Questões de Concurso
Para uepb
Foram encontradas 649 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O processo decisório faz parte da atuação dos profissionais dentro do ambiente organizacional. A decisão diz respeito à escolha entre alternativas a fim de solucionar um problema ou aproveitar uma oportunidade. As soluções para situações rotineiras, repetitivas e estruturadas, para as quais a organização já desenvolveu mecanismos de atuação e controle são classificadas como:
Equipes de trabalho são formadas por duas ou mais pessoas com funções de trabalho que exijam atuação interdependente, gerando uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado de seus membros. Alguns dos fatores que afetam a eficácia da equipe são sua composição, os processos de equipe e o contexto. Analise as afirmativas acerca da composição de equipes eficazes.
I- A diversidade é indesejada na composição de equipes de trabalho, uma vez que grupos heterogêneos estão mais suscetíveis a conflitos.
II- Traços de personalidade dos membros podem afetar o desempenho da equipe. Cordialidade e estabilidade emocional, por exemplo, exercem efeitos marcantes sobre o desempenho da equipe.
III- O tamanho da equipe pode afetar o seu desempenho, uma vez que equipes muito grandes exigem um maior esforço de coordenação e cooperação.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
O conhecimento acerca do comportamento organizacional permite o entendimento acerca das ações dos indivíduos e dos grupos inseridos no ambiente das organizações. Esta compreensão da dinâmica organizacional passa, entre outras coisas, pela preocupação com a taxa de desligamento e contratação de membros da organização, de forma voluntária ou involuntária, que pode resultar em aumento de custos com recrutamento, seleção e treinamento. Esta variável do comportamento organizacional é denominada de:
Controle é a função da administração voltada para a geração de informações acerca das atividades executadas pela organização, a fim de garantir a realização dos objetivos planejados. Uma das características de um sistema de controle eficaz é a facilidade de compreensão que o sistema proporciona a seus usuários, evitando erros da parte de quem os opera. Tal característica pode ser denominada:
A direção é a função da administração responsável pela coordenação da ação dos indivíduos no contexto organizacional. A direção abrange a orientação, motivação, comunicação e liderança dos profissionais que integram a organização. No que diz respeito à função administrativa de direção, o processo de conceder autoridade, informações e ferramentas para os subordinados, ampliando sua autonomia e buscando aumentar seu comprometimento e, consequentemente, sua motivação no trabalho é denominado de:
Comitês ou Comissões são órgãos constituídos de pessoas lotadas em unidades diferentes da organização, que formam um grupo paralelo à estrutura organizacional, com a finalidade de estudar assuntos, situações, problemas ou realizar trabalhos que não estejam dentro do âmbito e das responsabilidades de cada uma dessas unidades organizacionais, mas que são de interesse comum a elas. Analise as afirmativas a respeito da criação e atuação de comissões dentro do ambiente organizacional.
I- Comissões oferecem complementariedade de conhecimentos e percepções ao tratar da resolução de problemas.
II- Comissões podem gerar aumento da motivação, via participação.
III- Uma das vantagens das comissões é o fato de proporcionarem responsabilidade dividida sobre as decisões tomadas.
IV- Comissões favorecem uma tomada de decisão mais ágil dento das organizações.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
O processo de planejamento diz respeito à determinação da direção a ser seguida para se alcançar um objetivo desejado. Assim, a atividade de planejar estabelece antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer. A respeito das características de planejamentos estratégicos e operacionais, assinale a alternativa CORRETA.
Os princípios que regem o funcionamento da administração pública presentes no art. 37 da Constituição Federal de 1988 são os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Analise as afirmativas acerca dos princípios da administração pública.
I- Todos os poderes (executivo, legislativo e judiciário) estão obrigados à observância dos princípios constitucionais relativos à administração pública.
II- Os princípios constitucionais explícitos no art. 37 da Constituição Federal de 1988 são aplicáveis apenas à administração pública direta.
III- Os princípios constitucionais que regem a administração pública são válidos em todas as esferas de governo: União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
A Administração Pública diz respeito aos órgãos públicos responsáveis pela execução de atividades administrativas em geral, bem como a estas atividades desenvolvidas. Neste sentido, é pertinente reconhecer que há distinções gerais entre a gestão nos setores público e privado. Analise as afirmativas a seguir acerca das divergências entre os setores público e privado.
I- No setor privado há o dever de prover satisfação ao cliente.
II- A atuação no setor privado é limitada pelo disposto estritamente em lei.
III- No setor público, o pagamento pelo serviço prestado dá-se por meio de impostos, não havendo simetria entre o valor despendido e a quantidade e a qualidade do serviço recebido.
IV- A finalidade principal do setor privado está imbuída do ideal democrático de prestar serviços à sociedade, em prol do bem-estar comum.
V- No setor público, a meta em termos de política de qualidade, é a busca da excelência no atendimento a todos os cidadãos, ao menor custo possível.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Dentro do ambiente organizacional, o profissional deve desenvolver habilidades que lhe permitam desempenhar suas funções de maneira adequada. A capacidade de reflexão e autoanálise do profissional, permitindo a compreensão acerca de seu cargo e impacto na organização, é denominada de:
A reportagem a seguir se refere à questão.
POR QUE AS VACINAS CONTRA MPOX SÓ ESTÃO CHEGANDO AGORA NA ÁFRICA?
REUTERS
25/08/2024 – 11:03
As primeiras 10 mil vacinas para mpox deverão finalmente chegar na semana que vem na África, onde uma nova e perigosa estirpe do vírus – que afeta as pessoas há décadas – está causando um alarme global.
A lenta chegada das vacinas – que já foram disponibilizadas em mais de 70 países fora de África – mostrou que as lições aprendidas com a pandemia da Covid-19 sobre as desigualdades globais nos cuidados de saúde têm demorado a trazer mudanças, disseram autoridades de saúde pública e cientistas.
Entre os obstáculos está a demora da Organização Mundial da Saúde (OMS) em iniciar oficialmente o processo necessário para dar aos países pobres acesso fácil a grandes quantidades de vacinas através de agências internacionais, o que só aconteceu este mês.
Autoridades e cientistas disseram à Reuters que isso poderia ter começado anos atrás.
A mpox é uma infecção potencialmente mortal que causa sintomas semelhantes aos da gripe, além de lesões com pus que se espalham por contato físico. Em 14 de agosto, a OMS declarou a mpox uma emergência de saúde global depois que a nova cepa, conhecida como clado Ib, começou a se proliferar da República Democrática do Congo para os países africanos vizinhos.
Em resposta às perguntas da Reuters sobre os atrasos na distribuição da vacina, a agência de saúde da ONU disse na sexta-feira que iria flexibilizar alguns dos seus procedimentos neste caso, num esforço para acelerar o acesso dos países pobres às vacinas mpox.
A compra direta de vacinas caras é inviável para muitos países de baixa renda. Existem duas injeções principais de mpox, feitas pela Bavarian Nordic, da Dinamarca, e pela KM Biologics, do Japão. A Nordic Bavarian custa US$ 100 a dose e o preço da KM Biologics é desconhecido.
A longa espera pela aprovação da OMS para que as agências internacionais comprem e distribuam a vacina forçou os governos africanos individuais e a agência de saúde pública do continente – os Centros Africanos de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) – a solicitarem doações de vacinas aos países ricos. Esse processo complicado pode entrar em colapso, como já aconteceu antes, se os doadores sentirem que devem manter a vacina para proteger o seu próprio povo.
[...]
Fonte: REUTERS. Por que as vacinas contra mpox só estão chegando agora na África? Revista IstoÉ, 25 ago. 2024. Disponível em: https://istoe.com.br/por-que-as-Revista IstoÉ vacinas-contra-mpox-so-estao-chegando-agora-na-africa/. Acesso em: 27 ago. 2024. Adaptado.
Considere as seguintes afirmativas sobre o trecho da reportagem.
A lenta chegada das vacinas – que já foram disponibilizadas em mais de 70 países fora de África – mostrou que as lições aprendidas com a pandemia da Covid-19 sobre as desigualdades globais nos cuidados de saúde têm demorado a trazer mudanças, [...].
I- A palavra que exerce a mesma função sintática nas duas ocorrências.
II- Em sua primeira ocorrência, a palavra que se classifica como um pronome relativo.
III- Em sua segunda ocorrência, a palavra que se classifica como uma conjunção integrante.
IV- A oração entre hífens é subordinada adverbial causal.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
A reportagem a seguir se refere à questão.
POR QUE AS VACINAS CONTRA MPOX SÓ ESTÃO CHEGANDO AGORA NA ÁFRICA?
REUTERS
25/08/2024 – 11:03
As primeiras 10 mil vacinas para mpox deverão finalmente chegar na semana que vem na África, onde uma nova e perigosa estirpe do vírus – que afeta as pessoas há décadas – está causando um alarme global.
A lenta chegada das vacinas – que já foram disponibilizadas em mais de 70 países fora de África – mostrou que as lições aprendidas com a pandemia da Covid-19 sobre as desigualdades globais nos cuidados de saúde têm demorado a trazer mudanças, disseram autoridades de saúde pública e cientistas.
Entre os obstáculos está a demora da Organização Mundial da Saúde (OMS) em iniciar oficialmente o processo necessário para dar aos países pobres acesso fácil a grandes quantidades de vacinas através de agências internacionais, o que só aconteceu este mês.
Autoridades e cientistas disseram à Reuters que isso poderia ter começado anos atrás.
A mpox é uma infecção potencialmente mortal que causa sintomas semelhantes aos da gripe, além de lesões com pus que se espalham por contato físico. Em 14 de agosto, a OMS declarou a mpox uma emergência de saúde global depois que a nova cepa, conhecida como clado Ib, começou a se proliferar da República Democrática do Congo para os países africanos vizinhos.
Em resposta às perguntas da Reuters sobre os atrasos na distribuição da vacina, a agência de saúde da ONU disse na sexta-feira que iria flexibilizar alguns dos seus procedimentos neste caso, num esforço para acelerar o acesso dos países pobres às vacinas mpox.
A compra direta de vacinas caras é inviável para muitos países de baixa renda. Existem duas injeções principais de mpox, feitas pela Bavarian Nordic, da Dinamarca, e pela KM Biologics, do Japão. A Nordic Bavarian custa US$ 100 a dose e o preço da KM Biologics é desconhecido.
A longa espera pela aprovação da OMS para que as agências internacionais comprem e distribuam a vacina forçou os governos africanos individuais e a agência de saúde pública do continente – os Centros Africanos de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) – a solicitarem doações de vacinas aos países ricos. Esse processo complicado pode entrar em colapso, como já aconteceu antes, se os doadores sentirem que devem manter a vacina para proteger o seu próprio povo.
[...]
Fonte: REUTERS. Por que as vacinas contra mpox só estão chegando agora na África? Revista IstoÉ, 25 ago. 2024. Disponível em: https://istoe.com.br/por-que-as-Revista IstoÉ vacinas-contra-mpox-so-estao-chegando-agora-na-africa/. Acesso em: 27 ago. 2024. Adaptado.
Considere o seguinte trecho da reportagem:
A mpox é uma infecção potencialmente mortal que causa sintomas semelhantes aos da gripe, além de lesões com pus que se espalham por contato físico.
Com base neste trecho, é CORRETO afirmar que se trata de uma sequência textual do tipo:
A reportagem a seguir se refere à questão.
POR QUE AS VACINAS CONTRA MPOX SÓ ESTÃO CHEGANDO AGORA NA ÁFRICA?
REUTERS
25/08/2024 – 11:03
As primeiras 10 mil vacinas para mpox deverão finalmente chegar na semana que vem na África, onde uma nova e perigosa estirpe do vírus – que afeta as pessoas há décadas – está causando um alarme global.
A lenta chegada das vacinas – que já foram disponibilizadas em mais de 70 países fora de África – mostrou que as lições aprendidas com a pandemia da Covid-19 sobre as desigualdades globais nos cuidados de saúde têm demorado a trazer mudanças, disseram autoridades de saúde pública e cientistas.
Entre os obstáculos está a demora da Organização Mundial da Saúde (OMS) em iniciar oficialmente o processo necessário para dar aos países pobres acesso fácil a grandes quantidades de vacinas através de agências internacionais, o que só aconteceu este mês.
Autoridades e cientistas disseram à Reuters que isso poderia ter começado anos atrás.
A mpox é uma infecção potencialmente mortal que causa sintomas semelhantes aos da gripe, além de lesões com pus que se espalham por contato físico. Em 14 de agosto, a OMS declarou a mpox uma emergência de saúde global depois que a nova cepa, conhecida como clado Ib, começou a se proliferar da República Democrática do Congo para os países africanos vizinhos.
Em resposta às perguntas da Reuters sobre os atrasos na distribuição da vacina, a agência de saúde da ONU disse na sexta-feira que iria flexibilizar alguns dos seus procedimentos neste caso, num esforço para acelerar o acesso dos países pobres às vacinas mpox.
A compra direta de vacinas caras é inviável para muitos países de baixa renda. Existem duas injeções principais de mpox, feitas pela Bavarian Nordic, da Dinamarca, e pela KM Biologics, do Japão. A Nordic Bavarian custa US$ 100 a dose e o preço da KM Biologics é desconhecido.
A longa espera pela aprovação da OMS para que as agências internacionais comprem e distribuam a vacina forçou os governos africanos individuais e a agência de saúde pública do continente – os Centros Africanos de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) – a solicitarem doações de vacinas aos países ricos. Esse processo complicado pode entrar em colapso, como já aconteceu antes, se os doadores sentirem que devem manter a vacina para proteger o seu próprio povo.
[...]
Fonte: REUTERS. Por que as vacinas contra mpox só estão chegando agora na África? Revista IstoÉ, 25 ago. 2024. Disponível em: https://istoe.com.br/por-que-as-Revista IstoÉ vacinas-contra-mpox-so-estao-chegando-agora-na-africa/. Acesso em: 27 ago. 2024. Adaptado.
É CORRETO afirmar que o principal objetivo da reportagem é:
Ao redigir um ofício dirigido à SUPLAN (Órgão do Governo do estado da Paraíba), você, como secretária da PROGEP/UEPB, teve uma série de dúvidas. Isto porque, devido a uma pane no seu computador, todos os modelos de oficio dos quais sempre lançou mão, no seu setor de trabalho, foram perdidos.
Sobre, especificamente, a diagramação do ofício, assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à diagramação das medidas relacionadas às margens esquerda e direita, e início de parágrafo do ofício.
Considere a situação hipotética a seguir:
Um funcionário da UEPB, na condição de Secretário Executivo, é convocado a uma reunião com o Governador da Paraíba acerca de uma demanda sobre a instituição e, ao chegar ao seu gabinete, ocorreu o seguinte diálogo entre esse funcionário da UEPB e a secretária da autoridade competente: (Funcionário) “Vossa Excelência, o Senhor Governador (nome da autoridade) se encontra? É que fui convocado a uma reunião com ele às 10h.” (Secretária) “Sua Excelência não se encontra. Infelizmente teve um compromisso de última hora e solicitou a remarcação do encontro pra dia 15/10.” (Funcionário) “Que pena! Bem que eu gostaria de falar com Vossa Excelência com certa urgência.”
Com base no emprego dos pronomes de tratamento, pode-se afirmar que:
Considere as orientações abaixo, bem como a situação hipotética proposta.
Atente à seguinte afirmação: “... os textos oficiais: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que a) se observam as regras da gramática formal, e b) se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma. É importante ressaltar que a obrigatoriedade do uso do padrão culto na redação oficial decorre do fato de que ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais, dos modismos vocabulares, das idiossincrasias linguísticas, permitindo, por essa razão, que se atinja a pretendida compreensão por todos os cidadãos”. (BRASIL, Manual de Redação da Presidência da República, 2002. Disponível em: > http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm<. Data da consulta: 10/08/2017).
Com base na exigência fundamental de expressão culta dos documentos oficiais, suponha que uma secretária tenha escrito, em documento oficial, cada um dos fragmentos abaixo, julgue cada uma das redações abaixo e em seguida responda ao que se pede:
I- “Convidamos Vossa Excelência a vir a nossa cidade a fim de prestigiar a festa de Santa Luzia.”.
II- “Vossa Senhoria prescinde sempre da iminente presença do povo com teus dramas?”
III- “Gostaria de informar à Vossa Excelência acerca da doença do pai de nosso prefeito”.
IV- “Vossas Senhorias não tem condições de vislumbrar a utopia de um mundo melhor?”
V- “Não deveria ter havido itens tão polêmicos neste Projeto de Lei.”
Feita a análise cuidadosa das redações, percebe-se obediência com o rigor devido à norma padrão, bem como às exigências formais da Redação Oficial, apenas no que escreveu em:
As características a seguir elencadas são definidores de um dos gêneros da Redação Oficial:
É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, em especial do Chefe do Poder Executivo ao do Poder Legislativo para informar a este sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.
Dadas essas características, o gênero assim é definido como:
Acerca do chamado Padrão Oficio, típico da Redação Oficial, julgue cada uma das assertivas abaixo e em seguida responda ao que se pede
I- O ofício, o aviso e o memorando mais se distinguem pela finalidade do que pela forma.
II- A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Assim, é conciso o texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor, enquanto claro é aquele texto através do qual se consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras.
III- Na redação dos documentos oficiais, o uso da linguagem técnica deve ocorrer sempre como regra, já que o tecnicismo e a preciosidade devem fazer parte da Redação Oficial.
IV- A diagramação dos documentos que são regidos pelo chamado Padrão Ofício determina que tais documentos deve obedecer à seguinte forma de apresentação: a) deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 14 no texto em geral, 12 nas citações, e 11 nas notas de rodapé. Para os símbolos não existentes na fonte Times New Roman pode-se utilizar as fontes Symbol e Wingdings.
V- O memorando é uma forma de comunicação eminentemente externa.
É CORRETO o que se afirma em:
Atente para a situação hipotética abaixo transcrita e responda ao que se pede:
Luiz trabalha na PROGEP/UEPB há 3 anos na função de Secretário Executivo. Tem curso superior distinto do de Secretário Executivo, mas tem bom domínio de Inglês e Espanhol. No ato de sua contratação, em 2014, comprovou pelo menos 42 meses de experiência profissional na função de Secretário Executivo em outra instituição.
Diante da situação hipotética, e levando-se em conta o que dispõem as Leis Federais 7.377/85 e 9.261/96, que tratam da regulamentação das profissões de Secretário Executivo e Técnico em Secretariado, julgue os itens abaixo e responda o que se pede.
I- A situação profissional de Luiz na UEPB está irregular já que, para a sua contratação na função de Secretário Executivo, seria exigido apenas de diploma de Curso Superior em Secretariado Executivo.
II- A situação de Luiz é absolutamente regular, uma vez que, segundo a lei, basta a comprovação, para a função pleiteada, de pelo menos 36 meses, junto a exigência de qualquer curso superior.
III- A situação profissional de Luiz na UEPB está irregular já que, para a sua contratação na função de Secretário Executivo, seriam necessários o diploma de Curso Superior em Secretariado Executivo, além de pelo menos 1 ano de experiência comprovada em outra instituição.
IV- O fato de Luiz ser bilíngue para a função de Secretário Executivo é condição primeira e essencial à sua contratação. Razão de sua situação ser absolutamente regular.
É VERDADE o que se afirma: