Questões de Concurso
Para prefeitura de ibaté - sp
Foram encontradas 226 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Entrou em vigor no país uma nova versão do Código de Ética Médica. O novo diploma, que não traz reviravoltas dramáticas em relação ao texto anterior, de 2009, pode ser mais bem descrito como uma atualização necessária. Um bom exemplo de adequação ao espírito dos tempos atuais é a explicitação dos direitos dos médicos que padeçam de deficiências físicas – as quais passaram, ao lado da raça e das posições políticas, a ser elencadas como um dos motivos pelos quais o profissional de saúde não pode ser discriminado. Questões de cunho mais sindical, como as situações em que o médico está autorizado a recusar-se a trabalhar, seja por falta de condições, seja por objeções de consciência, também foram disciplinadas com uma dose adicional de detalhe. No que provavelmente constitui a novidade mais relevante, o Código autoriza médicos a realizarem pesquisas retrospectivas em prontuários, desde que autorizados por uma comissão de ética em pesquisa. Nesta era de “big data” em que vivemos, os arquivos de hospitais e clínicas escondem informações valiosíssimas na forma de correlações das quais nem suspeitamos. Tudo isso está enterrado nos discos de memória dos computadores ou nos mais antiquados arquivos mortos, mas pesquisadores não tinham acesso a esse conhecimento porque era, na prática, impossível obter o consentimento informado de todos os pacientes envolvidos. Por fim, há que lamentar pelo que os médicos deixaram de fazer nessa revisão. O disciplinamento da telemedicina, exigência dos tempos modernos, foi jogado para resoluções do Conselho Federal de Medicina. Pela amostra que tivemos no início do ano, o tema se afigura mais polêmico do que deveria. Pena também que não se tenha avançado mais no reconhecimento da autonomia dos pacientes maiores de idade e em pleno gozo de suas funções mentais – que deve ser plena, e não limitada.
(Editorial. Folha de S.Paulo, 06.05.2019. Adaptado)
De acordo com o texto, a nova versão do Código de Ética Médica pode ser vista como
O ser humano revelou-se capaz de dividir o átomo, derrotar o câncer e produzir um “Dom Quixote”. Só não consegue dar um destino razoável ao lixo que produz. E não se contenta em brindar os mares, rios e lagoas com seus próprios dejetos. Intoxica-os também com garrafas plásticas, pneus, computadores, sofás e até carcaças de automóveis. Tudo que perde o uso é atirado num curso d’água, subterrâneo ou a céu aberto, que se encaminha inevitavelmente para o mar. O resultado está nas ilhas de lixo que se formam, da Guanabara ao Pacífico. De repente, uma boa notícia. Cientistas da Grécia, Suíça, Itália, China e dos Emirados Árabes descobriram em duas ilhas gregas um micróbio marinho que se alimenta do carbono contido no plástico jogado ao mar. Parece que, depois de algum tempo ao sol e atacado pelo sal, o plástico, seja mole, como o das sacolas, ou duro, como o das embalagens, fica quebradiço – no ponto para que os micróbios, de guardanapo ao pescoço, o decomponham e façam a festa. Os cientistas estão agora criando réplicas desses micróbios, para que eles ajudem os micróbios nativos a devorar o lixo. Haja estômago. Em “A Guerra das Salamandras”, romance de 1936 do tcheco Karel Čapek, um explorador descobre na costa de Sumatra uma raça de lagartos gigantes, hábeis em colher pérolas e construir diques submarinos. Em troca das pérolas que as salamandras lhe entregam, ele lhes fornece facas para se defenderem dos tubarões. O resto, você adivinhou: as salamandras se reproduzem, tornam-se milhões, ocupam os litorais, aprendem a falar e inundam os continentes. Passam a ser bilhões e tomam o mundo. Não quero dizer que os micróbios comedores de lixo podem se tornar as salamandras de Čapek. É que, no livro, as salamandras aprendem a gerir o mundo melhor do que nós. Com os micróbios no comando, nossos mares, pelo menos, estarão a salvo.
(Ruy Castro. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/. 31.05.2019. Adaptado)
… dividi-lo… / … descobriram-no em duas ilhas… / … aprendem a geri-lo…
(Ruy Braga. Dilemas do teletrabalho. Revista E. mai. 2019. Adaptado)
Mesmo trabalhando em casa, quase sempre _______________ regras que _______________________ a produção a ser realizada. Na verdade, o empregador acaba sendo __________________ já que deixa de arcar com os custos _________________ para a manutenção do espaço destinado à realização das atividades. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
Considerando a responsabilidade civil de indenizar de João a Antônio, assinale a alternativa correta.
Homem, 49 anos, apresenta dor intensa e edema em tornozelo esquerdo, com dificuldade de mobilização articular, há três dias. Nega episódios semelhantes prévios ou traumas. Refere antecedentes de tabagismo, dislipidemia, hipertensão, diabetes e etilismo. O tornozelo esquerdo foi puncionado e o resultado foi: 85000 células, com 85% de polimorfonucleares. Culturas e pesquisa de cristais em andamento.
Assinale a alternativa que apresenta a abordagem correta.
Mulher, 24 anos, assintomática, durante consulta de rotina traz o seguinte hemograma: Hb = 10,9 g/dL, hemácias = 5200000/mm3 , VCM = 69 fL. Foi feita hipótese de anemia ferropriva, sendo prescrito sulfato ferroso durante dois meses e solicitado novo exame que não mostrou diferença do anterior. Prosseguindo na investigação foram realizados ferro sérico, capacidade total de ligação de ferro, ferritina e saturação de transferrina que estavam dentro dos valores de referência. A eletroforese de hemoglobina foi normal.
A hipótese diagnóstica mais provável é de
Assinale a alternativa que apresenta a conduta mais apropriada.
Assinale a afirmativa correta.
O exame com maior probabilidade de apresentar-se como normal é:
A conduta correta a ser adotada é:
Assinale a alternativa que apresenta a opção para o tratamento mais adequado das crises agudas desse paciente
Mulher, 72 anos, queixa-se de mal-estar geral, dispneia aos grandes esforços, perda de equilíbrio, fraqueza e dormência nas pernas e nos pés. Exame fisico: afebril, discretamente ictérica, hipocorada ++/4+, bulhas rítmicas a 2 tempos sem sopros, ausculta pulmonar normal, abdome indolor, ausência de visceromegalias. Exame neurológico: marcha atáxica, hipoestesia simétrica e paresia distal de MMII com arreflexia profunda. Exames laboratoriais: hematócrito = 28%; hemoglobina= 9,6%; VCM= 112, plaquetas = 98000/mm³, leucócitos= 4000/mm³, bilirrubina total = 3,2 mg/L, bilirrubina indireta = 2,6 mg/L.
A hipótese diagnóstica mais provável para esta paciente é:
O medicamento mais adequado para o tratamento desses sintomas é:
Além de mudança no estilo de vida, a terapêutica farmacológica mais adequada será com
Homem, 65 anos, procura programa de rastreamento para câncer de pulmão. Antecedentes pessoais: tabagismo 39 maços/ano. Tomografia de tórax de baixa dosagem apresenta nódulo sólido, único, medindo 17 mm em parênquima de lobo inferior de pulmão direito.
Assinale a alternativa que apresenta a conduta correta
a seguir.
A conduta mais adequada é o tratamento
Assinale a alternativa que contém apenas exames úteis para a correta confirmação diagnóstica.