Questões de Concurso
Para prefeitura de boa vista - rr
Foram encontradas 4.602 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A forma de necrose em que a arquitetura dos tecidos mortos fica preservada por alguns dias é denominada:
Sobre o Carcinoma epitelial-mioepitelial, pode-se afirmar que:
Em amostra de urina com diagnóstico de Carcinoma Urotelial “in situ”, espera-se encontrar:
Os sítios primários e/ou tumores mais comuns que causam efusão pleural maligna em homens e mulheres, respectivamente, são:
A translocação mais comum no Linfoma de Burkitt é:
Os cristais de Charcot-Leyden, quando encontrados em amostras do trato respiratório, estão associados mais frequentemente à:
O melhor diagnóstico para uma punção aspirativa por agulha fina de mama contendo histiócitos com vacúolos citoplasmáticos, células gigantes multinucleadas e fundo com células inflamatórias mono e polimorfonucleares é:
Pacientes diagnosticadas com a categoria “Lesão intraepitelial de alto grau” devem ser submetidas à colposcopia. São consideradas condições para aplicação do conceito “ver e tratar”, proposta pelo Ministério da Saúde:
Na Nomenclatura brasileira para laudos cervicais, considerando-se a categoria “Células atípicas de origem indefinida, possivelmente não neoplásicas e que não se pode afastar lesão de alto grau”, pode-se afirmar que:
Em caso de pacientes que apresentem resultado citopatológico inicial de “Células glandulares atípicas de significado indeterminado, não se pode afastar lesão intraepitelial de alto grau”, a colposcopia está imediatamente indicada para avaliação de possíveis lesões e realização de biópsia para diagnóstico histopatológico definitivo. Nos casos em que as pacientes que não apresentem lesão visível à colposcopia, a conduta preconizada nas “Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero”, publicadas pelo Instituto Nacional de Câncer em 2011, é:
O tempo de liberação do resultado é um importante componente de qualidade do exame citopatológico do colo do útero. Entretanto, por tratar-se de um exame de rastreamento, não há o sentido de urgência para os resultados. De acordo com o “Manual de Gestão da Qualidade para Laboratório de Citopatologia”, publicado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2012, recomenda-se que o resultado do exame citopatológico seja liberado em, no máximo, quantos dias?
De acordo com as “Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero”, publicadas pelo Instituto Nacional de Câncer em 2011, a principal conduta para uma mulher que apresente um resultado de exame citopatológico deASC-US é:
Cromatina grosseira, sobreposição nuclear e bordas franjadas (plumagem), geralmente são achados citomorfológicos que caracterizam tipos de grupamentos celulares atípicos nos esfregaços cervicovaginais denominados células:
Uma mulher de 42 anos, que nunca havia realizado exame preventivo, realizou uma colheita no posto de saúde mais próximo da sua residência em uma campanha nacional do Ministério da Saúde. O médico citopatologista que examinou sua amostra observou células pleomórficas, isoladas ou agrupadas e núcleos nus. Notou também diferentes tipos de células queratinizadas anormais (elipses), fundo inflamatório, hemorrágico. Considerando tais achados, a categoria diagnóstica mais adequada para essa amostra é:
O processo pelo qual substâncias químicas em contato com as células preservam as características citomorfológicas e elementos citoquímicos essenciais para a análise citopatológica é denominado:
Com relação à hipoglicemia neonatal é correto afirmar que:
Escolar com história de asma brônquica chega à emergência com dispneia ao repouso, dificuldade na fala, agitado. FR = 40 (mrp/min), FC=120 bpm, saturação de O2<90%, retrações presentes e ausência de sibilos. Crise grave anterior e uso frequente de corticoide sistêmico. A melhor conduta terapêutica é oxigênio, hidratação e uso de:
Lactente em ventilação mecânica há sete dias apresenta na radiografia de tórax novo infiltrado pulmonar. Quais são os agentes etiológicos mais frequentes neste caso?
A alternativa que aponta indicação de tratamento cirúrgico em caráter de emergência nos traumatismos de crânio é:
Pré-escolar com cefaleia, febre, irritabilidade e vômitos há 24 horas. Ao exame físico, torporosa, rigidez de nuca, sinal de Kernig e Brudzinski. Qual a conduta mais adequada para este paciente?