Questões de Concurso Para prefeitura de chupinguaia - ro

Foram encontradas 199 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1721634 Odontologia
A máxima preservação da estrutura dental é um dos principais objetivos da dentística restauradora. As resinas compostas, além de promoverem restaurações com colorações muito semelhantes à dos dentes naturais, possuem grande vantagem de restaurar a estrutura dental de forma conservadora.
Dentro dessa perspectiva, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I- Nos dentes posteriores, as restaurações realizadas em cavidades de pequenos tamanhos, sujeitas ao mínimo estresse e com grande quantidade de esmalte remanescente, têm alcançado excelente sucesso clínico.
II- Quanto maiores forem as dimensões do preparo dental, maiores serão as dificuldades para restaurar o dente utilizando a técnica direta, e quanto maior a área da superfície a ser restaurada, maior será o potencial para desgaste superficial e fratura da resina composta ao longo do tempo.
III- Dentes com grandes perdas de cúspides têm, como indicação primária, a restauração com resinas compostas pela técnica direta.
IV- Dentes com caixas proximais com paredes laterais não muito abertas e amplas têm, como indicação, restauração pela técnica direta.
Alternativas
Q1721633 Odontologia
São características do preparo para inlays/onlays estéticos, exceto:
Alternativas
Q1721632 Odontologia
A _______________ com adrenalina está contraindicada para pacientes sabidamente alérgicos a anestésicos locais do tipo amida (poucos ou nenhum), ou a sulfitos (como alguns pacientes asmáticos com asma do tipo alérgica). Deve ser utilizada com cautela em pacientes com doença hepática, ou insuficiência significativa da função cardiovascular, pois os anestésicos locais do tipo amida sofrem biotransformação no fígado e têm propriedades depressoras sobre o miocárdio. Foi relacionada pela FDA norte-americana como uma substância Classe C durante a gravidez. Deve ser utilizada com cuidado em mulheres que estejam amamentando, pois não se sabe se é excretada no leite. A administração em crianças com idade inferior a 4 anos não é recomendada devido à inexistência de dados que forneçam suporte a tal utilização. Apresenta ainda maior risco de parestesia após a sua utilização local.
Assinale a alternativa cuja palavra completa corretamente a lacuna do texto.
Alternativas
Q1721631 Odontologia
Patologia caracterizada pela união, pelo cemento, de dois dentes formados, ligados ao longo das superfícies radiculares. O processo é visto mais nas regiões posteriores e superiores. O padrão de desenvolvimento, em geral, envolve um segundo molar, cujas raízes apresentam-se, intimamente, próximas de um terceiro molar adjacente impactado. Podem ocorrer situações de extrações significativamente difíceis na tentativa de remoção destes dentes que estão fortemente ligados ao dente próximo. Marque a alternativa que se refere à condição descrita anteriormente.
Alternativas
Q1721630 Odontologia
Paciente do sexo masculino, 45 anos de idade, trabalhador rural, apresentou-se na unidade de saúde com um quadro suspeito de infecção pulmonar. Na cavidade bucal, observaram-se lesões que se apresentaram como úlceras moriformes, acometendo a mucosa alveolar, gengiva e palato. A avaliação microscópica do tecido da lesão intraoral revelou hiperplasia pseudoepiteliomatosa, além de ulceração do epitélio de superfície. Qual é o provável diagnóstico dessa condição?
Alternativas
Q1721629 Odontologia
Dentre os vários tipos de antibióticos existentes no mercado e empregados na odontologia, marque a alternativa que corresponde ao antibiótico do grupo das lincosamidas.
Alternativas
Q1721628 Odontologia
O período de crescimento pré-natal é de importância vital para o futuro bem estar da criança. O sistema bucal, em embriologia, é um conjunto de unidades funcionais intimamente relacionadas. O período de desenvolvimento intrauterino está divido em fases e, dentre essas, tem-se o desenvolvimento dentário.
Em relação à sequência de calcificação inicial dos dentes decíduos, marque a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1721627 Odontologia
Paciente chegou à unidade de saúde relatando que sofreu uma queda e, com isso, um trauma na região do dente 11. No exame clínico, observou-se um ligeiro sangramento no sulco gengival e afrouxamento do dente, sem deslocamento do mesmo, indicando rupturas de algumas fibras do ligamento periodontal. No exame radiográfico, não foi observado fratura radicular e da tábua óssea alveolar.
Qual o diagnóstico provável dessa condição?
Alternativas
Q1721626 Odontologia
Para a extração dentária de um segundo molar superior, devemos anestesiar (bloquear) quais nervos?
Alternativas
Q1721625 Odontologia

Observe as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:


I- Os pacientes com pericoronarite severa, ao redor de um terceiro molar mandibular impactado, não devem ter o dente extraído, até que a pericoronarite tenha sido tratada.


II- Os dentes que estão localizados dentro de uma área de tumor, especialmente um tumor maligno, não devem ser extraídos. O procedimento cirúrgico da extração pode disseminar células malignas e, consequentemente, semear metástases.


III- A gravidez é uma contraindicação relativa às extrações, às pacientes que estejam no primeiro, ou no terceiro trimestre, devem ter suas extrações adiadas, se for possível. O final do primeiro trimestre e o primeiro mês, do último trimestre, podem ser tão seguros, quanto o segundo trimestre para extrações de rotinas não complicadas, porém, procedimentos cirúrgicos mais extensos, que necessitem de medicamentos além dos anestésicos locais, devem ser adiados, até após, o nascimento da criança.

Alternativas
Q1721624 Odontologia
Correspondem, respectivamente, ao V e VII pares de nervos cranianos:
Alternativas
Q1721623 Odontologia
Particularidade anatômica observada nas radiografias periapicais da região mais posterior da maxila. Apresenta-se em forma de gancho, como uma imagem radiopaca, cujos comprimentos, largura e forma variam de indivíduo para indivíduo. Trata-se de:
Alternativas
Q1721266 Enfermagem
Nos dias atuais, a oxigenoterapia domiciliar por tempo prolongado, é o tratamento mais eficaz para pacientes com insuficiência respiratória crônica e hipoxemia. A insuficiência respiratória crônica (IRC) costuma ser a fase final de várias doenças respiratórias e é a expressão clínica:
Alternativas
Q1721265 Enfermagem
Teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. É a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Pode ser feito em postos, ou unidades de saúde da rede pública, que tenham profissionais capacitados.
São denominações desse exame, exceto:
Alternativas
Q1721261 Enfermagem
Nos riscos para o paciente adquirir uma infecção do trato urinário, relacionado ao cateterismo vesical de demora, têm-se por fatores preveníveis: I- Flora bacteriana normal. II- Ph da vagina e da urina. III- Técnica correta. IV- Prevenção de lesões. V- Higienização íntima. Estão corretos somente os itens,
Alternativas
Q1721260 Enfermagem
A sondagem vesical nada mais é que a introdução de uma sonda, ou cateter, na bexiga, ela pode ser realizada através da uretra, ou por via supra-púbica. O procedimento tem várias finalidades, dentre as contraindicações, indique a que não está relacionada trauma.
Alternativas
Q1721256 Enfermagem
Uma das principais funções da equipe de Enfermagem no cuidado aos pacientes é a administração de medicamentos, exigindo dos profissionais: responsabilidade, conhecimentos e habilidades. Esses fatores garantem a segurança do paciente. Constitui-se de várias etapas e envolve vários profissionais. O risco de ocorrência de erros é elevado. 
Medicamentos administrados erroneamente podem causar prejuízos/danos ao cliente, devido a fatores como: incompatibilidade farmacológica, reações indesejadas e interações farmacológicas. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a interação medicamentosa é definida como:
Alternativas
Q1721255 Enfermagem
Uma das principais funções da equipe de Enfermagem no cuidado aos pacientes é a administração de medicamentos, exigindo dos profissionais: responsabilidade, conhecimentos e habilidades. Esses fatores garantem a segurança do paciente. Constitui-se de várias etapas e envolve vários profissionais. O risco de ocorrência de erros é elevado. 
As medicações que circulam na corrente sanguínea, cujo efeito atinge determinados órgãos, tecidos ou todo o organismo, têm seu tipo de açāo denominado:
Alternativas
Q1721251 Enfermagem
Analise as alternativas e aponte a incorreta.
Alternativas
Q1721250 Enfermagem
Analise se as assertivas são (C) corretas ou (I) incorretas e assinale a alternativa correspondente: ( ) O direito à saúde é indissociável do direito à vida, que tem por inspiração o valor de igualdade entre as pessoas. ( ) O direito à saúde não se restringe apenas ao poder ser atendido no hospital, ou em unidades básicas. ( ) O direito à saúde foi uma conquista do movimento da Reforma Sanitária, refletindo na criação do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Constituição Federal de 1988. ( ) Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, define que todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família, saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: B
6: A
7: D
8: D
9: B
10: A
11: C
12: C
13: D
14: B
15: D
16: A
17: A
18: B
19: C
20: A