Questões de Concurso Para prefeitura de bom jesus - rs

Foram encontradas 164 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2419829 Fonoaudiologia

Para responder às questões 39 e 40, considere o livro Tratado de Audiologia (BEVILACQUA, 2012).

Sobre a estrutura e a organização periférica da audição, analise as assertivas abaixo:


I. A orelha externa é constituída pelo pavilhão auricular e meato acústico externo.

II. A extremidade da cadeia ossicular está em contato com o ar (parede lateral ou membrana timpânica), enquanto a extremidade interna está em contato com os líquidos da orelha interna.

III. A orelha interna é formada pelo labirinto ósseo (preenchido por perilinfa) e pelo labirinto membranoso (preenchido por endolinfa).


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2419828 Fonoaudiologia

Para responder às questões 39 e 40, considere o livro Tratado de Audiologia (BEVILACQUA, 2012).

Sobre avaliação audiológica, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2419827 Fonoaudiologia

Para Moojen e França (2016), a dislexia é um transtorno grave da aprendizagem escolar. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:


I. É um problema persistente até a vida adulta (com atenuações), mesmo com tratamento adequado, o que torna o prognóstico reservado.

II. Ocorre em sujeitos que têm visão e audição normal ou corrigida e que não são portadores de problemas psíquicos ou neurológicos graves que possam justificar, por si só, as dificuldades escolares.

III. O comprometimento dos disléxicos é específico de ordem fonética e não envolve memória de trabalho.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2419826 Fonoaudiologia

Para responder às questões 36 e 37, considere o Novo Tratado de Fonoaudiologia (LOPES FILHO, 2013).

Sobre fissuras labiopalatinas, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2419825 Fonoaudiologia

Para responder às questões 36 e 37, considere o Novo Tratado de Fonoaudiologia (LOPES FILHO, 2013).

O fonoaudiólogo atua na área da voz em prevenção de distúrbios, aprimoramento vocal e reabilitação. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2419824 Saúde Pública

Conforme o Caderno de Atenção Básica nº 23 – Saúde da Criança: Aleitamento materno e alimentação complementar do Ministério da Saúde, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Apesar de a maioria dos profissionais de saúde considerar-se favorável ao aleitamento materno, muitas mulheres se mostram insatisfeitas com o tipo de apoio recebido. Se o profissional de saúde realmente quer apoiar o aleitamento materno, ele precisa entender que tipo de apoio, informação e interação as mães desejam, precisam ou esperam dele.

( ) Vários estudos sugerem que a duração da amamentação na espécie humana seja, em média, de 8 a 12 meses, idade em que costuma ocorrer o desmame naturalmente.

( ) É considerado aleitamento materno exclusivo quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2419823 Fonoaudiologia

Para responder às questões 33 e 34, considere a cartilha “Contribuição do fonoaudiólogo educacional para seu município e sua escola”, do Conselho Federal de Fonoaudiologia.

De acordo com as políticas de educação e saúde, o fonoaudiólogo poderá desenvolver ações no Programa Saúde da Escola (PSE). Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Realização de fonoterapia nas dependências da escola, no contraturno do aluno.

( ) Promoção da educação permanente e capacitação de profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens para o PSE.

( ) Realizar a intermediação da escola com os profissionais da saúde que se ocupam dos estudantes com necessidades educativas especiais.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2419822 Fonoaudiologia

Para responder às questões 33 e 34, considere a cartilha “Contribuição do fonoaudiólogo educacional para seu município e sua escola”, do Conselho Federal de Fonoaudiologia.

Em consonância com as políticas de educação e saúde, o fonoaudiólogo poderá desenvolver ações no Atendimento Educacional Especializado (AEE), quais sejam:


I. Assessorar, prestar consultoria e oferecer treinamento aos profissionais da equipe de inclusão, contribuindo com a orientação aos professores das salas de recursos, que são constituídas conforme a necessidade de cada escola e de acordo com os casos de crianças nelas incluídas.

II. Realizar apoio ao AEE, por meio da organização das demandas, da avaliação das necessidades específicas dos alunos (recursos e apoios), garantindo a continuidade do planejamento educacional dos estudantes com deficiência e dificuldades relacionadas à aprendizagem.

III. Promover encontros com os professores da escola regular (professor da sala de aula e de apoio) e o AEE, a fim de refletir e definir, junto aos profissionais envolvidos, melhores estratégias educacionais, avaliações e adequação curricular.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2419821 Fonoaudiologia

Para responder às questões 31 e 32, considere a cartilha “Contribuição da Fonoaudiologia para o avanço do SUS”, do Conselho Federal de Fonoaudiologia.

Sobre participação do fonoaudiólogo nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs), analise as assertivas abaixo:


I. O fonoaudiólogo pode fazer parte de qualquer uma das modalidades do NASF.

II. O fonoaudiólogo do NASF desenvolve tanto atividades comuns aos demais profissionais quanto ações específicas.

III. O fonoaudiólogo não está incluído nos NASFs, conforme Portaria GM nº 154 de 24 de janeiro de 2008.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2419820 Fonoaudiologia

Para responder às questões 31 e 32, considere a cartilha “Contribuição da Fonoaudiologia para o avanço do SUS”, do Conselho Federal de Fonoaudiologia.

Sobre o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), analise as assertivas abaixo:


I. O fonoaudiólogo no SAD contribuirá com a redução de custos, diminuindo o tempo da internação, proporcionando um melhor direcionamento da aplicação de recursos públicos e qualidade de vida do usuário.

II. As Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar são compostas por médico, enfermeiro e fonoaudiólogo.

III. O fonoaudiólogo não está previsto no SAD.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2419817 Matemática

Uma faculdade tem quatro tipos de avaliação para compor a nota final de seus alunos por semestre, sendo esta nota a média ponderada dessas avaliações. A tabela abaixo apresenta as notas obtidas por uma aluna da faculdade nas quatro avaliações realizadas no semestre e os pesos de cada uma das avaliações:


Avaliação

Nota

Peso

Prova objetiva

6

4

Prova dissertativa

7

4

Portfólio

8

2

Apresentação de trabalho

9

2


A nota final dessa aluna será, aproximadamente, de:

Alternativas
Q2419795 Conhecimentos Gerais

Depois de muitas idas e vindas, demissões e afins, finalmente o Ministério da Educação (MEC) tem um novo ministro. O quarto ministro da Educação do governo de Jair Bolsonaro é o professor e pastor _________________. Teólogo e advogado, é ex-vice-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e já fazia parte do governo como membro da Comissão de Ética Pública. (Fonte: vestibular.brasilescola.uol.com.br, em 31/07/2020, atualizado em 03/08/2020).


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Q2419793 Conhecimentos Gerais

Leia a seguinte matéria: “Grande explosão atinge a capital do Líbano e deixa ao menos 78 mortos – De acordo com premiê, 2.750 toneladas de nitrato de amônio em armazém na zona portuária teriam provocado o incidente. A explosão, ocorrida no dia 04 de agosto de 2020, levantou bolas de fogo e colunas de fumaça gigantescas, afetando construções a quilômetros de distância. Paredes de prédios foram destruídas, janelas quebraram, carros foram virados de cabeça para baixo e destroços bloquearam várias ruas, forçando feridos a caminhar em meio à fumaça até hospitais.” (Texto adaptado. Fonte: https://m.folha.uol.com.br/folha-topicos/libano/).


Qual o nome da cidade em que ocorreu o episódio descrito acima?

Alternativas
Q2419791 Conhecimentos Gerais

Uma das primeiras medidas do Governo Bolsonaro, logo após tomar posse em janeiro de 2019, foi a extinção do Ministério da Cultura (MinC) e sua substituição por uma Secretaria Especial da Cultura. Ocuparam o cargo de Secretário(a) desta pasta:


I. Carla Zambelli.

II. Regina Duarte.

III. Ricardo Braga.

IV. Roberto Alvim.


Quais estão corretos?

Alternativas
Q2419789 História e Geografia de Estados e Municípios

No que se refere à história do Município de Bom Jesus, considere as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


(_) Através das edições do SENATRO (Seminário Nacional sobre Tropeirismo), o município projetouse nacional e internacionalmente.

(_) Desde seus primórdios, o município tem ligação com a passagem das tropas xucras ou soltas por seu território; esta é a base identitária do surgimento do atual município.

(_) No final de 1800, chegaram as primeiras famílias alemãs vindas de Três Forquilhas com o objetivo de adquirir fazendas, enquanto os italianos vieram de Antônio Prado no início de 1900, para suprir as necessidades de profissionais, tais como: seleiros, ferreiros, comerciantes, entre outros. A miscigenação dessas etnias mais os índios, primeiros habitantes dessa imensa extensão territorial, deu origem ao povo serrano.

(_) Os índios Kaingang habitavam os Campos de Cima da Serra. Seus vestígios podem ser vistos até hoje em cavernas e terras de cultivo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q2419778 Português

Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo.


O que vai ser da Amazônia?


  1. _____Eu já lidei com o desmatamento. Lembro que, em 2015, acordava na região onde
  2. trabalho, meu cabelo tomado pelo cheiro da fumaça, igual quando a gente ia pra noitada na
  3. década de 1990 e voltava com o cheiro do cigarro impregnado na roupa! Agora, é a mesma
  4. coisa, só que na Amazônia. E o que estava acontecendo não era porque tinha alguém fumando
  5. no meu quarto. Era simplesmente porque estava acontecendo o maior churrasco da maior
  6. floresta tropical do mundo. Ela estava sendo queimada, e o cheiro da fumaça fedia por todo o
  7. meu corpo. O carro ficava coberto de fuligem. Eu tinha que jogar água no vidro pra limpá-lo e,
  8. assim, conseguir enxergar. Eu dirigia com o farol alto e o pisca alerta ligado porque não via
  9. nada. Então, eu dirigia bem devagar para evitar algum acidente.
  10. _____Um dos motivos pelos quais as pessoas têm problemas respiratórios é o efeito dessa
  11. fumaça demasiadamente tóxica. Em anos de muitas queimadas e desenfreado desmatamento,
  12. constata-se um aumento de 200% no atendimento hospitalar de crianças com problemas
  13. respiratórios. E criança não vai sozinha em busca de atendimento médico. Ela precisa do pai ou
  14. da mãe, que vai parar a sua atividade econômica para levá-la ao hospital.
  15. _____Um estudo da Fiocruz mostra que, em maio e junho de 2019, o SUS teve um custo extra
  16. de 1,5 milhão de reais por conta de problemas respiratórios decorrentes das fumaças da
  17. Amazônia. Ou seja, a gente gera um custo extra ao SUS por causa dos problemas respiratórios.
  18. Além disso, essa fumaça é tão tóxica que pode destruir o DNA das células do pulmão e aumentar
  19. as chances de incidência de câncer no aparelho pulmonar.
  20. _____2020 foi um ano muito diferente. A gente tem uma pandemia de um vírus que ataca o
  21. sistema respiratório. Então, a gente está juntando um aumento do desmatamento, que significa
  22. o aumento de uma fumaça tóxica, com uma pandemia já existente e que também ataca o
  23. pulmão. Com certeza, é muito sério o que o Brasil está passando. Porém, isso não se restringe
  24. ao nosso país. A devastação da Amazônia pode acarretar desequilíbrios inimagináveis no planeta
  25. inteiro... As pesquisas comprovam que, de janeiro a abril de 2020, em comparação com o
  26. mesmo período de 2019, houve um aumento de aproximadamente 55% no desmatamento. Em
  27. 2019, porém, já havia sido registrado um aumento de mais de 200% das queimadas em relação
  28. a 2018. Já pensou? É assustador! Não podemos ficar calados diante desse cenário gritante. A
  29. natureza está implorando por clemência da nossa parte. Se não houver forças para frear esses
  30. homens devastadores, não demorará tanto tempo e poderá vir algo ainda mais sério do que o
  31. coronavírus e que causará a morte de um número ainda maior de pessoas!
  32. _____Basta que olhemos um pouco pra trás no tempo. Só do início do século até agora já
  33. houveram surtos imensos de Ebola, SARS e H1N1, e agora veio o coronavírus, sem contar os
  34. males provocados pela proliferação de dengue, Zika e Chikungunya. Perceba, meu prezado
  35. leitor! De 2000 a 2020 são apenas 20 anos. Continuando com a perversidade que está
  36. estampada nos telejornais, o que podemos esperar para os anos 2025, 2026?
  37. _____É muito, muito sério o que estamos enfrentando, e a última coisa que eu faria num
  38. momento como esse é ficar calado. Informações de qualidade precisam chegar aos olhos e
  39. ouvidos de um número cada vez maior de pessoas! É assim que o processo de elevação de
  40. consciência coletiva acontece. Concluo com a frase dita pelo querido Chico Mendes, esse homem
  41. maravilhoso que lutou a vida inteira por uma sociedade mais justa e feliz: “No começo pensei
  42. que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a
  43. Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade”.


(Disponível em: https://www.contioutra.com/o-que-vai-ser-da-amazonia-em-2020/ – texto adaptado

especialmente para esta prova.)

Com base estritamente no que é expresso pelo texto, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2419776 Português

Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo.


O que vai ser da Amazônia?


  1. _____Eu já lidei com o desmatamento. Lembro que, em 2015, acordava na região onde
  2. trabalho, meu cabelo tomado pelo cheiro da fumaça, igual quando a gente ia pra noitada na
  3. década de 1990 e voltava com o cheiro do cigarro impregnado na roupa! Agora, é a mesma
  4. coisa, só que na Amazônia. E o que estava acontecendo não era porque tinha alguém fumando
  5. no meu quarto. Era simplesmente porque estava acontecendo o maior churrasco da maior
  6. floresta tropical do mundo. Ela estava sendo queimada, e o cheiro da fumaça fedia por todo o
  7. meu corpo. O carro ficava coberto de fuligem. Eu tinha que jogar água no vidro pra limpá-lo e,
  8. assim, conseguir enxergar. Eu dirigia com o farol alto e o pisca alerta ligado porque não via
  9. nada. Então, eu dirigia bem devagar para evitar algum acidente.
  10. _____Um dos motivos pelos quais as pessoas têm problemas respiratórios é o efeito dessa
  11. fumaça demasiadamente tóxica. Em anos de muitas queimadas e desenfreado desmatamento,
  12. constata-se um aumento de 200% no atendimento hospitalar de crianças com problemas
  13. respiratórios. E criança não vai sozinha em busca de atendimento médico. Ela precisa do pai ou
  14. da mãe, que vai parar a sua atividade econômica para levá-la ao hospital.
  15. _____Um estudo da Fiocruz mostra que, em maio e junho de 2019, o SUS teve um custo extra
  16. de 1,5 milhão de reais por conta de problemas respiratórios decorrentes das fumaças da
  17. Amazônia. Ou seja, a gente gera um custo extra ao SUS por causa dos problemas respiratórios.
  18. Além disso, essa fumaça é tão tóxica que pode destruir o DNA das células do pulmão e aumentar
  19. as chances de incidência de câncer no aparelho pulmonar.
  20. _____2020 foi um ano muito diferente. A gente tem uma pandemia de um vírus que ataca o
  21. sistema respiratório. Então, a gente está juntando um aumento do desmatamento, que significa
  22. o aumento de uma fumaça tóxica, com uma pandemia já existente e que também ataca o
  23. pulmão. Com certeza, é muito sério o que o Brasil está passando. Porém, isso não se restringe
  24. ao nosso país. A devastação da Amazônia pode acarretar desequilíbrios inimagináveis no planeta
  25. inteiro... As pesquisas comprovam que, de janeiro a abril de 2020, em comparação com o
  26. mesmo período de 2019, houve um aumento de aproximadamente 55% no desmatamento. Em
  27. 2019, porém, já havia sido registrado um aumento de mais de 200% das queimadas em relação
  28. a 2018. Já pensou? É assustador! Não podemos ficar calados diante desse cenário gritante. A
  29. natureza está implorando por clemência da nossa parte. Se não houver forças para frear esses
  30. homens devastadores, não demorará tanto tempo e poderá vir algo ainda mais sério do que o
  31. coronavírus e que causará a morte de um número ainda maior de pessoas!
  32. _____Basta que olhemos um pouco pra trás no tempo. Só do início do século até agora já
  33. houveram surtos imensos de Ebola, SARS e H1N1, e agora veio o coronavírus, sem contar os
  34. males provocados pela proliferação de dengue, Zika e Chikungunya. Perceba, meu prezado
  35. leitor! De 2000 a 2020 são apenas 20 anos. Continuando com a perversidade que está
  36. estampada nos telejornais, o que podemos esperar para os anos 2025, 2026?
  37. _____É muito, muito sério o que estamos enfrentando, e a última coisa que eu faria num
  38. momento como esse é ficar calado. Informações de qualidade precisam chegar aos olhos e
  39. ouvidos de um número cada vez maior de pessoas! É assim que o processo de elevação de
  40. consciência coletiva acontece. Concluo com a frase dita pelo querido Chico Mendes, esse homem
  41. maravilhoso que lutou a vida inteira por uma sociedade mais justa e feliz: “No começo pensei
  42. que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a
  43. Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade”.


(Disponível em: https://www.contioutra.com/o-que-vai-ser-da-amazonia-em-2020/ – texto adaptado

especialmente para esta prova.)

Assinale a alternativa que, exclusivamente, apresenta uma locução adverbial retirada do texto.

Alternativas
Q2007907 Arquivologia
O Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), no documento “Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital”, elaborado no ano de 2005, até o momento apresenta orientações fundamentais para o processo de preservação digital de documentos arquivísticos. No mesmo documento, o Conarq faz um alerta aos governos, às organizações públicas e privadas, bem como às instituições de ensino e pesquisa e a todos os setores da sociedade brasileira comprometidos com a inclusão informacional para alguns problemas. Com base nisso, relacione os problemas citados na Coluna 1 aos seus respectivos significados descritos na Coluna 2.
Coluna 1
1. Dependência social da informação digital. 2. Rápida obsolescência da tecnologia digital. 3. Fragilidade intrínseca do armazenamento digital. 4. Complexidade e custos da preservação digital. 5. Multiplicidade de atores envolvidos.
Coluna 2
(  ) A preservação de longo prazo das informações digitais está seriamente ameaçada pela vida curta das mídias. 
(  ) A preservação de documentos digitais pressupõe uma constante atualização de suporte e de formato, exigindo investimento financeiro elevado e contínuo em infraestrutura tecnológica, pesquisa científica aplicada e capacitação de recursos humanos.
(  ) A preservação da informação em formato digital não se limita ao domínio tecnológico, exigindo compromissos de longo prazo entre os vários segmentos da sociedade.
(  ) As instituições dependem cada vez mais de documentos digitais, não disponíveis em outra forma, para o exercício de suas atividades.
(  ) A tecnologia digital é comprovadamente um meio mais frágil e mais instável de armazenamento, comparado com os meios convencionais de registrar informações.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2007906 Arquivologia
O Arquivo Nacional, no ano de 2000, por meio do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) elaborou um documento intitulado “Recomendações para a Construção de Arquivos”, e mais tarde compilou, no ano de 2005, outro documento, baseado nesse, intitulado “Recomendações para a Produção e o Armazenamento de Documentos de Arquivo”. Considerando essas recomendações, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2007905 Arquivologia
A microfilmagem está amparada por Lei desde o ano de 1968 (Lei nº 5.433/1968), e somente no ano de 1996 ela foi regulamentada em decreto (nº 1.799/1996). Conforme o Decreto, no final da microfilmagem de cada série, será reproduzida a imagem de encerramento, imediatamente após o último documento, com os seguintes elementos:
I. Número do microfilme. II. Identificação do detentor dos documentos microfilmados. III. Ordenação, identificação e resumo da série de documentos a serem microfilmados. IV. Menção, quando for o caso, de que a série de documentos microfilmados continua em microfilme posterior.
Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: D
4: B
5: C
6: C
7: B
8: E
9: D
10: A
11: E
12: D
13: C
14: D
15: E
16: E
17: D
18: E
19: C
20: B