Questões de Concurso
Para fcp
Foram encontradas 163 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. Transformar criatividade em resultado e que pensar as relações em comunidade é um novo olhar denominado economia criativa, o qual pede multidisciplinaridade por parte do empreendedor, atenção a novas profissões e tem a economia colaborativa como seu carro-chefe.
II. Valoriza mais o processo do que o produto, reconhecendo que, além de seus benefícios econômicos, gera um valor não monetário que contribui notavelmente com a consecução de desenvolvimento sustentável inclusivo e centrado nas pessoas.
III. Empreendedorismo é sinônimo de economia criativa.
É correto o que se afirma em
Um retrato da resistência quilombola brasileira, é o que propõe o documentário “Nem Caroço Nem Casca – Uma História de Quilombolas”. A obra é uma produção do diretor Will Martins numa parceria entre a Elecnor Transmissão de Energia, a Novelo Filmes, com o auxílio de coprodução da ONG Me Ensina e da produtora Glóbulo Marcas de Propósito. O documentário tem a cidade de Viana/MA como ponto de partida e se baseia em uma estrada no interior do Maranhão que une moradores de seis comunidades quilombolas.
Uma rica experiência – Will Martins explica que a ideia de fazer o filme surgiu por acaso. Pelo fato de sempre fazer documentários pelo Brasil inteiro, ele percebeu que a realidade dos quilombos é um assunto pouco explorado. “Foi mais o tema que me encontrou do que eu que encontrei o tema”, diz.
( ) As comunidades quilombolas são grupos étnicoraciais, segundo critérios de auto atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas e com ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida. E, obviamente, apresentam tradições da cultura negra brasileira.
( ) Os integrantes das comunidades quilombolas, mesmo sendo descendentes, não possuem laços culturais, uma vez que não se mantêm as tradições, práticas religiosas, relação com o trabalho na terra e sistemas de organização social próprios.
( ) A regularização dos territórios quilombolas auxilia a manutenção da cultura negra.
( ) Uma das maiores dificuldades para o ensino de cultura e religiões afro-brasileiras diz respeito ao caráter laico do ensino no Brasil.
( ) Com menos de 5 anos desde seu surgimento, a lei que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas trouxe novas diretrizes curriculares que ressaltam a importância do negro na formação da sociedade brasileira. Pode- se afirmar que essa lei obteve pleno sucesso.
( ) Correntes historiográficas relativamente recentes passaram a analisar o escravo não como figura passiva e incapaz de reagir às condições de dominação, mas sim a valorizar o seu papel enquanto sujeito e agente histórico.