Questões de Concurso
Para prefeitura de nova petrópolis - rs
Foram encontradas 136 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. Antes da Idade Moderna, a Europa era vista como periferia do mundo mulçumano, isso se deu até 1492. II. Na relação comercial, existia uma supremacia do mundo Árabe sobre a Europa, ou seja, o Império Árabe dominava as principais rotas comerciais do chamado velho mundo. III. O mundo Árabe tinha conhecimento do mar mediterrâneo, a cultura e o conhecimento científico eram mais eficientes do que os Europeus. IV. Após 1492, a Europa passou de periferia do mundo muçulmano à “construtora de periferias” da modernidade. V. A Europa, desde cedo, dominou o mundo. No início das relações comercias, era o mundo Árabe que dependia de seus conhecimentos; hoje, todo mundo depende de suas políticas econômicas.
Quais estão corretas?
I. No segundo Reinado, ao ser reformada a Guarda Nacional, reforçou-se o processo de centralização política do Império, pois sua função era manter a ordem, a defesa dos grupos dominantes, enquanto o exército garantia as fronteiras e a estabilidade do país. II. A Guarda Nacional e o exército brasileiro tiveram a mesma função nesse período histórico: manter a ordem do país, defendendo as classes menos privilegiadas. III. Na realidade, nesse período histórico, (Segundo Reinado), em cada capital da província, existia um chefe de polícia, que era nomeado pelo ministério da justiça, portanto, a reformulação da Guarda Nacional objetivou diminuir a concorrência entre o exército. Entretanto, sua função de maior atribuição foi defender a manutenção da ordem e a defesa da elite política dominante do momento.
Quais estão corretas?
( ) A revolução causou consideráveis danos à economia sul-rio-grandense. ( ) Causou determinadas relações políticas entre as classes dominantes pastoris. ( ) Duque de Caxias foi o último chefe militar das forças imperialistas. ( ) Duque de Caxias foi efetivado como primeiro presidente provincial sul-rio- grandense. ( ) A revolução ocorreu em função da disparidade de impostos do império praticado sobre a província, portanto, os pobres das classes oprimidas articularam e fizeram a revolução acontecer, sem a participação de fazendeiros donos de gado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. No primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), pois o governo que o antecedeu (PTB) deixou o país em uma situação de crise, com possibilidade incontrolável da inflação. II. No governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), que, para sair da crise, implantou uma política econômica agressiva, não atraindo capital internacional, mas apostando na ajuda do FMI. III. No Governo de Fernando Collor de Mello (1990-1992), em que foi introduzido o Plano Collor II, na tentativa de conter a inflação e congelar os preços. IV. No governo de José Sarnei (1985-1990), em que enfrentou-se uma aguda crise econômica inflacionária, advinda do período da ditadura militar e agravada com a conjuntura política do momento.
Quais estão corretas?
( ) Economia agrícola, alicerçada em pequenas propriedades rurais. Portanto, o grande destaque foi a plantação e o cultivo de acerola. ( ) Por possuir uma economia agrícola, não houve espaço para a criação de gado, assim como para o surgimento de indústria, nem mesmo de pequeno porte. ( ) O município, no seu processo emancipatório, teve duas etapas administrativas fundamentais: de 1858 a 1875 pertencia ao município de São Leopoldo; entre 1875 a 1954, ao Distrito de São Sebastião do Caí. ( ) Pode-se dizer que seu nome tem a ver com o período histórico, de D. Pedro II, ou seja, uma homenagem ao Imperador, portanto, o nome Nova Petrópolis possui uma relação político-afetiva com Petrópolis no Rio de Janeiro, Cidade Imperial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. As condições geográficas do município configuram uma relação histórica com a natureza, pois o município é banhado pelo Rio Caí, que na língua tupi-guarani significa “água da mata”. II. O município de Nova Petrópolis possui uma área de 392 km² , sendo composto de área urbana e rural. III. O município, na sua gênese, sofreu influências profundas, principalmente do processo imigratório consolidado no Estado do Rio Grande do Sul. Essa influência se deu em função das transformações econômicas e políticas ocorridas no século XIX na Europa. IV. Os imigrantes que aqui chegaram tiveram contribuições insignificantes para a formação do município, uma vez que o seu processo de constituição já estava avançado e consolidado.
Quais estão corretas?
I. O Regime Militar foi um movimento que deu início em 1984, com o objetivo de livrar o País da corrupção e do comunismo. II. O Ato institucional nº 1 pode ser chamado de “repressão”. Ele foi instituído em 9 de abril de 1964 pelo comandante do Exército e da Marinha. Entretanto, esse ato manteve a constituição de 1946. O congresso, por um pequeno período, aumentou o poder do executivo, atingindo também os direitos dos cidadãos. III. Pode-se dizer também que a violência atual é fruto de um processo histórico que atinge a todos: pobre, ricos, negros, brancos, independe de classe; porém, o Regime Militar gerou violência, causando a falta de liberdade para a maioria dos cidadãos, sem direito a se manifestarem socialmente e intelectualmente.
Quais estão corretas?
I. São grupos de risco os indivíduos que se encontram com as necessidades de ferro elevadas, em função da rápida expansão do volume plasmático e pelo crescimento acentuado dos tecidos, como crianças menores de dois anos, adolescentes e gestantes. II. A anemia por deficiência de ferro é causada pelo desequilíbrio entre a absorção e as necessidades orgânicas desse mineral, decorrente, dentre outros, da alta ingestão de alimentos com fatores inibidores da absorção do ferro dietético, ou seja, que prejudicam a biodisponibilidade do ferro. III. Dentre as consequências da anemia por deficiência de ferro, está o comprometimento do desenvolvimento motor e da coordenação, prejuízo do desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem, alterações de comportamento (fadiga, desatenção, insegurança) e diminuição da atividade física. IV. A utilização de suplementação medicamentosa com sais de ferro para prevenir e tratar a anemia é um recurso tradicional e amplamente utilizado, sendo a forma oral de administração a preferencial.
Quais estão corretas?
I. Não existem evidências de benefícios da restrição proteica para pacientes com Taxa de Filtração Glomerular (TFG) acima de 60 mL/min. O consumo para esses pacientes é semelhante ao dos indivíduos saudáveis (0,8 a 1 g/kg/dia). II. Quando a TFG é inferior a 60 mL/min, a dieta deve conter 0,6 g/kg/dia de proteína, sendo que, pelo menos, 30 a 40% devem ser de proteínas de alto valor biológico. III. Em fases mais avançadas da insuficiência renal crônica, quando a TFG é inferior a 25 mL/min, duas formas de restrição proteica podem ser empregadas: a dieta hipoproteica convencional (0,6 g/kg/dia) ou a muito restrita em proteína, com 0,3 g/kg/dia, suplementada com 0,3 g/kg/dia de aminoácidos essenciais ou uma mistura de aminoácidos essenciais e cetoácidos. IV. Pacientes com proteinúria e pacientes diabéticos com controle glicêmico inadequado devem receber uma quantidade de proteína mais elevada (1,2 g/kg/dia).
Quais estão corretas?
I. Um aspecto fundamental na elaboração de cardápios são as necessidades nutricionais da clientela. II. A elaboração de cardápios básicos com gêneros disponíveis no mercado facilita o abastecimento, garante o padrão de qualidade das mercadorias, além de possibilitar uma provável minimização de custos. III. Cardápios bem elaborados dispensam correlação entre pessoal disponível, habilitação e tempo hábil para a execução. IV. O dimensionamento e a distribuição da área física, adequação dos equipamentos às finalidades da unidade, bem como a distribuição ambiental, constituem fatores a serem considerados no planejamento dos cardápios.
Quais estão corretas?