitos do que está nas redes no futuro. Essa é uma situação à qual toda a sociedade está sujeita. “Tenho a impressão que virou um diário coletivo. O que fazíamos na intimidade, para guardar e mostrar aos filhos quando crescessem, agora é público”, explica a neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo.
Mesmo que, hoje, as imagens que você posta do seu filho não reverberem de forma negativa, no futuro, dependendo do teor, elas podem se tornar fonte de mal-estar, embaraço ou matéria para bullying. Sim, aquela foto fofinha do seu filho com bumbum de fora na praia ou mostrando o sorriso banguela podem não ser interpretadas por estranhos do jeito que você gostaria. Por isso, para Rodrigo Nejim, diretor de educação da ONG SaferNet, os pais precisam ter em mente que a esfera pública da internet vai além do círculo de familiares e amigos. “Dizemos que expor na rede cenas comuns no contexto familiar, como um primeiro banho, acabam colocando seu filho na maior praça pública do planeta”, alerta.
Outro ponto fundamental é que a postagem dessas fotos pode ferir a autonomia das crianças. Muitas não são nem consultadas pelos pais. “É um equívoco menosprezar a opinião da criança. A partir dos 3 ou 4 anos, ela já pode dizer se gosta ou não de uma imagem e se quer que seja compartilhada”, completa
Nejim. Naíma Saleh. Disponibilizado em
https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Com
portamento/noticia/2018/06/quem-deixou
voce- postar-isso.html. Acesso em: 24/05/2020 (fragmento adaptado)
As questões de números 01 a 05 referem-se ao texto abaixo:
Analise as seguintes reescritas do período retirado do quarto parágrafo do texto. Mesmo que, hoje, as imagens que você posta do seu filho não reverberem de forma negativa, no futuro, dependendo do teor, elas podem se tornar fonte de mal-estar, embaraço ou matéria para bullying.
I. Pelo fato de poderem reverberar de forma negativa no futuro, as imagens que você posta, atualmente, do seu filho podem trazer mal-estar, embaraço ou matéria para bullying, dependendo do teor.
II. Como podem refletir algo negativo no futuro, as imagens que você posta, hoje, do seu filho, dependendo do teor, podem trazer mal-estar, embaraço ou matéria para bullying.
III. Qualquer imagem que você posta do seu filho, independentemente de seu teor, pode fazer estragos em sua vida futura, tornando-se fonte de mal-estar, embaraço ou matéria para bullying.
IV. Não importa se reverberem de forma negativa atualmente, dependendo do conteúdo, no futuro, as imagens que você posta do seu filho podem propiciar mal-estar, embaraço ou matéria para bullying. Quais preservam o sentido, a clareza e a correção do texto?