Questões de Concurso
Para prefeitura de presidente prudente - sp
Foram encontradas 1.201 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
“Preparações à base de tramadol, inclusive as misturadas a um ou mais componentes, em que a quantidade não exceda de tramadol por unidade posológica ficam sujeitas à prescrição da Receita de Controle Especial, em 2 vias. Preparações à base de codeína, inclusive as misturadas a um ou mais componentes, em que a quantidade de entorpecentes não exceda a 100 miligramas por unidade posológica, e em que a concentração não ultrapasse a nas preparações de formas indivisíveis ficam sujeitas à prescrição da Receita de Controle Especial, em 2 vias. Os dizeres de rotulagem e bula, no(s) caso(s) devem apresentar a seguinte frase: VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA – SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA.”
Trata-se de uma representação do método
“Arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. Têm como proposta lidar com projetos e processos complexos de gestão e atenção à saúde, onde há interação de diferentes agentes e onde se manifesta uma crescente demanda por ampliação do acesso aos serviços públicos de saúde e por participação da sociedade civil organizada.”
Esse texto diz respeito
Analise o texto a seguir, extraído de uma publicação do (MS) Ministério da Saúde.
“Estudos populacionais têm demonstrado a idade como fator de risco para exposição e utilização de medicamentos, principalmente os de uso crônico. Isso se dá em decorrência da alta utilização, como é de se esperar, em relação à transição epidemiológica e ao aumento das condições crônicas desse segmento. Outro elemento a destacar é a ocorrência de comorbidades nas faixas etárias mais altas, que se refletem no consumo simultâneo de maior número de fármacos. Um estudo nacional constatou a alta prevalência de doenças, alcançando 60% dos idosos com quatro ou mais doenças crônicas, o que agrava ainda mais o quadro da polifarmácia. Entre essas doenças, a hipertensão arterial sistêmica é a mais prevalente e configura-se um dos maiores problemas de saúde na atualidade, em especial nos mais idosos, aumentando progressivamente conforme a idade. Dados da população idosa brasileira encontraram prevalência de polifarmácia de 18%.”
Esse texto diz respeito