Questões de Concurso Para prefeitura de adustina - ba

Foram encontradas 331 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2537955 Terapia Ocupacional
Lucas tem 45 anos, trabalha de home office em um escritório. Ele teve uma lesão no punho direito por conta do esforço repetitivo no trabalho. Teve relato de dor no punho direito há cerca de 3 meses, inicialmente foi leve, aos poucos foi complicando, afetando no cotidiano, no home office para o que exige o uso da mão direita. Lucas foi ao médico, não teve sinal de inchaço ou vermelhidão, palpação no punho direito, principalmente ao redor do tendão do carpo, sendo assim, teve diagnóstico com síndrome do túnel do carpo, que se é causado por executar movimentos repetitivos com a mão. No caso de Lucas, para seu tratamento o que se torna os principais objetivos? 
Alternativas
Q2537954 Terapia Ocupacional
Quando se trata de avaliação de riscos e promoção da funcionalidade em idosos, qual é o papel da terapia ocupacional na prevenção do envelhecimento?
Alternativas
Q2537953 Terapia Ocupacional
Na terapia ocupacional a prescrição para doenças neurológicas comuns é personalizada e baseada nas necessidades específicas de cada paciente. Desta forma, quais dessas são abordagens gerais que podem ser consideradas para diferentes condições neurológicas?
Alternativas
Q2537952 Terapia Ocupacional
Dona Célia tem 55 anos, já tem seu diagnóstico há 10 anos de artrite reumatoide. Ela tem relato de dor e também de rigidez nas articulações, sendo de forma principal nas mãos e nos joelhos, o que complica nas suas atividades de vida diárias. Dona Célia descreve que está difícil realizar as atividades em casa, tais como abrir potes, limpar a casa, lavar as louças e vestir-se. Ela também relata que se encontra desanimada, cabisbaixa, devido às limitações motivadas pela doença.
Sendo assim, qual é o principal objetivo da terapia ocupacional no tratamento de pacientes com artrite reumatoide? 
Quais são as principais estratégias de intervenção que podem ser utilizadas pela terapia ocupacional para contribuir com a Dona Célia lidar com suas limitações atuais? Marque a alternativa correta. 
Alternativas
Q2537951 Terapia Ocupacional
Seu José está com 72 anos, tem diagnóstico de câncer de pulmão em estágio avançado. Encontra-se em cuidados paliativos por motivo à progressão da doença, sintomas tanto físicos quanto emocionais. José trabalhou desde cedo, como contador, muito proativo. Atualmente, mora sozinho em apartamento, mas hoje tem assistência diária para suas atividades do cotidiano, devido às complicações de saúde. Tem dificuldade para respirar, ansiedade e depressão, isolamento social devido a ter pouca mobilidade, dificuldade para dormir por conta da dor.

No caso do paciente José, qual é o principal objetivo da intervenção da terapia ocupacional? Para lidar com a falta de ar e a dor, quais meios podem ser ensinados?

Assinale a alternativa que corresponde de forma respectiva as perguntas feitas acima. 
Alternativas
Q2537950 Terapia Ocupacional
Sofia nasceu de 32 semanas com baixo peso e apresenta dificuldades respiratórias, encontra-se na unidade de terapia intensiva neonatal, (UTIN), que tem suporte tanto nutricional quanto respiratório. A equipe multi se encontra preocupada com o desenvolvimento motor e neurossensorial, por conta do estado de saúde dela ser delicado. Deste modo, com bebês prematuros na UTIN, qual a principal intervenção que se faz? 
Alternativas
Q2537949 Terapia Ocupacional
Ana tem 56 anos, faz 3 meses que sofreu um acidente vascular cerebral, (AVC). Ela teve uma hemorragia cerebral no lado esquerdo do cérebro, ocasionando em debilitação expressiva no lado direito do corpo. Ana era uma mulher ativa, que gostava muito de se cuidar, trabalhava como recepcionista numa empresa, além de ter seus grupos sociais que encontrava nos finais de semana, ela mora sozinha em um apartamento no centro da cidade. Sendo assim, quais são os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC?
Alternativas
Q2537948 Terapia Ocupacional
Quais seriam os primeiros passos em avaliação inicial na saúde mental, para determinar suas necessidades e metas no tratamento terapêutico ocupacional?
Alternativas
Q2537947 Terapia Ocupacional
Para medir o desempenho funcional em atividades diárias, qual é o método mais apropriado em uma avaliação?
Alternativas
Q2537946 Terapia Ocupacional
Mariana, vive sozinha em sua casa, é uma idosa de 75 anos, recentemente diagnosticada com artrite reumatoide, que afeta sua mobilidade e independência. Logo, expressou preocupações sobre a capacidade de gerenciar suas atividades diárias. O médico recomendou a implementação de orientação e intervenção domiciliar, incluindo a possibilidade de participação em um grupo terapêutico. O que deve ser considerado no planejamento eficaz de intervenções domiciliares para Mariana e o que ela pode esperar como benefício ao participar de um grupo terapêutico?
Alternativas
Q2537945 Terapia Ocupacional
Que estratégia pode melhorar a acessibilidade em espaços públicos para pessoas com deficiência?
Alternativas
Q2537944 Terapia Ocupacional
As formas de inserção social tendem a passar por várias mudanças ao longo das diferentes fases da vida de um indivíduo. Portanto:  
Alternativas
Q2537943 Terapia Ocupacional
Como o ambiente familiar pode influenciar o desenvolvimento cognitivo de uma criança?  
Alternativas
Q2537942 Terapia Ocupacional
Em um movimento onde o indivíduo tem a intenção de levar um copo de água à boca fazendo com que ocorra a flexão do cotovelo, qual músculo é considerado o antagonista?
Alternativas
Q2537941 Terapia Ocupacional
Lucas começou a experimentar uma perda gradual da visão em ambos os olhos. Qual órgão sensorial pode estar envolvido nesse problema? 
Alternativas
Q2537940 Terapia Ocupacional
Maria, uma mulher de 45 anos, tem se queixado de falta de ar, recentemente. Ela nota que, mesmo em atividades leves, como subir escadas, sente dificuldade para respirar. Além disso, ela apresenta tosse persistente e produção de muco espesso. Maria é ex-fumante, tendo parado de fumar há cerca de 10 anos. Histórico Médico:

Maria sempre sentiu muita fraqueza desde sua infância. Além disso, muito cansaço e falta de ar, mas não teve episódios significativos na vida adulta.

Hábitos de Vida:

Maria é moderadamente ativa, realiza caminhadas regulares e mantém uma dieta equilibrada. Ela não tem histórico de exposição a poluentes ambientais significativos no trabalho ou em casa.

Exame Físico:

Durante o exame físico é observada a presença de cianose nos lábios e unhas de Maria. A ausculta dos pulmões revela chiado e crepitações em algumas áreas.

Através do enunciado é possível notar que há presença de cianose, desta maneira, o que essa presença sugere sobre o sistema respiratório de Maria?
Alternativas
Q2537939 Terapia Ocupacional
Falando sobre desenvolvimento motor, ele varia de criança para criança, mas se tem tempo máximo, sendo assim deve ser acompanhado por profissional habilitado, caso haja algum atraso. O terapeuta ocupacional pode identificar atrasos no desenvolvimento e na primeira infância, se faz importante, estimular de forma adequada. Sendo assim, o que a criança deve ter de repertório entre os 05 e 06 meses? 
Alternativas
Q2537938 Terapia Ocupacional
A abordagem do Modelo Funcional Ocupacional, (MFO), é utilizada para compreender as habilidades ocupacionais de uma pessoa interagindo com o meio onde está vivendo e as demandas ocupacionais que aparecem. Desta maneira é fundamentado, na teoria ocupacional e no modelo de ocupação humana, entender de que modo a participação na ocupação interfere na saúde, comodidade, bem-estar na vida das pessoas. Posto isso, qual dos seguintes elementos não contempla o componente central do MFO? 
Alternativas
Q2537937 Terapia Ocupacional
Existe a Resolução do Coffito n.º 425, de 08 de julho de 2013 – (D.O.U. n.º 147, Seção 1, de 01/08/2013). Sendo assim, qual é o principal objetivo do Conselho de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional?
Alternativas
Q2537936 Terapia Ocupacional
Quem é considerado/a o/a fundador/a da terapia ocupacional e que cita a frase "Se há uma doença ocupacional, por que não uma terapia ocupacional?” (p. 186)?
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: E
5: B
6: B
7: A
8: D
9: A
10: C
11: B
12: B
13: C
14: B
15: B
16: A
17: D
18: C
19: B
20: B