Questões de Concurso Para prefeitura de dois córregos - sp

Foram encontradas 245 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1637701 Fonoaudiologia
A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) tem o objetivo de
Alternativas
Q1637700 Fonoaudiologia
Uma patologia com diagnóstico essencialmente clínico, que se manifesta comportamentalmente antes dos 3 anos de idade e que, normalmente, é percebida pelos pais por volta dos 18 meses, pelo atraso no desenvolvimento linguístico, com deficit no uso da comunicação não verbal e dificuldade social, denomina-se
Alternativas
Q1637699 Fonoaudiologia
O teste de processamento auditivo melhor indicado para avaliar a habilidade de fechamento auditivo e discriminação figura-fundo, quando uma parte do sinal está distorcido ou ausente e/ou com estímulos auditivos competitivos, é
Alternativas
Q1637698 Fonoaudiologia
Na fonoaudiologia educacional, a proposta do bilinguismo é educacional, social e cultural, independente da maneira como concebe a segunda língua a ser adquirida pelo surdo. O papel do professor, dos pedagogos e dos linguistas é muito maior do que o do fonoaudiólogo. Nada impede que um fonoaudiólogo atue nos aspectos pedagógicos educacionais, linguísticos e sociais dentro de uma escola, mas o seu trabalho clínico se torna muito mais restrito, uma vez que o ambiente escolar é o que vai ser responsável pelo desenvolvimento global do surdo.
A partir do excerto, é correto afirmar que
Alternativas
Q1637697 Fonoaudiologia
Quando um paciente apresenta duas ou mais crises de vertigem rotatória com duração mínima de 20 minutos, diminuição da audição registrada pela audiometria e zumbido ou pressão no ouvido, o fonoaudiólogo deve voltar sua avaliação diagnóstica para o caso de
Alternativas
Q1637696 Fonoaudiologia
A timpanometria apresenta tipos de curvas específicas. As curvas do tipo A, Ar e C apontam, respectivamente, para:
Alternativas
Q1637695 Fonoaudiologia
As disfonias neurológicas são comuns nas disartrias e desempenham um importante papel no diagnóstico diferencial. Há um tipo de disartria que, por distúrbio no sistema extrapiramidal, caracteristicamente, apresenta loudness reduzida, voz monótona, qualidade vocal rouca ou aspirada, pitch grave, imprecisão articulatória, redução na tessitura da voz falada e alterações de fluência, comumente observadas no paciente parkinsoniano.
Tal descrição refere-se à disartria
Alternativas
Q1637694 Fonoaudiologia
Os excertos a seguir descrevem dois tipos de qualidade vocal (QV).
I. Voz com característica rude, desagradável e até irritante da emissão. Há esforço ao falar, e os ataques vocais são predominantemente bruscos. II. Voz com dois diferentes sons, com frequência, intensidade e QV diversas, como se fossem duas vozes.
Os excertos I e II referem-se, respectivamente, a vozes
Alternativas
Q1637693 Fonoaudiologia
As pregas vocais podem apresentar diferentes acometimentos gerados por diferentes causas. Assinale a alternativa que, respectivamente, exemplifica: lesões benignas da mucosa; lesões neoplásicas e lesão neuromuscular.
Alternativas
Q1637692 Fonoaudiologia
De acordo com os achados clínicos relacionados à fonoterapia para disfagia na população pediátrica, associe os sinais (I, II, III) às suas respectivas possibilidades (a, b, c).
I. Resíduo em valécula. a. Fraqueza de faringe.
II. Resíduo em seios piriformes. b. Penetração laríngea.
III. Alteração na auscuta cervical. c. Diminuição do movimento de base da língua.


Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
Alternativas
Q1637691 Medicina
Afecções do sistema nervoso central com degeneração neural progressiva idiopática, com afecção de múltiplas áreas do tronco cerebral e áreas subcorticais, especificamente nos neurônios produtores de dopamina localizados na substância negra, marcados por tremores que cessam durante o sono, normalmente estão relacionados ao quadro de
Alternativas
Q1637690 Medicina
Um paciente idoso de 70 anos, sexo masculino, apresenta desorientação tempoespacial, sinais típicos de depressão, perda gradativa de memórias recentes e dificuldades para compreender discursos na televisão, explicar o que deseja, lembrar o que fez horas atrás e realizar tarefas complexas.
O quadro apresentado é típico de
Alternativas
Q1637689 Fonoaudiologia
Considere um tipo de afasia não fluente, cuja principal característica é a redução da fala. O paciente apresenta uma linguagem espontânea extremamente reduzida, com a expressão marcadamente lenta e breve. Nessa afasia, a repetição é boa e, especificamente, neste caso, é muito melhor que a emissão oral observada durante a fala espontânea. A compreensão geralmente está preservada. Na escrita, pode-se observar a mesma falta de iniciativa/inércia observada na fala, e a leitura está normal ou pouco comprometida.
O excerto refere-se à afasia
Alternativas
Q1637688 Fonoaudiologia
Assinale a alternativa que corretamente nomeia o pensador, cuja teoria linguística postula que a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do indivíduo como da sua interação com seu meio, também conhecida como Epistemologia Genética.
Alternativas
Q1637687 Fonoaudiologia
A pesquisa dos limiares tonais por via óssea tem como objetivo estabelecer os limiares tonais da via óssea, que, quando comparados com os limiares da via aérea, irão demonstrar a magnitude do comprometimento das orelhas média e/ou externa pela diferença entre ambos.
No exame de um paciente com perda auditiva severa, no qual serão testadas as vias aéreas em 250, 500, 1000, 2000, 4000, 6000 e 8000 Hz, assinale a alternativa que corretamente demonstra as frequências que deverão ser testadas em via óssea.
Alternativas
Q1637686 Fonoaudiologia
A orelha média apresenta um reflexo que ocorre em ambientes com som em alta intensidade para evitar que a cadeia ossicular lese a cóclea. Clinicamente, ao se estimular em uma única orelha com um som muito intenso (70 dB acima do limiar tonal), o reflexo ocorre em ambas as orelhas.
O excerto refere-se ao reflexo
Alternativas
Q1637685 Fonoaudiologia
Presbiacusia significa, etimologicamente, a audição do idoso. A susceptibilidade apresenta amplas variações do quadro clínico e os sinais e sintomas podem surgir a partir dos 40 anos. Embora possa haver mais de um tipo de presbiacusia, como a sensorial, a neural, a coclear condutiva, dentre outras, a curva audiométrica apresenta um padrão, principalmente nas fases iniciais.
Assinale a alternativa que corretamente representa esse padrão em fases iniciais.
Alternativas
Q1637684 Fonoaudiologia
A queimadura é uma lesão dos tecidos orgânicos em decorrência de trauma de origem térmica. São acidentes comuns com repercussões sérias e até a longo prazo. Queimaduras da face e pescoço podem gerar graves alterações morfológicas que necessitam da intervenção fonoaudiológica.
O principal objetivo dessa intervenção visa
Alternativas
Q1637683 Fonoaudiologia
De acordo com o art. 9o do Código de Ética do Fonoaudiólogo, assinale a alternativa que apresenta um direito do fonoaudiólogo na relação com o cliente.
Alternativas
Q1637682 Fonoaudiologia
A reabilitação fonoaudiológica de instalação de voz esofágica é indicada nos casos de
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: D
5: A
6: B
7: A
8: B
9: C
10: E
11: A
12: B
13: D
14: E
15: E
16: A
17: C
18: B
19: D
20: C