Questões de Concurso
Para ufrn
Foram encontradas 4.356 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Como estratégia visual para aguçar o significado, um determinado elemento não só é capaz de estimular e atrair a atenção do observador, mas pode também dramatizar esse significado, para torná-lo mais importante e mais dinâmico. É, portanto, um instrumento essencial de controle dos efeitos visuais e, consequentemente, do significado, sendo considerado o elemento mais importante das técnicas visuais. Pode ser operado em termos de tom, de cor, de forma e de escala. O nome desse elemento é
Existem dois fundamentos da composição visual que são considerados como forças de movimento e que atuam de forma a despertar nas pessoas o desejo de procurar a boa forma ou ‘forma correta’, isto é, a presença, na imagem observada, de equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade. O primeiro desses fundamentos funciona quando, numa mesma área estão dispostos dois elementos iguais ou semelhantes que, justamente por esta característica, atraem-se uns aos outros. O segundo diz respeito à união que a visão faz dos elementos iguais ou semelhantes, relacionando-os numa configuração. Esse fundamento se baseia em uma tendência de completar os elementos que ‘faltam’ numa figura. Os referidos fundamentos são, respectivamente:
Os elementos básicos da linguagem visual, por si só, não constituem uma mensagem visual, sendo necessário, para isso, seguir alguns fundamentos de como compor a imagem para que transmita e expresse ideias e emoções. Um desses fundamentos é o equilíbrio, qu e se apoia na busca constante do ser humano pela estabilidade em qualquer objeto visto ou situação vivenciada. Na linguagem visual, o equilíbrio é verificado quando traçamos um eixo vertical sob uma linha horizontal secundária como base, obtendo uma estrut ura visual chamada de eixo sentido, que funciona como referência para nossa orientação. O elemento oposto do equilíbrio é
Ao efetuarem o ato de observar, as pessoas em geral tendem a ter um direcionamento no olhar que, na cultura ocidental, é registrado como sendo da esquerda para a direita e de cima para baixo, como que se o olhar entrasse, passeasse e saísse da imagem, fazendo uma espécie de ‘varredura’ do que ela contém. Sabendo como as pessoas observam a imagem, podemos compor seus elementos de maneira que atraia a atenção do observador e que a mensagem visual seja transmitida e expressada tal como desejamos.
A imagem abaixo representa uma página cujas áreas são identificadas por algarismos de 1 a 5.
Esses algarismos correspondem, respectivamente, a:
O elemento visual do movimento se encontra mais frequentemente implícito no modo visual. Contudo, o movimento talvez seja uma das forças visuais mais dominantes da experiência humana. O movimento funciona como uma ação que se realiza através da ilusão cria da pelo olho humano. Podemos observar uma imagem estática num papel e parecer que ela está se movimentando para os nossos olhos. Isso acontece devido à maneira como os elementos básicos são arranjados e combinados entre si para criar a ilusão do movimento. O movimento, portanto, trabalha prioritariamente em conjunto com outros dois elementos da linguagem visual, que são
As imagens vetoriais são criadas a partir de combinações matemáticas e geométricas entre a ligação de pontos e segmentos de linhas sobre um plano bidimensional. Assim, na composição dos desenhos com imagens de bitmap, novos pixels devem ser criados, enquanto na composição em vetores basta repetir o mesmo padrão matemático. Em consequência disso, diferentemente das imagens em bitmap, vetores não perdem qualidade qu ando redimensionados, independentemente
Uma imagem digital opõe-se a uma imagem analógica, na medida em que a segunda é representada como um conjunto contínuo e variável de valores e a primeira com um conjunto não-contínuo, finito e discreto de valores que correspondem a coordenadas espaciais limitadas e a intensidades finitas. Os elementos discretos que compõem uma imagem digital denominam-se
A linguagem visual é composta por elementos que transmitem ideias, sentimentos e sensações. Tais elementos constituem a substância básica daquilo que vemos, isto é, são a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas. Nesse contexto, considere as informações apresentadas abaixo.
I Configuração que deriva da organização imaginária que damos a um conjunto de linhas dando um sentido de orientação espacial e de reconhecimento da imagem representada.
II Elemento que pode ser classificado quanto à natureza (tátil ou ótica) e quanto à forma (geométrica ou orgânica) que se apresenta.
III Um dos melhores recursos de que dispõe o visualizador para indicar e expressar a dimensão ou, ainda, a perspectiva.
IV Considerada um valioso instrumento para a criação de mensagens visuais pelo fato de ter forte significado associativo como, por exemplo, a referência horizontalvertical.
V Recurso capaz de modificar e definir todos os elementos visuais, pois seu emprego torna os resultados visuais relativos.
VI Resulta, em geral, do agrupamento de pontos muito próximos. Aparece nos limites dos objetos e onde dois planos se encontram.
As informações acima se referem, respectivamente, aos elementos da composição visual denominados:
Existem algumas características determinadas pelo comportamento motor do aparelho óptico que influenciam, sobremaneira, o trabalho dos produtores de imagens. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo.
I Imagens próximas são mais adequadas à apresentação tridimensional, e imagens distantes são mais adequadas à representação plana. Tal noção de volume, aplicada às cores, resulta que o azul é a cor mais volúmica, enquanto o amarelo é a mais plana.
II Imagens com maior iluminação exigem menos esforço da visão do que imagens com baixa iluminação. Dentre as cores primárias e secundárias, o amarelo é a cor de maior luminosidade, enquanto o violeta é a cor de menor luminosidade.
III A diferença de foco é tanto maior quanto maior for a abertura pupilar. Disso decorre que a imagem melhor iluminada possibilita uma melhor profundidade de campo, valorizando, além do objeto principal, todos os elementos do campo visual.
IV O centro óptico de uma imagem, que naturalmente favorece o equilíbrio visual, está localizado um pouco abaixo do centro geométrico do campo visual.
Estão corretas apenas as afirmações
No campo da web design, uma das prioridades é a atenção ao princípio da responsividade , cujo resultado prático de sua aplicação é
Devido à sua complexidade, na maioria das vezes, as sinalizações internas ou externas constituem projetos à parte. Porém, é comum que sejam desenvolvidas em consonância com as identidades visuais da instituição a que se destinam. Nesse sentido, as sinalizações precisam contemplar quatro itens, que são:
Um programador visual foi contratado para fazer a capa de um livro, no formato padrão de 14 x 21 centímetros. Considerou, assim, ao fazer a arte-final, que a capa como um todo, aberta, deveria ter 42 x 21 centímetros (capa, contracapa, badanas), sem contar a lombada, pois esta depende da quantidade de páginas e da gramatura do papel. Supondo-se que o livro tenha 150 páginas e que a gramatura do papel off set do miolo seja de 75 (g/m2 ), o valor mais aceitável para o tamanho da lombada seria
Há um padrão de interferência criado pela justaposição de duas ou mais estruturas geometricamente regulares e repetitivas que, quando ocorre entre retículas de impressão com ângulos incorretos causa um efeito visual indesejado de ‘ondas’ ou ‘ilhas’ onde se esperaria uma cor chapada. Esse padrão de interferência é denominado
O excesso de área impressa que ultrapassa o limite da área de corte utilizada para que a arte termine no limite da impressão, permitindo assim que o material impresso seja cortado no tamanho correto denomina-se
As imagens usadas por todos os computadores e a maioria dos arquivos de imagens existentes são geradas em um formato que possui várias extensões, tais como: .tiff; .tif; .jpeg; .jpg; .psd; .cpt; .rif; .raw; .bmp; .pict; .pict-2; .gif; . png; dentre outros.
Esse formato é o
Especialistas e teóricos, em geral, aceitam o caráter polissêmico das imagens. Assim, para orientar a ‘leitura’ de uma imagem, às vezes, é necessário um texto (mensagem linguística). Nesse caso, o texto tem uma função que consiste em deter a cadeia flutuante do sentido que a polissemia necessária da imagem geraria, orientando o nível correto de leitura. A essa função denominamos
Tipografia é um ofício que trata dos atributos visuais da linguagem escrita, pois envolve a seleção e a aplicação de tipos, a escolha do formato da página, assim como a composição das letras de um texto, com o objetivo de transmitir uma mensagem do modo mais eficaz possível, gerando, para o leitor destinatário, significações pretendidas pelo destinador. Nesse sentido, considere as afirmações abaixo.
I Legibilidade diz respeito à facilidade com que os tipos podem ser distinguidos uns dos outros.
II A noção de leiturabilidade está relacionada à facilidade com que o olho do leitor se move ao longo do texto e como isso influencia positivamente na absorção da mensagem textual.
III O conceito de espacejamento é definido tanto pelo tracking (que é o espaçamento entre caracteres específicos como forma de compensar o excesso ou a escassez de espaço entre eles), quanto pelo kerning (que é o espacejamento geral entre os caracteres do texto, ou parte dele).
IV A entrelinha ou leading, é a distância da linha da base de uma linha tipográ fica para outra, correspondendo ao espaço entrelinhas de um determinado texto.
V A chamada entrelinha negativa favorece a legibilidade e ocorre quando a linha da descendente das letras de cima colide com a linha da ascendente das letras de baixo, tornando-se um bloco mais sólido e uniforme.
Sobre tipografia, estão corretas as afirmações
Considere a seguinte descrição:
Pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras em tipografia, que, de maneira geral, facilitam a leitura, pois fazem o texto parecer contínuo aos olhos do leitor; as palavras aparecem mais ‘unidas’. Uma das razões dessa melhor legibilidade tem a ver com a nossa percepção: elas ajudam a agrupar as letras de uma palavra, fazendo com que as letras desenvolvam uma espécie de ‘coagulação óptica’, pois é sabido que um leitor experiente não lê um texto letra por letra, e sim, palavra por palavra, e muitas vezes, até várias palavras de uma só vez.
Essa descrição trata de
Um dos princípios da Gestalt dita que nosso cérebro tem a capacidade de diferenciar ou evidenciar objetos, ainda que sobrepostos. Isso se deve à variação de forma e estética que um elemento tem em comparação com outro. Desse modo, os estímulos visuais de cada unidade também são diferentes, pois podem ocorrer de várias maneiras: pontos, linhas, planos, volumes, sombras, brilhos, texturas, relevos, dentre outras. No campo da programação visual, é sempre recomendável estar atento ao contraste de elementos, pois é ele que permite uma melhor leitura visual e entendimento do fluxo da mensagem pelo público, como também possibilita trabalhar a questão da hierarquia de importância dos elementos, isto é, dar maior peso a uma parte da mensagem em relação à outra. Essas noções se referem à lei da
Num projeto gráfico, quando um elemento é identificado de acordo com suas características como a parte irredutível em um compilado (seja por sua cor, forma, dimensão), temos a aplicação dos princípios da Gestalt segundo a lei da