Questões de Concurso
Para ufms
Foram encontradas 1.218 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I - coelhos. II - ovinos. III - aves.
Está(ão) correta(s):
I - A critério da instituição e mediante autorização do CONCEA, é admitida a criação de mais de uma CEUA por instituição. II - Só se permite a instalação de uma CEUA por instituição. III - Qualquer instituição poderá criar a sua CEUA e implementá-la independente da autorização prévia do CONCEA. IV - Cada CEUA definirá os laboratórios de experimentação animal, biotérios e centros de criação sob seu controle.
Está(ão) correta(s):
I - Gato 47-66, Cão 79-90, Cabra 70. II - Cobaia 67-92, Hamster 78. III - Cavalo 75, Ovelha 60. IV - Camundongo 78-80, Coelho 44-70, Rato 50-70.
Estão corretas:
I - Ambiente, alojamento, desinfecção e esterilização. II - Controle de animais daninhos e eutanásia. III - Identificação, alimentação e controle de doenças. IV - Métodos de limpeza e alojamentos.
Estão corretas:
Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação:
ESPECIE ANIMAL 1 - Camundongo 2 - Rato 3 - Hamster 4 - Cobaia 5 - Coelho
DIAS ( ) 20 - 22 ( ) 19 - 21 ( ) 16 - 17 ( ) 60 - 72 ( ) 28 - 34
ESPECIE ANIMAL ( ) Camundongo ( ) Rato ( ) Hamster ( ) Cobaia ( ) Coelho
VARIAÇÃO MÁXIMA EM ºC 1 - 20 a 24 2 - 15 a 21 3 - 28 a 36 4 - 24 a 30 5 - 19 a 37
I - Convencionais – não protegidos por barreira sanitária, possuem microbiota indefinida. II - Livres de patógenos específicos – protegidos por barreiras sanitárias, não apresentam quaisquer microrganismos capazes de lhes induzir doenças, mas apresentam microrganismo não patogênico. III - Gnotobioticos – os que possuem forma de vida associada conhecida e protegida por barreiras sanitárias de extrema eficiência. IV - Imunes – os vacinados com formação de anticorpos especificos.
Está(ão) correta(s):
I - O coelho é considerado um roedor pela presença de quatro incisivos superiores. II - Foi no coelho que Pasteur conseguiu atenuar uma amostra de vírus rábico. III - Zoologicamente ele é classificado como um lagomorfo.
Está(ão) correta(s):
I - Viver em ambiente semelhante ao do homem. II - Em geral são animais bastante dóceis. III - Permite o estudo de doenças de ocorrência espontânea, com vias naturais de infecção. IV - Não oferece risco ao homem quanto às zoonoses.
Está(ão) correta(s):
I - animais silvestres. II - animais domésticos. III - animais de laboratório. IV - animais sinantrópicos.
Está(ão) correta(s):
I - médicos veterinários, biomédicos e biólogos. II - docentes e pesquisadores na área específica. III - 1 (um) representante de sociedades protetoras de animais legalmente estabelecidas no País.
Está(ão) correta(s):
I - A profilaxia e o tratamento veterinário do animal que deles necessite. II - O anilhamento, a tatuagem, a marcação ou a aplicação de outro método com finalidade de identificação do animal, desde que cause apenas dor ou aflição momentânea ou dano passageiro. III - As intervenções não-experimentais relacionadas às práticas agropecuárias.
NÃO é(são) considerado(s) experimento(s):
I - estabelecimentos de ensino superior. II - estabelecimentos de educação profissional técnica de nível médio da área biomédica. III - estabelecimento de ensino médio com aptidão em saúde pública.
Está(ão) correta(s):
I - Credenciar instituições para criação ou utilização de animais em ensino e pesquisa científica. II - Monitorar e avaliar a introdução de técnicas alternativas que substituam a utilização de animais em ensino e pesquisa. III - Delegar as Comissões de Ética no Uso de Animais - CEUAs, apreciar e decidir recursos interpostos. IV - Assessorar o Poder Executivo a respeito das atividades de ensino e pesquisa.
Está(ão) correta(s):
Considere o excerto a seguir.
“Nos meados de seiscentos, a situação econômica portuguesa era de grade depressão. Numa consulta do Conselho da Fazenda, de 1657, descrevia-se a situação em traços sombrios: "A índia (...) acha-se hoje reduzida miseravelmente a seis praças principais que são: Moçambique, sem defesa; Goa, pouco segura; Diu, arriscada; Cochin, pendente da amizade do rei; Columbo, invadida pelos holandeses; Macau, sem comércio, desesperada (...) Angola, nervo das fábricas. A atividade do Brasil, necessita de prevenção contra os desejos que os castelhanos, ingleses e holandeses tem de nos tirarem os negros e os levarem às índias, às Barbadas e outras partes. A ilha de S. Tomé, onde se juntava o dinheiro de panos para engrossar o trato de Angola, se pôs em termos que já não parecem desta coroa, pois com ela não temos comércio nenhum.”
Disponível em:<www.humanas.ufpr.br/portal/cedope/files/2011/12/O
s-embates-políticos-e-ideológicos-no-reino-lusitanoda-Restauração-à-Viradeira-Algumas-consideraçõesJosé-Elias-Lara.pdf>
O documento evidencia a situação econômica de
Portugal em 1657, que se relaciona diretamente
com: